Acidentes na A25

O geral das generalidades... para discutir tudo!
athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu: ...num caso de um lençol de água parece-me que na grande maioria dos caso é possível detectar a tempo... até porque só se formam lençóis de água se as condições atmosféricas forem adversas, o que só por si já implica cuidados redobrados na condução...
Não quero participar neste tópico (que como de costume já "derrapou" na direcção errada :dis: ),apenas dizer que quase me estampei devido a um lençol de água. Esteve um dia de sol. Sorte minha que ia devagar. E não, não vi nada, foi a seguir a uma lomba, aterrei lá directamente - só pude agarrar o volante, enquanto o carro rodopiava. Não bati nos raids (milagre!) e não vinha ninguém atrás, senão...Já agora: o pior acidente que tive foi dentro de uma Van que ia a 60km/h, numa autoestrada de 7 faixas, de dia e com bom tempo.Morreram 2 pessoas. Portanto, não se pode generalizar...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu:
Ruizito Escreveu: ...num caso de um lençol de água parece-me que na grande maioria dos caso é possível detectar a tempo... até porque só se formam lençóis de água se as condições atmosféricas forem adversas, o que só por si já implica cuidados redobrados na condução...
Não quero participar neste tópico (que como de costume já "derrapou" na direcção errada :dis: ),apenas dizer que quase me estampei devido a um lençol de água. Esteve um dia de sol. Sorte minha que ia devagar. E não, não vi nada, foi a seguir a uma lomba, aterrei lá directamente - só pude agarrar o volante, enquanto o carro rodopiava. Não bati nos raids (milagre!) e não vinha ninguém atrás, senão...Já agora: o pior acidente que tive foi dentro de uma Van que ia a 60km/h, numa autoestrada de 7 faixas, de dia e com bom tempo.Morreram 2 pessoas. Portanto, não se pode generalizar...
Ou seja, não há rega sem excepção. Mas há que convir que aparecer um lençol de água, num dia de sol, a seguir a uma lomba não deixa de ser algo fora do normal...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu:
Desculpa a pergunta, mas conduzes? Todos os dias? Ou só ao domingo a tarde? :roll:
Perante este comentário tão brilhante e extremamente contributivo para a discussão, que mais posso dizer? Olhem circulem com prudência e sejam felizes.
:roll:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ruizito Escreveu:
duffy Escreveu:
Desculpa a pergunta, mas conduzes? Todos os dias? Ou só ao domingo a tarde? :roll:
Perante este comentário tão brilhante e extremamente contributivo para a discussão, que mais posso dizer? Olhem circulem com prudência e sejam felizes.
Como muitos dos teus... essa da distancia de segurança dos obstaculos... imagina-te a circular a cerca de 70 km/h e mesmo "em cima de ti" surge um animal da berma que está cheia de vegetação e era impossivel ve-lo... como guardas distancia de segurança numa situação destas? Como esta há muitas. Só uma pessoa que não conduz regularmente é que pode dizer um disparate daqueles.

JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

Calma! :wink:

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu:
Ruizito Escreveu:
duffy Escreveu:
Como muitos dos teus... essa da distancia de segurança dos obstaculos... imagina-te a circular a cerca de 70 km/h e mesmo "em cima de ti" surge um animal da berma que está cheia de vegetação e era impossivel ve-lo... como guardas distancia de segurança numa situação destas? Como esta há muitas. Só uma pessoa que não conduz regularmente é que pode dizer um disparate daqueles.
Antes de dizeres essas coisas (já agora alguma vez chamei disparate a algum comentário teu?) devias ler o que escrevi. Essa do animal foi precisamente uma das excepções que eu referi, dois ou três posts atrás. Mas como estavas tão ocupado com ironias e sarcasmos, nem te deste ao trabalho de ler como deve ser.
Mas também não estou para discussões, já expus o meu ponto de vista, penso que de uma forma correcta sem insultar ninguém, nem com apartes jocosos ou em tons de gozo. Por isso dispenso mais polémicas...
PS: Tenho carta há 20 anos e conduzo regularmente todos os dias, se é que isso interessa alguma coisa para o caso.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Leia Escreveu:Uma vez ia tendo um acidente porque havia óleo na estrada... A culpa tb era minha? Era de noite, portanto, não me digam que era possível ver o óleo na estrada.
Se queres saber, já me aconteceu algo semelhante e... num dia de sol!!! Até posso fazer o relato: Foi na Estrada da Beira, no sentido Lousã Coimbra. Na 2ª curva à direita a seguir às bombas de combustível de Ceira, feita a 40 Km/h em 3ª velocidade, o meu carro atravessou-se completamente na estrada!!! Tive de fazer imediatamente contra-brecagem para evitar ficar voltado para o sentido contrário. Acham que vinha com a velocidade desadequada?

