Olá,
Não sei quanto a vocês, mas eu sou utente do centro de saúde Norton de Matos há bastantes anos. A minha médica de família dá consultas, salvo erro, no bloco 3, cuja administrativa é a razão que me leva a colocar aqui esta mensagem.
Ora para quem não conhece, a senhora administrativa que está nesse módulo é uma senhora já com uma certa idade, e que aparentemente tem alguns problemas do foro psicológico/psiquiátrico. Não que isso fosse problema, não fosse o facto de que esta senhora é, consistentemente, muito desagradável para os utentes daquela unidade. É uma pessoa extremamente mal educada e antipática, que consegue por qualquer pessoa saudável num estado de doença!
O que eu não consigo compreender é como é que um gestor duma unidade de saúde como aquele centro não põe termo a esta situação. Aquela pessoa não tem as mínimas condições para estar num local a lidar com pessoas, em especial com pessoas doentes. Felizmente a maior parte das vezes que me dirigi ao centro de saúde foi por consultas de rotina, mas tenho a certeza de que muitos dos utentes que estão verdadeiramente doentes sofrem só com o facto de serem atendidos por aquela pessoa.
Enfim, foi só um pequeno desabafo depois de tantas e repetidas vezes ter visto aquela senhora maltratar doentes com a sua arrogância.
(mau) Atendimento nos centros de saúde
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Não pertenço ao Centro de Saúde do Norton, mas no de Santa Clara também já tive alguns problemas com a minha médica de família..
É que alguns trabalham o ano todo e tiram 15 dias de férias, ela parece-me que está de férias o ano todo e tira 15 dias de trabalho..E os doentes que lhe pertencem NÃO PODEM mudar de médico, acho que isto é regra geral em todos os Centros...
É que alguns trabalham o ano todo e tiram 15 dias de férias, ela parece-me que está de férias o ano todo e tira 15 dias de trabalho..E os doentes que lhe pertencem NÃO PODEM mudar de médico, acho que isto é regra geral em todos os Centros...
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Ricky147
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
A minha médica de família também é assim...carlacs Escreveu:Não pertenço ao Centro de Saúde do Norton, mas no de Santa Clara também já tive alguns problemas com a minha médica de família..
Felizmente não preciso de ir lá muitas vezes, mas quando preciso de alguma receita, um atestado, ou algum documento ela nunca está quando eu preciso..
Eu primeiro pensava que tinha azar e que era coincidência, mas já ha varios anos que isto me acontece.
Daqui a dias vou ter que ir lá armar circo porque a SRª DRª recusou-se a passar-me um atestado para ir a piscina.
Agora para frequentar piscinas ou ginásios é preciso um atestado ou declaração do médico...
Eu fui lá pedir e ela disse que não me passava porque havia uma - directiva, ou lei, ou qq coisa a nivel superior para não passarem atestados a não ser para crianças de escolas, para as aulas de ginástica ou outras pessoas, por motivos de saúde.
Isto porque as piscinas têm obrigação de ter lá um médico!!!!
E eu pergunto: O QUE É QUE EU TENHO A VER COM ISSO??
Vou lá meter um médico?
Sou obrigada a ir a um médico privado pagar para ter um atestado??
Por acaso fui a um, aproveitei que um familiar precisava de ir lá e fui sondar (para nao pagar consulta) e ele disse que passava o atestado se eu fizesse um electrocardiograma (OK! este já é um argumento válido!!)
Acontece que para eu fazer o dito exame, se quiser fazê-lo por conta do Estado, sem ter que o pagar por inteiro, tenho que ir ter com a SRª DRª para ela me passar uma credencial para eu fazer o tal exame!!!!!
E ando nisto.........
Conclusão: o ano que passou praticamente não tive hipótese de fazer desporto, de vez em quando dou umas voltas de bicicleta, mas nem sempre é possivel por causa dos horários e condições climatéricas (não vou andar de noite ou com chuva!).
Há uma piscina que não me exige atestado, mas nem sempre tenho hipótese de lá ir...
E eu pergunto se é algum luxo querer ir a piscina?
Eu não tenho problemas de sáude graves que seja imperativo a prática de desporto, mas faz bem!! a toda a gente! É melhor prevenir que remediar... O stress do trabalho, estar muito tempo sentada em frente ao pc, faz-me dores de costas, faz-me tensão no pescoço, isso provoca-me frequentemente dores de cabeça, e umas braçadas na piscina resolvia isto tudo em vez de andar a tomar comprimidos......
Sinto-me revoltada e quando puder vou lá e se ela mantiver a mesma posição vou fazer queixa dela..
Alguém tem conhecimento de legislação neste assunto??
Se alguem frequenta piscinas ou ginásios, se puderem ver, as vezes tem lá afixado algo do tipo "De acordo com o DL nº tal... só pode frequentar a piscina quem apresentar atestado médico"
Se souberem que lei é hão-de dizer!!
E foi mais um desabafo, desculpem o testamento
-
Ricky147
- Lendário

