Discordo por completo. São dois países que enfrentaram as mesmas dificuldades, que tiveram os mesmos benefícios externos (até entraram na CEE ao mesmo tempo) e que partilham as mesmas potencialidades e desvantagens. Portugal poderia estar ao nível de Espanha ou melhor caso tivéssemos tido políticos com visão para o futuro. E não é necessário uma eternidade para o fazer. Basta tomar as medidas necessárias... medidas que, vá-se lá saber porquê, estão a ser preteridas em favor de outras que apenas pioram ainda mais a nossa situação.SilentNoise Escreveu:Com isto, é complicado comparar Portugal e Espanha, pelo menos do ponto de vista económico.
IVA a 21% e outras medidas incompreensíveis
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Lion
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
A verdade é q este aumento do Iva tem duas intenções...primeiro aumentar a receitar fiscal, segundo fazer o consumo baixar. Somos dos países europeus com maior consumo per capita, isso reflecte se nas importações. Ora o facto é q temos sempre uma Balança comercial negativa. As pessoas queixam-se mas continuam a fazer vida de rico...todos queremos os telemóveis de ultima geração, as praias no verão estão sempre cheias, os centros comerciais estão sempre cheios em alturas como o natal, em vez de se deixar o automóvel em casa, é preferivel ir de carrinho po emprego, prefere se pagar estacionamentos, portagens, multas...só porque andar de transporte publico n é chique. Para muitas pessoas a gasolina ainda deveria ser mais cara!!!
Meus amigos, é certo q estas medidas custam a aceitar, mas são necessárias, falam em cortar nas despesas, mas isso acaba por n resolver tudo. São medidas q têm de ser tomadas em conjunto, caso contrário é tirar de um lado para por do outro, ou tapamos a cabeça e ficamos com os pés de fora.
De uma vez por todas, espero q resolvam o problema do défice, já estamos todos fartos de ter governos a dizer a mesma coisa, um porque diz q estamos de tanga, outro porque estamos de fio dental...a partir do momento em q houver um governo sério q deixe de lado os interesses, e se limite a governar o país, e q nos garanta uma certa estabilidade é outra coisa. Os problemas q hoje enfrentamos não vêm de agora, tudo começou após o 25 de Abril e o modo como se aplicaram politicas. O mais estranho de tudo é q Portugal foi sempre dos paíse q mais fundos recebeu na União...onde é q eles foram aplicados? Será q foram aplicados correctamente? Será q a nossa estratégia de crescimento foi a ideal? Está á vista q n...temos de tomar um rumo diferente. Sinceramente ainda vou dar o beneficio da dúvida a este governo, mas se n vir mudanças, n sei n...
Meus amigos, é certo q estas medidas custam a aceitar, mas são necessárias, falam em cortar nas despesas, mas isso acaba por n resolver tudo. São medidas q têm de ser tomadas em conjunto, caso contrário é tirar de um lado para por do outro, ou tapamos a cabeça e ficamos com os pés de fora.
De uma vez por todas, espero q resolvam o problema do défice, já estamos todos fartos de ter governos a dizer a mesma coisa, um porque diz q estamos de tanga, outro porque estamos de fio dental...a partir do momento em q houver um governo sério q deixe de lado os interesses, e se limite a governar o país, e q nos garanta uma certa estabilidade é outra coisa. Os problemas q hoje enfrentamos não vêm de agora, tudo começou após o 25 de Abril e o modo como se aplicaram politicas. O mais estranho de tudo é q Portugal foi sempre dos paíse q mais fundos recebeu na União...onde é q eles foram aplicados? Será q foram aplicados correctamente? Será q a nossa estratégia de crescimento foi a ideal? Está á vista q n...temos de tomar um rumo diferente. Sinceramente ainda vou dar o beneficio da dúvida a este governo, mas se n vir mudanças, n sei n...
-
Lion
- Veterano

Acredita q é muito complicado comparar Portugal á Espanha em termos económicos...n queiras ir por aí...Pedro Escreveu:Discordo por completo. São dois países que enfrentaram as mesmas dificuldades, que tiveram os mesmos benefícios externos (até entraram na CEE ao mesmo tempo) e que partilham as mesmas potencialidades e desvantagens. Portugal poderia estar ao nível de Espanha ou melhor caso tivéssemos tido políticos com visão para o futuro. E não é necessário uma eternidade para o fazer. Basta tomar as medidas necessárias... medidas que, vá-se lá saber porquê, estão a ser preteridas em favor de outras que apenas pioram ainda mais a nossa situação.SilentNoise Escreveu:Com isto, é complicado comparar Portugal e Espanha, pelo menos do ponto de vista económico.
-
Pedro
- Administrador

