Visita do Papa e encerramentos laborais/escolares
-
athena
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20
Visita do Papa e encerramentos laborais/escolares
Concordam ou não (independentemente de dar jeito mais 1 feriado/tolerância de p.)? Porquê?
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Re: Visita do Papa e encerramentos laborais/escolares
Sinceramente não percebo este feriado. Tá bem que este ano o 25 de Abril e o 1 de Maio calharam ao fim de semana, mas "arranjar" este feriado tipo compensação não tem jeito nenhum. Ainda por cima parece que foi negociado com a igreja ou sei lá o quê...athena Escreveu:Concordam ou não (independentemente de dar jeito mais 1 feriado/tolerância de p.)? Porquê?
Também não é por aí que a produtividade vai ser afectada, como já ouvi alguns economistas defender, mas não deixa de ser uma indicação um bocado contraditória numa altura em que a situação do país é tão difícil.
PS. Já agora que é que o Papa cá vem fazer mesmo?
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Esta tolerância serve principalmente para facilitar o fluxo de trânsito que a visita papal causa, e ao mesmo tempo preparar melhor a segurança.Ruizito Escreveu:Sinceramente não percebo este feriado. Tá bem que este ano o 25 de Abril e o 1 de Maio calharam ao fim de semana, mas "arranjar" este feriado tipo compensação não tem jeito nenhum. Ainda por cima parece que foi negociado com a igreja ou sei lá o quê...athena Escreveu:Concordam ou não (independentemente de dar jeito mais 1 feriado/tolerância de p.)? Porquê?
Também não é por aí que a produtividade vai ser afectada, como já ouvi alguns economistas defender, mas não deixa de ser uma indicação um bocado contraditória numa altura em que a situação do país é tão difícil.
A outra razão de as pessoas querem ver o Papa... tenho as minhas dúvidas, a maioria irá para a praia ou para os Centros Comerciais, a outra minoria é capaz de ir ver Chefe de Estado.
-
nunorfa
- Regular

- Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Chefe de Estado é o Cavaco Silva neste caso o Papa é o Santo Padre.bluestrattos Escreveu:Esta tolerância serve principalmente para facilitar o fluxo de trânsito que a visita papal causa, e ao mesmo tempo preparar melhor a segurança.Ruizito Escreveu:Sinceramente não percebo este feriado. Tá bem que este ano o 25 de Abril e o 1 de Maio calharam ao fim de semana, mas "arranjar" este feriado tipo compensação não tem jeito nenhum. Ainda por cima parece que foi negociado com a igreja ou sei lá o quê...athena Escreveu:Concordam ou não (independentemente de dar jeito mais 1 feriado/tolerância de p.)? Porquê?
A outra razão de as pessoas querem ver o Papa... tenho as minhas dúvidas, a maioria irá para a praia ou para os Centros Comerciais, a outra minoria é capaz de ir ver Chefe de Estado.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
bluestrattos
- Lendário

Chefe de Estado do Vaticano, que é também o Santo Padre, Joseph Ratzinger.nunorfa Escreveu:Chefe de Estado é o Cavaco Silva neste caso o Papa é o Santo Padre.bluestrattos Escreveu:Esta tolerância serve principalmente para facilitar o fluxo de trânsito que a visita papal causa, e ao mesmo tempo preparar melhor a segurança.Ruizito Escreveu:Sinceramente não percebo este feriado. Tá bem que este ano o 25 de Abril e o 1 de Maio calharam ao fim de semana, mas "arranjar" este feriado tipo compensação não tem jeito nenhum. Ainda por cima parece que foi negociado com a igreja ou sei lá o quê...athena Escreveu:Concordam ou não (independentemente de dar jeito mais 1 feriado/tolerância de p.)? Porquê?
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Se bem me lembro não houve feriado nenhum quando esteve cá o Dalai Lama em 2007.
Quer dizer, falando por mim, eu era mais capaz de ir ver a pessoa que ganhou o Nobel da paz e que tanto fez por tanta gente do que o "Santo" Padre...
Não era suposto o estado não ter religião?! Já não bastam os 1000 feriados católicos que o país já tem. Onde é que estão os feriado judaicos, os feriado jeovás e afins?!
Quer dizer, falando por mim, eu era mais capaz de ir ver a pessoa que ganhou o Nobel da paz e que tanto fez por tanta gente do que o "Santo" Padre...
Não era suposto o estado não ter religião?! Já não bastam os 1000 feriados católicos que o país já tem. Onde é que estão os feriado judaicos, os feriado jeovás e afins?!
-
JoanaMartins2
- Iniciado