É o Decreto-Lei 319/99, de 11/08. O referido atestado não tem que ser obrigatoriamente passado pelo médico de família, mas por qualquer médico no exercício da sua profissão.
No meu Centro de Saúde não há dificuldades na obtenção do dito atestado. Até é tudo muito simples. Basta telefonar que, passados uns dias, está emitido!
No meu Centro de Saúde não há dificuldades na obtenção do dito atestado. Até é tudo muito simples. Basta telefonar que, passados uns dias, está emitido!
Última edição por Ricky147 em quinta-feira, 07 setembro 2006 10:16, editado 2 vezes no total.
-
JulesS
- Lendário

Qualquer médico pode passar, mas só o médico de família te dá consulta grátis, os outros médicos se quiserem cobram consultaRicky147 Escreveu:É o Decreto-Lei 319/99, de 11/08. O referido atestado não tem que ser obrigatoriamente passado pelo médico de família, mas por qualquer médico no exercício da sua profissão.
-
Ricky147
- Lendário

-
JulesS
- Lendário

-
Ricky147
- Lendário

-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Eu tinha um médico de família em Celas. Aqui há uns anos precisei de um atestado e dirigi-me lá pela 1ª vez.
Bom, o Sr. Dr., para além de ter chegado mais de 1h hora atrasado, foi tão malcriado, mas tão malcriado (sabem aqueles médicos (velhotes) cheios de manias??) que eu só não o mandei à bardam**** porque não calhou.
Saí disparado lá aos serviços administrativos e disse que queria mudar de médico de família, já! Contei o que se passou e que aquele médico era um malcriadão e era inadmissível ter o tipo daqueles lá. As funcionárias, pelos visto, já o conheciam de ginjeira pois timidamente lá iam dizendo "pois..." "pois..."
Bom, resumindo, pelos vistos não se pode mudar assim de qualquer maneira de médico de família (facto que eu não fazia ideia). Estive quase para fazer queixa do médico, mas depois, achei que não ia dar em nada fui-me inscrever noutro Centro. Claro, agora estou em lista de espera, mas com o outro lá é que nunca mais ponho os pés.
Bom, o Sr. Dr., para além de ter chegado mais de 1h hora atrasado, foi tão malcriado, mas tão malcriado (sabem aqueles médicos (velhotes) cheios de manias??) que eu só não o mandei à bardam**** porque não calhou.
Saí disparado lá aos serviços administrativos e disse que queria mudar de médico de família, já! Contei o que se passou e que aquele médico era um malcriadão e era inadmissível ter o tipo daqueles lá. As funcionárias, pelos visto, já o conheciam de ginjeira pois timidamente lá iam dizendo "pois..." "pois..."
Bom, resumindo, pelos vistos não se pode mudar assim de qualquer maneira de médico de família (facto que eu não fazia ideia). Estive quase para fazer queixa do médico, mas depois, achei que não ia dar em nada fui-me inscrever noutro Centro. Claro, agora estou em lista de espera, mas com o outro lá é que nunca mais ponho os pés.
-
solum_blonde
- Regular

