Novo quartel da GNR em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Novo quartel da GNR em Coimbra

Mensagem por Viva_a_Historia »

A Câmara de Coimbra e o Governo têm pela frente um desafio estimulante: encontrar o destino adequado para o espaço ocupado pela Brigada Fiscal da GNR na Lapa dos Esteios.
As instalações ocupadas em Coimbra pela Brigada Territorial n.º 5 da GNR e pela Brigada Fiscal da mesma corporação vão ser destinadas a outros fins, passando ambas as brigadas a partilhar um edifício na periferia da cidade, disse ao “Campeão” fonte do Ministério da Administração Interna.
O Comando da Brigada Territorial n.º 5 funciona na Cumeada (Santo António dos Olivais) e a Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana (antiga Guarda Fiscal) na Lapa dos Esteios.
O destino a dar ao espaço ocupado pela Brigada Fiscal, situado num local paradisíaco na margem esquerda do rio Mondego, está a ser objecto de análise por parte da Câmara Municipal de Coimbra e do Governo.
Em declarações ao “Campeão”, o presidente da edilidade, Carlos Encarnação, e o subsecretário de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, reconheceram tratar-se de um sítio privilegiado pela Natureza e que, por isso, será adequadamente ocupado.
As instalações da GNR na avenida de Dia da Silva serão vendidas e deverão dar lugar a moradias, cabendo à Câmara Municipal fazer respeitar a harmonia do parque habitacional já existente.
“Trata-se de uma operação com vantagens para todas as partes”, declarou ao nosso Jornal o subsecretário de Estado, frisando que tanto as instalações da Cumeada como as da Lapa dos Esteios são “desadequadas do ponto de vista operacional”.
In Campeão das Províncias, 11/8/2006

Só espero é que não demulam o edifício para construir essas tais moradias em "harmonia do parque habitacional já existente".
Espaço deverá ser abrangente e com alguma amplitude
Nunca no interior da cidade. É assim que o comandante da GNR de Coimbra defende a localização do novo espaço para receber a Brigada 5, que deverá ser igualmente abrangente e com alguma amplitude

O major general João Manuel Peixoto Apolónia, comandante da Brigada Territorial 5 da GNR, sedeada em Coimbra, defende que o espaço para receber as novas instalações «terá de ser abrangente e com alguma amplitude em virtude de assumirmos a componente fiscal e para permitir outro desafogo em termos de Grupo de Trânsito».
As acessibilidades são outro aspecto que aquele responsável considera determinante para a localização do novo quartel. «Nunca no interior da cidade», frisou o major general João Peixoto Apolónia, adiantando que a ideia naturalmente seria que as novas instalações fossem orientadas para a periferia, atendendo nomeadamente à unidade de trânsito que necessita de deslocar-se rapidamente quando solicitada. As novas instalações deverão pois ter também a vantagem de permitir concentrar as várias valências da GNR dispersas pela cidade num só edifício.
O comandante da Brigada 5 da GNR, que disse aguardar com expectativa o desenvolvimento do projecto, reconheceu existir, de facto, alguma intenção daquela força e das entidades envolvidas de haver alguma celeridade no processo.
Entre as entidades envolvidas no processo contam-se a Câmara Municipal de Coimbra, Governo Civil e Ministério da Administração Interna.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, disse existir apenas uma intenção do Ministério da Administração Interna e que a edilidade acompanha.
O nosso Jornal tentou ontem obter esclarecimentos sobre o assunto junto daquele Ministério o que se revelou impossível.
A Brigada Territorial 5 da GNR encontra-se sedeada na Avenida Dias da Silva, na Cumeada, freguesia de Santo António dos Olivais. As actuais instalações seriam vendidas, e o espaço deverá ser para construção de moradias.
Já a Brigada Fiscal ocupa terrenos na Lapa dos Esteios, um local privilegiado pela natureza, na antiga Quinta das Canas, na Margem Esquerda do Mondego.
A área de actuação da Brigada 5 compreende Coimbra, Aveiro, S. João da Madeira, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
In Diário de Coimbra, 15/8/2006

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Acho um crime o que pensam fazer com o quartel da GNR. Um edificio imponente como é, o mais certo é ser demolido para construçao de moradias...deve ser para continuaçao da Quinta de S jerónimo. De certeza q se encontra alguma coisa para se instalar naquele edificio, pelo menos que ponham lá um hotel ou uma pousada....quanto ao quartel da BF sempre se falou que is sair dali, conheço bem o local e isso a acontecer o espaço tera de ser aproveitado para fins turisticos e mais nada...mas vivemos em coimbra...já espero de tudo nesta cidade.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

No quartel da guarda fiscal é que ficava uma pousada 5 estrelas :D

Partzy
Estreante
Estreante
Mensagens: 12
Registado: segunda-feira, 11 setembro 2006 19:00

Mensagem por Partzy »

duffy Escreveu:No quartel da guarda fiscal é que ficava uma pousada 5 estrelas :D
errr.. Brigada Fiscal, "ex" Guarda Fiscal....
Espaço lá não falta, mas.. keep dreamin'....

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A Pousada de Juventude bem podia sair do espaço exíguo em que está perto do IPJ...
O da Cumeada bem podia ser um belo espaço cultural e poderiam construir ali um espaço verde...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Partzy Escreveu:
duffy Escreveu:No quartel da guarda fiscal é que ficava uma pousada 5 estrelas :D
errr.. Brigada Fiscal, "ex" Guarda Fiscal....
Espaço lá não falta, mas.. keep dreamin'....

Os malandros são todos os mesmo, so lhes mudaram o nome :D

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu conheço bastante bem o espaço ocupado pelo quartel da ex-Brigada Fiscal e devo dizer que é lindíssimo. Sou da opinião que aquele espaço deveria ser aberto à comunidade para fins de lazer e turismo. Existem lá espaços lindos e dignos de serem apreciados. Todos os edifícios, talvez à excepção das oficinas, parecem ser edifícios um pouco antigos e muito bonitos. Todo aquele espaço devia ser aproveitado para qualquer coisa, menos para especulação imobiliária...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

O Jardim que podemos encontrar dentro do quartel:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... stcount=33

hel_mor
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: quinta-feira, 01 março 2007 18:50

Mensagem por hel_mor »

É um jardim muito bonito não haja duvida...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Que o jardim é muito bonito ninguém pode negar! As fotos tiradas pelo daniel322 são prova disso mesmo, muito embora eu ache que ainda muito ficou por mostrar. Fica o desafio e aberto o convite para ir lá ver pelos próprios olhos. Eu garanto que vale mesmo a pena!

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Pousadas? Jardins? Pessoal... isso não dá dinheiro a quem paga as campanhas!

Coimbra já tem poucos prédios a serem construídos na zona da Solum, Polo 2, Casa Branca... há que construir mais... concordo plenamente, especialmente se for o necessário para dar o estoiro na especulação imobiliária e terem que vender tudo a preço de saldo... :roll: ... ou então não conseguirem vender!