No Smoke zone
-
thewanderer
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 03 janeiro 2008 12:22
Como pessoa que está a deixar de fumar, considero esta lei uma grande ajuda!!!Lol!Sobretudo porque fumei durante 10 anos e quase todos os meus amigos fumam (desgraçados!)!
Mas sinceramente, impôr esta lei aos pequenos empresários é o mesmo que impôr o "hara-kiri"...
Quanto muito deviam fazer como fizeram em Espanha à uns anos atrás: bastava por um auto-colante á entrada a avisar o cliente se ali podia fumar ou não!
Vai um bocado as liberdades pessoais...Querem proibir o tabaco?Proibam!Agora estas leis são um bocado tanga!
Eu se fosse a vocês não atirava já os foguetes...
Esta lei inda está em fase experimental, e como tal, ta sujeita a alterações (ate 2009/2010, acho eu!).
Mas sinceramente, impôr esta lei aos pequenos empresários é o mesmo que impôr o "hara-kiri"...
Quanto muito deviam fazer como fizeram em Espanha à uns anos atrás: bastava por um auto-colante á entrada a avisar o cliente se ali podia fumar ou não!
Vai um bocado as liberdades pessoais...Querem proibir o tabaco?Proibam!Agora estas leis são um bocado tanga!
Eu se fosse a vocês não atirava já os foguetes...
Esta lei inda está em fase experimental, e como tal, ta sujeita a alterações (ate 2009/2010, acho eu!).
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Acho que era boa ideia o mapa google com a tal lista de sitios onde se pode fumar:
Restaurante Viela; (baixa, perto da praça do comércio?)
Discoteca Ar de Rato;
Hotel Quinta das Lágrimas;
Cafés:
Bossa Nova (perto da Elísio de Moura)
Velha Academia; (perto do D. Maria)
S. Paulo (entre a rua do Brasil e a rua de Baixo)
Discoteca Ar de Rato;
Cafés:
-
abranxus
- Iniciado

- Registado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 15:43
-
rusty
- Iniciado

- Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 12:49
Boas! Já coloquei o meu voto nesta questão. Concordo com a lei mas tenho as minhas reservas. A lei continua um pouco mal ajustada. Os comerciantes continuam sem saber quais os extratores de fumo "legais" e realmente eficazes e em muitas alturas torna-se dificil e dispendioso criar zonas próprias para os fumadores.
Por outro lado, dou-vos o exemplo da Irlanda, o qual comprovei pessoalmente. Proibido fumar em todos os bares e discotecas. Todos os locais têm que ter zonas de não fumadores, se quiserem fumar lá dentro, nem que seja um terraço, o que muitas vezes vem acompanhado de um toldozito para proteger da chuva e um aquecedor para ajudar a mandar uns bafos no frio.
Assim resultaria obviamente numa lei justa e agradável para todos, e mais ainda porque se chega a casa sem cheirar a tabaco. E, isto obviamente significa que se não cheiras a tabaco, tb não o ingeriste.
Quanto ao café são paulo, onde já trabalhei, e outros como tal deixo uma pequeno aviso: O extrator nunca funcionou eficazmente e estava sempre um nevoeiros dos diabos lá dentro.... Sei que mudaram o extractor, que já era dos mais potentes da altura mas até ao momento não mudaram o sistema de extração.....
Qt ao outro senhor da ASAE ser multado, porque não? No dia da passagem de ano não faz qualquer sentido mas posteriomente fará... Na Irlanda foram PRENDER um deputado por estar a fumar na Assembleia...
Reparem bem, PRENDERAM um DEPUTADO na ASSEMBLEIA...
Quanto ao Sócrates, teria cuidado, nunca se sabe o que pode acontecer, mas a quem conseguiu licenciar-se a um Domingo e sem fazer as cadeiras, facilmente sairá da prisão ou nunca chegará efectivamente a ir preso por fumar um cigarrito...