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53
E nas urgências?Fujam!
mmm...nos centros de saúde já se sabe. Mas agora que fecharam os SAP é que está o caldo entornado!!!!
Aqui há meses tive a infelicidade de ter uma intoxicação /virose (ninguém percebeu bem o que era)
-cólicas de morrer, febre, e outros sintomas "amorosos"!
Fui a contar com o horário do SAP...e vi-me obrigada a ir para as urgências dos HUC...já estão a imaginar!
Estive quatro horas à espera sem que me mandassem lá para cima, sem poder levar acompanhante que me fosse buscar uma reles água (tiraram as máquinas de snacks da sala de espera, ainda por cima), sem que me dessem um comprimido para as dores e para a febre 8porque o médico tinha de me ver primeiro), e quando eu ia reclamar as funcionárias e uma médica novita foram de uma arrogância que só visto.
Depois vi uma rapariguita toda saudável,acompanhada da mãe ( pelos vistos, os critérios mudam) a ser rapidamente encaminhada para o seu médico, enquanto conversava alto e bom som com o pessoal do hospital, e ainda demorava os médicos seus conhecidos que tinham outros doentes para atender!
Um homenzinho que estava quase doido com dores num braço fartou-se de os tratar mal aos berros e foi-se embora com dores e tudo. E eu, ao fim de uma hora, sem poder estar nem de pé nem sentada, armei um trinta e um, disse o que me apeteceu e fui para casa dormir, porque com dores ou não já estava cansadíssima (eram 3 e tal da manhã).Depois os meus pais ligaram para lá e disseram-lhes das boas, mas claro, não vai srvir de nada.
E eu pergunto: isto foi comigo, que sou nova e saudável ( embora estivesse quase morta de dores...), mas e os idosos que lá estiveram toda a noite? E quantas vezes ignorarão situações realmente urgentes?
Trata-se quem já está fragilizado abaixo de cão?
Outra vez, fui de urgência à oftalmologia (de novo, toda dorida, ou não estaria lá) e tiveram de mandar chamar a "médica" ,que estaria toda relaxada a ver a novela ou assim. Ficou uma fera por a terem chamado, e vai de me puxar a pálpebra ferida com quanta força havia...mandei vir, e ainda foi malcriada!
Estou farta de médicos. São , na sua maioria, uma cambada de mercenários arrogantes, que pensam que todos lhe devem vénias para que se dignem a fazer o seu trabalho.
Não estou para lamber as botas a ninguém. Recuso-me.
O mal disto tudo é que para entrar em medicina não é necessário um teste vocacional, e sim as notas mais altas do liceu!
Porque uma pessoa é marrona, isso significa que vai ter a sensibilidade necessária para tratar quem sofre?? NÃO!
Em espanha os médicos são iguais a qualquer profissional, aqui são semi deuses.
Basta disto! O melhor mesmo é ir só a médicos particulares (com um belo seguro de saúde), porque assim PAGAMOS. Para eles, mercenários de meia tigela, perderem o ar de quem está a fazer um favor.
De preferência, pagando à maneira do Eça de Queiroz: com o dinheiro dentro de um saco de serapilheira, em trocos e com um rato morto lá dentro!
Os médicos a sério que me desculpem. A quem a carapuça lhe servir...aprenda! Vejam o Dr. House, pode ser que se inspirem.
Aqui há meses tive a infelicidade de ter uma intoxicação /virose (ninguém percebeu bem o que era)
-cólicas de morrer, febre, e outros sintomas "amorosos"!
Fui a contar com o horário do SAP...e vi-me obrigada a ir para as urgências dos HUC...já estão a imaginar!
Estive quatro horas à espera sem que me mandassem lá para cima, sem poder levar acompanhante que me fosse buscar uma reles água (tiraram as máquinas de snacks da sala de espera, ainda por cima), sem que me dessem um comprimido para as dores e para a febre 8porque o médico tinha de me ver primeiro), e quando eu ia reclamar as funcionárias e uma médica novita foram de uma arrogância que só visto.
Depois vi uma rapariguita toda saudável,acompanhada da mãe ( pelos vistos, os critérios mudam) a ser rapidamente encaminhada para o seu médico, enquanto conversava alto e bom som com o pessoal do hospital, e ainda demorava os médicos seus conhecidos que tinham outros doentes para atender!
Um homenzinho que estava quase doido com dores num braço fartou-se de os tratar mal aos berros e foi-se embora com dores e tudo. E eu, ao fim de uma hora, sem poder estar nem de pé nem sentada, armei um trinta e um, disse o que me apeteceu e fui para casa dormir, porque com dores ou não já estava cansadíssima (eram 3 e tal da manhã).Depois os meus pais ligaram para lá e disseram-lhes das boas, mas claro, não vai srvir de nada.
E eu pergunto: isto foi comigo, que sou nova e saudável ( embora estivesse quase morta de dores...), mas e os idosos que lá estiveram toda a noite? E quantas vezes ignorarão situações realmente urgentes?
Trata-se quem já está fragilizado abaixo de cão?
Outra vez, fui de urgência à oftalmologia (de novo, toda dorida, ou não estaria lá) e tiveram de mandar chamar a "médica" ,que estaria toda relaxada a ver a novela ou assim. Ficou uma fera por a terem chamado, e vai de me puxar a pálpebra ferida com quanta força havia...mandei vir, e ainda foi malcriada!
Estou farta de médicos. São , na sua maioria, uma cambada de mercenários arrogantes, que pensam que todos lhe devem vénias para que se dignem a fazer o seu trabalho.
Não estou para lamber as botas a ninguém. Recuso-me.
O mal disto tudo é que para entrar em medicina não é necessário um teste vocacional, e sim as notas mais altas do liceu!
Porque uma pessoa é marrona, isso significa que vai ter a sensibilidade necessária para tratar quem sofre?? NÃO!
Em espanha os médicos são iguais a qualquer profissional, aqui são semi deuses.
Basta disto! O melhor mesmo é ir só a médicos particulares (com um belo seguro de saúde), porque assim PAGAMOS. Para eles, mercenários de meia tigela, perderem o ar de quem está a fazer um favor.
De preferência, pagando à maneira do Eça de Queiroz: com o dinheiro dentro de um saco de serapilheira, em trocos e com um rato morto lá dentro!
Os médicos a sério que me desculpem. A quem a carapuça lhe servir...aprenda! Vejam o Dr. House, pode ser que se inspirem.
-
Chong Li
- Lendário