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

Ruizito Escreveu:Não, não há. O que há é pessoas que ACHAM que têm melhor capacidade de reacção... tal como muitos ACHAM que conduzem melhor
Estás a dizer que os futebolistas são todos iguais, que os caçadores são todos iguais, etc, etc?
Como em tudo na vida há pessoas com mais apetências para certo tipo de actividades, seja ela o futebol, a caça ou a condução.
Naturalmente, haverá melhores e piores condutores. Parece-me ser evidente...
duffy Escreveu:
Ruizito Escreveu:
lude Escreveu:
Não faças essas generalizações simplórias porque é demasiado fácil provar que estão erradas.
Por exemplo, o facto de muitas estradas estarem mal construídas, acumularem água e os carros fazerem aquaplaning também é culpa dos condutores?
Com certeza que é culpa dos condutores que não se adequaram à estrada, nem ás condições. Acumula água? Mais uma vez, reduza a velocidade!
Enquanto esse tipo de desculpas for usado, nunca iremos sair da cauda da Europa
Era bom que todos tivessemos o dom de adivinhar ou ou conseguir detectar com a devida antecedencia que existe um lençol de água na estrada... Mas se tu tens esse dom, ainda bem :)

Ruizito, quando chove, tens capacidade de adivinhar onde se formam poças de água e a profundidade das mesmas?
(Caso não saibas, não é a mesma coisa teres 0,3mm de água ou 2cm de água, a probabilidade de aquaplaning é completamente distinta!)
Mais um bocado, vais dizer que és vidente e lês a sina...
Ruizito Escreveu:Se não conseguem diminuir a velocidade antes do lençol de água é porque não iam a cumprir essa distância. só se formam lençóis de água se as condições atmosféricas forem adversas, o que só por si já implica cuidados redobrados na condução...
Depois de ter chovido é normal a estrada ficar molhada e existirem pequenas poças de água. Eu não consigo adivinhar a profundidade...

Para terminar... De todos os carros que conduzi, nunca nenhum deles fez aquaplanning. A minha conclusão é que não é preciso
conduzir a 20Km/h nem ter dotes de adivinhação. Basta adequar a nossa condução às condições climatéricas e da via :lol:
Ah... Não menos importante é ter uns pneus em condições! Há muito boa gente que usa pneus de verão no inverno.
Aliás, aposto que muitos não saberão que existem pneus de verão e de inverno. Ou, que os pneus possuem uma data de validade!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