- Registado: sábado, 11 abril 2009 2:21
-
bluestrattos
- Lendário

Se conseguires que haja o mesmo número de seguidores do Dalai Lama, como existem de cristãos, então seguramente, que aconteceria o mesmo.dryden Escreveu:Se bem me lembro não houve feriado nenhum quando esteve cá o Dalai Lama em 2007.
Provavelmente se o Obama viesse cá, indo a Lisboa e ao Porto e a passar pelo centro, haveria provavelmente tolerância de ponto, pelas mesmas razões de segurança, e não necessariamente por motivos religiosos
-
dryden
- Veterano

Não consigo porque (felizmente) nunca mais vai haver nada parecido com a inquisição, e mesmo que houvesse, seguramente que não ia ser a religião budista a tomar a iniciativa de fazer tal atrocidade.bluestrattos Escreveu:(...)Se conseguires que haja o mesmo número de seguidores do Dalai Lama, como existem de cristãos, então seguramente, que aconteceria o mesmo.
(...)
Agora tenta tu convencer os milhões de pessoas católicas(que só são católicas porque os pais tb são), que o motivo pelo que os pais são católicos é porque os pais dos pais dos pais (etc) foram "persuadidos" até serem... Eu bem que tentei convencer a minha tia avó disso, falei-lhe das torturas, das mortes e de tudo o que era feito para combater a dita heresia. Mas a resposta das pessoas dessa idade é óbvia...
A meu ver o estado devia era proibir tudo o que tivesse a ver com religião (seja ela qual for) fora dos sítios feitos para esse fim, e proibir também toda e qualquer transmissão televisiva de eventos religiosos.
...ou isso ou então transmitia de todas as religiões, é claro que não ia dar mais nada na TV, mas isso já era outra história.
-
athena
- Experiente

O Papa vem a mais um "banho de multidão", essencial nesta altura em que a Igreja Católica está "debaixo de fogo" e por questões gravíssimas. Discordo absolutamente do feriado - queriam a massa dos fiéis disponível, marcavam para 1 fds! Há escolas que estão fechadas - quem não tem onde deixar as crianças, será obrigado a usar 1 dia de férias -isto é normal? A excepção seriam os locais onde a comitiva vai passar - aí sim, nem vale a pena sairem de casa, cortam o trânsito e são horas de seca (sei por experiência própria, quando veio o João Paulo II).Ruizito Escreveu: Já agora que é que o Papa cá vem fazer mesm
-
athena
- Experiente

