Abri este tópico essencialmente para falarmos um pouco dos significados dos nomes de família, por exemplo: Almeida,Oliveira, etc etc
Se conhecem algum livro sobre os significados e suas histórias,o que é que sabem sobre isso...
Penso eu que é interessante.
Se colocarem sites,seria bom sites fiáveis.
Um dos bons lugares para ir em Coimbra eu sei que é o arquivo municipal...
Claro que igrejas,cemitérios também fornecem boas coisas sobre história da família. Datas de nascimento,morte,casamento,com quem casaram,lugares do casamento...
E apartir de uma determinada data é possível também saber a profissão dos nossos antepassados o que torna a busca mais divertida.
Brasões/Significado dos nomes/História da família
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Jo@o
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
-
{mineirinha}
- Lendário

Geralmente sim disponibilizam... afinal,sendo tu o familiar,não vejo porque se recusarem a fornecer... eu nunca tive problemas com isso
Não é nada complicado iniciar historia da família,há vários sites e pessoas que podem ajudar.
Eu mesma já fiz bastante e não custa arranjar os nomes.
Não tem a ver com ganhar juízo, é apenas um passatempo interessante.
Embora para mim seja mais que isso.
Não é nada complicado iniciar historia da família,há vários sites e pessoas que podem ajudar.
Eu mesma já fiz bastante e não custa arranjar os nomes.
Não tem a ver com ganhar juízo, é apenas um passatempo interessante.
Embora para mim seja mais que isso.
-
athena
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20
im disponibilizam. O meu tipo fez uma árvore g. da família (acho que até há na net diversos sites) e as dúvidas que tinha consultou sem problemas todos os arquivos. O meu sogro também contratou um profissional para a fazer, recuou 500 anos e tudo foi disponibilizado. É muito interessante -ficámos a saber, por ex que a família do meu marido não é originária de Portugal, como pensávamos - apenas o nome foi "aportuguesado" - vieram de Itália para cá, no sec. XV, uns Engºs contratados para construir estradas! O Rei gostou e além do pagamento deu-lhes terras e... foram ficando, até hoje...(já nessa altura havia a mania das estradasJo@o Escreveu:e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo
-
TaniaVargas
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Se não é indiscrição, quanto é q o teu sogro gastou?athena Escreveu:im disponibilizam. O meu tipo fez uma árvore g. da família (acho que até há na net diversos sites) e as dúvidas que tinha consultou sem problemas todos os arquivos. O meu sogro também contratou um profissional para a fazer, recuou 500 anos e tudo foi disponibilizado. É muito interessante -ficámos a saber, por ex que a família do meu marido não é originária de Portugal, como pensávamos - apenas o nome foi "aportuguesado" - vieram de Itália para cá, no sec. XV, uns Engºs contratados para construir estradas! O Rei gostou e além do pagamento deu-lhes terras e... foram ficando, até hoje...(já nessa altura havia a mania das estradasJo@o Escreveu:e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo)
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
E vou ser ainda mais indiscreto, e a que entidade o teu sogro se dirigiu ? Se for um preço aceitável, até deveria ser interessante ir "cuscar" os meus antepassados. De outra forma só usando um DeLoreanTaniaVargas Escreveu:Se não é indiscrição, quanto é q o teu sogro gastou?athena Escreveu:im disponibilizam. O meu tipo fez uma árvore g. da família (acho que até há na net diversos sites) e as dúvidas que tinha consultou sem problemas todos os arquivos. O meu sogro também contratou um profissional para a fazer, recuou 500 anos e tudo foi disponibilizado. É muito interessante -ficámos a saber, por ex que a família do meu marido não é originária de Portugal, como pensávamos - apenas o nome foi "aportuguesado" - vieram de Itália para cá, no sec. XV, uns Engºs contratados para construir estradas! O Rei gostou e além do pagamento deu-lhes terras e... foram ficando, até hoje...(já nessa altura havia a mania das estradasJo@o Escreveu:e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo)
-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
-
athena
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20
Olá pessoal, não sei quanto o meu sogro gastou, mas fiquei com ideia que não foi nada de especial. Vou perguntar. Foi apenas porque ele reside no centro e era necessário consultar arquivos no Norte do país e não tinha disponibilidade. Depois revelou-se mais complicado e teve que pedir cópias de documentos a França e Itália. Já o meu tio (não "tipo", esta coisa não dá p/ editar), fez tudo sózinho, numas férias. Há cada surpresa: a minha familia é Espanhola e Algarvia, imagine-se!
Só nos últimos 100 anos é que temos nascido em Lisboa e Porto, agora tenho que morder a língua, antes de dizer mal dos Espanhóis - e não disse poucas, ainda recentemente, à conta do futebol
É giro, pelo caminho ficamos a saber algumas actividades/profissões dos nossos antepassados (também vários disparates, claro), faz parte da herança. Se puderem, não deixem de organizar um dossier, um dia os vossos filhos gostarão de saber. Há também algumas dificuldades - muitas igrejas antigas arderam e perderam-se registos não transmitidos ás conservatórias, por vezes é dificil estabelecer filiações, casamentos, etc. A era da informática é tão recente...
-
TaniaVargas
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Quando souberes então a entidade e quanto gastou, e se não te importares claro, diz qq coisaathena Escreveu:Olá pessoal, não sei quanto o meu sogro gastou, mas fiquei com ideia que não foi nada de especial. Vou perguntar. Foi apenas porque ele reside no centro e era necessário consultar arquivos no Norte do país e não tinha disponibilidade. Depois revelou-se mais complicado e teve que pedir cópias de documentos a França e Itália. Já o meu tio (não "tipo", esta coisa não dá p/ editar), fez tudo sózinho, numas férias. Há cada surpresa: a minha familia é Espanhola e Algarvia, imagine-se!Só nos últimos 100 anos é que temos nascido em Lisboa e Porto, agora tenho que morder a língua, antes de dizer mal dos Espanhóis - e não disse poucas, ainda recentemente, à conta do futebol
É giro, pelo caminho ficamos a saber algumas actividades/profissões dos nossos antepassados (também vários disparates, claro), faz parte da herança. Se puderem, não deixem de organizar um dossier, um dia os vossos filhos gostarão de saber. Há também algumas dificuldades - muitas igrejas antigas arderam e perderam-se registos não transmitidos ás conservatórias, por vezes é dificil estabelecer filiações, casamentos, etc. A era da informática é tão recente...
-
{mineirinha}
- Lendário

-
Jo@o
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
-
keine Engel
- Iniciado

- Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51
Também tenho muito interesse em saber em quanto ficaria fazer uma árvore genealógica. Sei algumas coisas sobre os pais da minha bisavó (mãe da avó materna), que foram passando pela família, mas nomes é complicado :\ E o pai do meu avô paterno, sei que foi adoptado, por isso das raízes dele, duvido que se consiga descobrir o que quer que seja.
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07