Por mim respondo: no primeiro e único concurso que fiz para a AP entrei à primeira, sem cunhas, sem contactos, sem o que quer que fosse.Anuxa Escreveu:Para começar a formação é pós laboral, e apenas pagam o subsídio de alimentação, definido para a Administração Pública.
Eu só pretendo fazer a formação para aprofundar os conhecimentos que adquiri no meu último trabalho.
Quanto à minha licenciatura é em Gestão e Administração Pública.
E desculpem o que vou dizer, mas na Função Pública só entra quem tem GRANDES conhecimentos, para não dizer cunhas.
Por isso é que nunca fiz uso dela...
Licenciatura... omissão...
-
Ricky147
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Neste momento a maioria dos cursos financiados estão relacionados com as habilitações das pessoas. Um dos objectivos do Governo é aumentar as qualificações mínimas da população, daí que os cursos que "andam por aí" são na maioria para pessoas com qualificações abaixo do 9º e 12ºano.duffy Escreveu:Não sei bem como funciona isso, mas para a entidade formadora não interessa ter muitos formandos para assim receber mais dinheiro do Estado? É um pouco a ideia que passa cá para fora, e desculpem se não é assim que se processa.
Assim como há pessoas que são autênticas papa-cursos. Em frente à minha casa há um centro de formação, e eu sei de pessoas que passam o ano em pequenas formações daquelas remuneradas, é quase como um emprego, acho que isso também não devia ser permitido, devia haver um limite de formações por ano por pessoa, ao menos para dar oportunidade de outros também comerem uma fatia do bolo.
Em relação às entidades formadoras, elas fazem a candidatura para um determinado nº de formandos por curso e é em função disso que depois recebem. O máximo são 25 formandos, mas normalmente não se candidatam pelo máximo porque depois podem não conseguir cumprir, se não arranjarem formandos, e depois são penalizados. Normalmente candidatam-se para 12 a 15 formandos.Se os cursos fossem financiados pelas horas, ou para licenciados, seria mais fácil arranjar formandos, como só se recebem o subsidio de alimentação e há as restriçoes da escolaridade por vezes não se conseguem muitos formandos, depende das áreas..
Vou dizer uma coisa, que não tenho certeza absoluta, mas as entidades formadoras depois têm que inserir os formandos nas bases de dados do SIGO e SIIFSE e parece (esta parte não tenho a certeza pq ainda não cheguei a essa fase) que há cruzamento de dados com Ministério da Educação e que o sistema detecta quando estão a inserir pessoas com habilitações a mais.
Mas não tenho certeza disto, e penso que será mais evidente no caso dos cursos EFA e não nas Formações Modulares Certificadas ou UFCD
Última edição por JulesS em quinta-feira, 08 janeiro 2009 22:20, editado 1 vez no total.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Não disse aquilo como crítica, no entanto acho que só porque ainda não conseguiu entrar para a AP, não quer dizer que todos os outros que lá estão o tenham conseguido à custa de cunhas, mas tenho pessoas na família na AP e não precisaram de cunhas para nada, concorreram, foram à entrevista e conseguiram.Anuxa Escreveu:Nunca deixei de concorrer para as oportunidades que tive conhecimento, mesmo sabendo que as vagas já estavam pré destinadas.
Para além disso, todos os trabalhos que tenho tido até hoje, não era necessário ter licenciatura.
Posso perguntar se, já concorreu a uma vaga na função pública, Duffy?
Eu nunca concorri porque na minha área não há nada aliciante por lá.
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Posso sugerir à Anuxa que tire o curso de formador.
É pago e para quem está desempregado pode ser um cenário complicado, mas penso que valerá a pena.
Uma das necessidades que temos são formadores para dar formação nas Câmaras em áreas especificas das Autarquias, legislação, SIADAP, Competências, POCAL, etc etc e muitas vezes não há no mercado pessoas bem qualificadas para dar formação nessa área. Há quem saiba umas coisas...
É pago e para quem está desempregado pode ser um cenário complicado, mas penso que valerá a pena.
Uma das necessidades que temos são formadores para dar formação nas Câmaras em áreas especificas das Autarquias, legislação, SIADAP, Competências, POCAL, etc etc e muitas vezes não há no mercado pessoas bem qualificadas para dar formação nessa área. Há quem saiba umas coisas...
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
yah. tb ando a seguir a ofertas desses cursosJulesS Escreveu:Posso sugerir à Anuxa que tire o curso de formador.