Por outro lado, dou-vos o exemplo da Irlanda, o qual comprovei pessoalmente. Proibido fumar em todos os bares e discotecas. Todos os locais têm que ter zonas de não fumadores, se quiserem fumar lá dentro, nem que seja um terraço, o que muitas vezes vem acompanhado de um toldozito para proteger da chuva e um aquecedor para ajudar a mandar uns bafos no frio.
Assim resultaria obviamente numa lei justa e agradável para todos, e mais ainda porque se chega a casa sem cheirar a tabaco. E, isto obviamente significa que se não cheiras a tabaco, tb não o ingeriste.
Quanto ao café são paulo, onde já trabalhei, e outros como tal deixo uma pequeno aviso: O extrator nunca funcionou eficazmente e estava sempre um nevoeiros dos diabos lá dentro.... Sei que mudaram o extractor, que já era dos mais potentes da altura mas até ao momento não mudaram o sistema de extração.....
Qt ao outro senhor da ASAE ser multado, porque não? No dia da passagem de ano não faz qualquer sentido mas posteriomente fará... Na Irlanda foram PRENDER um deputado por estar a fumar na Assembleia...
Reparem bem, PRENDERAM um DEPUTADO na ASSEMBLEIA...
Quanto ao Sócrates, teria cuidado, nunca se sabe o que pode acontecer, mas a quem conseguiu licenciar-se a um Domingo e sem fazer as cadeiras, facilmente sairá da prisão ou nunca chegará efectivamente a ir preso por fumar um cigarrito...
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Bossa Nova é em S. Sebastião perto dos Olivaiscarlacs Escreveu:Acho que era boa ideia o mapa google com a tal lista de sitios onde se pode fumar:
Discoteca Ar de Rato;
Cafés:
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Lei do tabaco reduz negócios das discotecas em 20%
Desagrado com legislação já se começa a fazer sentir
A nova Lei do Tabaco que entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano e que proíbe o fumo em espaços públicos com menos de 100 metros quadrados (m2) já está a ter consequências nos negócios, principalmente nos estabelecimentos de diversão nocturna.
Os responsáveis, descontentes com a forma como a lei está a ser colocada, aliaram-se á Associação de Discotecas Nacional (ADN) e falam de uma quebra de 20 por cento no negócio. Entretanto, lançaram uma petição para que a lei seja alterada.
Segundo o director executivo da ADN, Francisco Tadeu, em declarações à Agência Financeira ainda não é possível contabilizar o número de assinaturas pois a petição estará em circulação até dia 20 de Janeiro.
O prazo ainda é curto para qualquer expectativa em relação a esta petição, sendo que a mesma foi lançada no princípio do ano.
No entanto, quando questionado sobre a reacção a esta lei por parte dos estabelecimentos de diversão nocturna, Francisco Tadeu refere à AF que, embora ainda não tenha muitos dados relativos ao assunto, o «feedback» vindo das discotecas não está a ser positivo uma vez que já se verificou a referida redução de 20% no negócio.
Muitas discotecas não têm «possibilidade» de criar espaços próprios
A forma como a lei está a ser colocada desagrada os empresários da noite que temem que a nova legislação afecte de forma negativa o negócio.
De acordo com a nova lei, os estabelecimentos com menos de 100 m2 podem optar entre permitir o fumo ou proibi-lo, os restantes só poderão autorizar fumadores se, dentro do estabelecimento, tiverem um espaço ventilado separadamente, para fumadores. Mesmo assim, esse espaço à parte «não pode ultrapassar 30 ou 40% do espaço total», explicou Francisco Tadeu.
É que, para o responsável, «as salas com ventilação à parte nas discotecas não fazem sentido». Tudo porque «quando se faz um projecto de uma discoteca, este já contempla aspiração de fumo a 100%».
Contactadas pela Agência Financeira muitos estabelecimentos afirmaram ainda que um espaço à parte acarreta grandes investimentos, sendo que alguns deles também não dispõem de espaço físico suficiente para que se crie a sala de fumadores com ventilação própria.
AgênciaFinanceira
Ena, ena! Em 3 dias já fazem contabilizações dos prejuízos!!
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
duffy
- Lendário

E não é só isso, ainda nem sequer passou um fim de semana depois da lei entrar em vigor, normalmente é ao sábado que as discos têm mais afluência...JulesS Escreveu:Era giro saber como chegaram ao valor dessa quebra de 20%....
Num fim de semana a seguir a passagem de ano é normal que muita gente não vá a correr para discotecas...
Que drama!
Não sei como sobrevivem as disco na França e em Espanha
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
duffy
- Lendário

Por acaso já uma amiga minha se queixou do mesmo.Chong Li Escreveu:Se fosse eu a mandar também proibia o tabaco logo à entrada dos hipers.
Ia hoje a sair do Continente e estava lá meia dúzia de fumadores à porta, levei logo com baforadas e tive que atravessar uma cortina de fumo.
Devia haver uma distância mínima, tipo 100 metros. Assim é que estava 100%.
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07