O Estado Português é laico, mas a liberdade religiosa está consagrada na Constituição - tu não querias viver num país onde se proibissem manif. religiosas...atrás dessa viriam outras proibições, acredita! Uma coisa é proibir por ex o uso de burkas por razões humanitárias (simbolo de subjugação das mulheres, etc), outra coisa seria impedir o pluralismo religioso - nem os regimes comunistas o conseguiram! Religião tb é cultura, por muitas atrocidades que se tenham cometido, e a tradição judaico-cristã está enraizada na n/ historia ocidental tão profundamente que é impossível separar, mais ainda numa Europa supostamente democrática e federalizada.dryden Escreveu: A meu ver o estado devia era proibir tudo o que tivesse a ver com religião (seja ela qual for) fora dos sítios feitos para esse fim, e proibir também toda e qualquer transmissão televisiva de eventos religiosos.
...ou isso ou então transmitia de todas as religiões, é claro que não ia dar mais nada na TV, mas isso já era outra história.
Isto não significa que se autorizem feriados por vir cá o Chefe do Vaticano - um homem que tem algumas coisas para explicar, na m/ opinião.Afinal, está acusado de encobrir o crime mais abjecto (não basta pedir desculpa ás vitimas é preciso fazer mais) - não estou a condenar ninguém mas à data de hoje a aura de santidade do chefe da igreja católica está demasiado apagada, p/ agora a Santa Sé pedir ao Governo um feriado...e o Governo, claro, isso distrai a atenção doutros problemas (não se diz que a religião é o ópio do povo?), então´bora aí fazer feriado...
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
dryden
- Veterano

De que liberdade religiosa estás a falar? Não é de Portugal com certeza... As únicas cerimónias religiosas que vejo serem televisionadas são as católicas, e nem sequer é uma vez de vez em qd, é todos os domingos na televisão aberta... Onde é que está a liberdade religiosa? Onde é que estão as cerimónias de outras religiões? Se isso não é impingir uma religião então não sei o que será.athena Escreveu:(...) a liberdade religiosa está consagrada na Constituição (...)
Será que não haveria "batatada política" se no direito de antena de umas quaisqueres eleições só passasse um candidato/partido?!
É como eu digo, devia ou passar tudo ou não passar nada, é claro que para passar tudo, tal como tinha dito, íamos ter os 4 canais o domingo sem dar mais nada... e se calhar não chegava...
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Deixa-me discordar com parte da tua opinião. Concordo que, pelo menos nos canais de televisão do Estado, possa ser retirada a Missa, apenas pea razão que apontas. Ou todos têm direito de antena ou não tem nenhum. Também retiraram os crucifixos das escolas do Estado pois qualquer dia teriamos Budas, crescentes e cruzes de David nas escolas todas.dryden Escreveu:
A meu ver o estado devia era proibir tudo o que tivesse a ver com religião (seja ela qual for) fora dos sítios feitos para esse fim, e proibir também toda e qualquer transmissão televisiva de eventos religiosos.
Mas, embora o Estado português seja laico, o Estado não é o povo, e esse é cristão. Seja por motivos culturais, seja por outros motivos, o facto é que a maioria da população é cristã.
Proibir tudo o que tenha a ver com religião não me parece muito sensato pois, como a Athena disse, abre-se um precedente para o início de uma e outra nova proibição.
Além disso, quais são os sítios feitos para fins religiosos? Igrejas, cemitérios, Fátima? Nesse caso, quem quer que andasse na rua com uma cruz ao peito seria multado ou até preso. Quem tivesse uma cruz ou uma estrela de David tatuada num braço só poderia estar de T-shirt numa igreja ou sinagoga.
Toda e qualquer festa religiosa deveria ser abolida se ultapassasse os limites dos locais feitos para esse fim. Seria o fim da romaria da Rainha Santa em Coimbra. Os casamentos de Santo António passariam apenas a estar na memória. Santo António, S. Pedro e S. João acabariam porque, mesmo sendo festas populares, têm padroeiros santos (logo religiosidade implícita). Ou teria de se implementar o dia de Abraão e de Caím.
Também as festas das terrinhas acabaria, porque a esmagadora maioria tem uma vertente religiosa. Quem nunca viu cartazes a anunciar a festa da terra x em honra do santo y e abrilhantada pelo agrupamento z? Toda a publicidade teria de ser feita apenas dentro da igreja da localidade porque mencionava "em honra do santo y" e a festa em sim também dentro do perímetro da igreja.
Se se proibisse «tudo o que tivesse a ver com religião», como dizes, teria de se ter em conta o que escrevi acima e mais que nem me lembra. E isto não me parece sensato...
O pior de tudo!!!!!!! O que seria da doçaria conventual????????