lude Escreveu: Naturalmente, haverá melhores e piores condutores. Parece-me ser evidente...
Não ponho isso em causa como é óbvio. Mas continuo a achar que os que se acham bons condutores, são muitos mais do que os que realmente o são.
lude Escreveu:
Ruizito, quando chove, tens capacidade de adivinhar onde se formam poças de água e a profundidade das mesmas?
(Caso não saibas, não é a mesma coisa teres 0,3mm de água ou 2cm de água, a probabilidade de aquaplaning é completamente distinta!)
Mais um bocado, vais dizer que és vidente e lês a sina...
Não se trata de adivinhar, penso que já expliquei isso. Quando falei em distância de segurança (que pelos vistos houve quem achasse disparatado) referia-me precisamente à detecção prévia de obstáculos na via.
Quando tirei a carta, fartavam-se de insistir nesse ponto (se calhar agora mudou não sei). Aquilo que sempre me disseram é que tanto quanto possível (há obviamente excepções), a velocidade do carro deve ser adequada à visibilidade que se tem da estrada, no sentido de poder parar ou abrandar caso exista um obstáculo no caminho. Isso é valido quando andamos de noite, quando está nevoeiro, quando existem curvas com fraca visibilidade, quando a vegetação é muita etc.. Lembro-me do meu instrutor me chamar várias vezes a atenção para isso, nomeadamente numa curva onde a visibilidade é pouca, dizia-me sempre para entrar devagar pois nunca se sabe se não haverá um obstáculo a seguir à curva e nós não o vemos. Esta "regra" pode permitir detectar a maioria dos obstáculos que eventualmente surjam, mas claro que não é infalível. Se um animal atravessar de repente, se estiver uma mancha de óleo e for de noite etc, será difícil evitar o obstáculo. Mas essas são as excepções não a regra.
lude Escreveu: Depois de ter chovido é normal a estrada ficar molhada e existirem pequenas poças de água. Eu não consigo adivinhar a profundidade...
Não são as pequenas poços de água que provocam o aquaplaning, são os lençóis de água e esses na maioria dos casos são perfeitamente visíveis à distância (salvaguardando mais uma vez que há excepções evidentemente)...

JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

Exacto lude!
Uns pneuzinhos de uma boa marca continental ContiPremiumContact™ 2 ou ContiSportContactTM 3 são uma boa opção para quem anda com eles o ano inteiro são mistos pelo que parece e adequam-se a qualquer condição atmosférica e não estão tão sujeitos a aquaplaning e aguentam grandes velocidades pois são feitos para carros desportivos que atingem 300km/h e têm maior durabilidade! Cá em casa o carro usa ContiPremiumContact™ 2 e em qualquer altura do ano sempre foram bons e mesmo agora com 17000km ainda mantém as mesmas performances e ainda falta muito para estarem gastos. Aconselho vivamente um investimento neles apesar de serem de uns preços um bocado exorbitantes a longo prazo vão achar que vale a pena e que tem mais segurança no carro! As medidas de que usamos é 195/45 R16 e já usamos ContiSportContactTM 3 235/30 R18 que duraram quase 30000km .
Como poderão ver aqui em baixo: :arrow: :arrow: :arrow:
Elevado nível de segurança e performance para automóveis de luxo e de gama média: ContiPremiumContact 2

O ContiPremiumContact™ 2 tem um piso com sulcos inovadores em 3 dimensões, que permitem optimizar a performance de travagem,
tanto em piso seco como molhado.

Os sulcos 3D do piso, com profundidade variável permitem acelerar a dispersão da água, dando maior resistência ao “aquaplaning”.

O ContiPremiumContact™ 2 oferece também uma melhor manobrabilidade e a consequente estabilidade, graças à enorme
rigidez circunferencial do piso.

Índices de velocidade T/H/V/W/Y
Diâmetro das jantes em polegadas 14-18
Largura dos pneus 175-235
Séries 65-45

Desempenho na travagem excepcional para automóveis com elevada performance: o ContiSportContactTM 3

Um dos mais importantes requisitos dos pneus que equipam automóveis desportivos de alta performance, é a manobrabilidade precisa e ágil. O novo ContiSportContact 3 assegura uma boa aderência à estrada apesar das consideráveis forças laterais que actuam sobre os pneus a alta velocidade, em manobras bruscas ou perante alterações da superfície da estrada. Os sulcos assimétricos no piso do novo ContiSportContact™ 3, destinam-se a absorver estas forças e a estabilizar o piso no solo.

Em piso seco, os novos sulcos permitem uma capacidade de travagem fora do comum e uma manobrabilidade precisa, absorvendo as forças aplicadas pela travagem, o que significa redução das distâncias de travagem.

Em pisos molhados, os sulcos inovadores, originam maior escoamento da água para melhor resistência ao “aquaplaning”.

Índice de velocidade: V/W/Y/Z
Diâmetro da jante em polegadas: 16 - 21
Largura do pneu: 195 - 325

Séries: 55-25

http://www.conti-online.com/generator/w ... ex_pt.html