Re: E nas urgências?Fujam!
solum_blonde Escreveu: Estou farta de médicos. São , na sua maioria, uma cambada de mercenários arrogantes, que pensam que todos lhe devem vénias para que se dignem a fazer o seu trabalho.
É o que dá estarmos num país onde há falta de médicos...
Em Espanha pelos vistos não é assim... há excesso, é o que dá.
Compara, por exemplo, com os professores. Antigamente, um professor era vista como uma pessoa, que "sim senhores... e tal... respeitada". Porquê? Eram poucos... agora como são em excesso fazem deles o que querem e estamos a um passo de ser banal os pais irem à escola espacarem os professores, só porque este mandou o aluno fazer o TPC.
Realmente também tenho muito má impressão dos médicos. Felizmente que, quase nunca, precisei deles.
Com esse de Celas, dei meia volta e saí de lá (antes que cometesse alguma loucura...). Mas eu penso naquelas dezenas (a maioria idosos) que estavam na sala de espera.... tiveram que esperar mais de uma hora para o Sr. Dr. chegar, fora o tempo que tinham ainda que esperar pela sua vez... e eles, coitados, não podem dar meia volta e virar as costas ao Sr. Dr., como eu fiz... têm que gramar e se for preciso ainda lhe lamber as botas, como eles tanto gostam.
-
Chong Li
- Lendário