Necessárias? Estas medidas são tudo menos necessárias... eu diria, isso sim, que são completamente loucas.Lion Escreveu:Meus amigos, é certo q estas medidas custam a aceitar, mas são necessárias, falam em cortar nas despesas, mas isso acaba por n resolver tudo. São medidas q têm de ser tomadas em conjunto, caso contrário é tirar de um lado para por do outro, ou tapamos a cabeça e ficamos com os pés de fora.
Em primeiro lugar, medidas para baixar o consumo? Eu li bem? Numa altura de crise, pretende-se tirar poder de compra para as pessoas não poderem comprar tanto? Que raio de justificação é essa? Isso não faz sentido. Numa altura destas devia motivar-se o consumo, não só para estimular o investimento (se as pessoas comprarem mais, parte das suas compras serão de produtos ou serviços nacionais e irão estimular a economia), como também para subir os índices de confiança do consumidor.
A gasolina devia ser ainda mais cara? Então e os efeitos disso nos preços de tudo? Os efeitos no preço da comida, que tem de ser transportada recorrendo a veículos movidos a gasolina, por exemplo? A utilização de transportes públicos devia ser motivada por uma rede de transportes decente e não pela porcaria que temos na maioria das cidades... esta decisão de subir a gasolina é só para dar mais dinheiro, não tem nada a ver com medidas bonitinhas para estimular o uso de transportes públicos
Devem tomar-se medidas que permitam a retoma, que permitam às pessoas viver mais à vontade, que dêem mais confiança à economia e que tragam mais investimento... isso sim, irá permitir a recuperação.
Ok... és apoiante do PS, não és?
-
Pedro
- Administrador

-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
Eu não li tudo para trás, não sei se alguém disse o que eu vou dizer, mas a meu ver, o maior problema do iva a 21% é mesmo a concorrência que os produtos espanhois passam a ter. Começa a compensar ir a Espanha (um pulinho...é mesmo aqui ao lado!) comprar determinados produtos por serem muito mais baratos e terem um iva muito inferior...
Faz-me lembrar o tempo em que o meu avô ia a Andorra comprar rádios...
Faz-me lembrar o tempo em que o meu avô ia a Andorra comprar rádios...
-
Pedro
- Administrador

Quem quiser pode ver a notícia completa aqui. Então e os sacrifícios que temos de fazer para equilibrar o défice? E as poupanças? E o fim dos gastos excessivos? É só para os outros? Ou só enquanto não afecta os políticos?Deputados querem novo edifício para gabinetes
Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República, é defensor da ideia de um gabinete por deputado.
A Assembleia da República poderá vir a ter um novo edifício para gabinetes dos deputados, construído de raiz, se for aprovado o projecto que os parlamentares têm em mãos. O novo edifício - que já tem o projecto elaborado - conta com dois pisos (mais dois para estacionamento) com 121 gabinetes individuais para os parlamentares e deverá ficar situado no jardim entre o Palácio de São Bento e a residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
(...)
Há duas legislaturas ficou concluído um novo edifício do Parlamento, de cinco andares, que aloja dois deputados por gabinete (refira-se que existem 230 deputados).
Fonte: DN
Porque raio é que os deputados não podem trabalhar num edifício com menos de 10 anos, o tal que foi construído há duas legislaturas? É por terem que partilhar o gabinete com outra pessoa? Oh, que horror, que drama, que crime! Sinceramente, os políticos precisavam era de começar a ter vergonha...
-
Lion
- Veterano

Muito bem estas medidas são loucas...n sabes o q dizes....
Q propunhas de diferente então? Deixa cá ver, ias propor a redução dos gastos publicos, ok é possivel mas tb n era por aí...ainda para mais q estando em tempo de recessão, faz sentido é aumentar os gastos publicos de modo a impulsionar a economia.
O problema disto tudo é o PEC, visto tem limite muito baixo, sendo dificil para uma economia como a nossa conseguir respeitar, na ultima recessão, nos anos noventa, o nosso défice chegou a atingir os 9%!!! Em tempos de recesssão é normal e haja um défice maior....
A partir do momento em q a Europa volte a crecer, Portugal vai apanhar o "comboio"...visto q 80% do nosso comércio é feito com os outros países membros, especialmente a França, Alemanha.
Quanto ao facto de ser apoiante do PS...n tem nada a ver...temos é de ser realistas, ou se resolve os problemas ou então andamos sempre no mesmo...sempre a pedir para apertar o cinto...quer dizer eu por seu a favor destas medidas sou do PS, tu então por seres contra és do PSD ou CDS ou seja lá o q for...
Já agora espero q vejam o artigo do Cadilhe...finalmente alguem poe as culpas no Cavaco....á pois...chega de dizer q as coisas começaram a ficar mal com o Guterres.
Q propunhas de diferente então? Deixa cá ver, ias propor a redução dos gastos publicos, ok é possivel mas tb n era por aí...ainda para mais q estando em tempo de recessão, faz sentido é aumentar os gastos publicos de modo a impulsionar a economia.
O problema disto tudo é o PEC, visto tem limite muito baixo, sendo dificil para uma economia como a nossa conseguir respeitar, na ultima recessão, nos anos noventa, o nosso défice chegou a atingir os 9%!!! Em tempos de recesssão é normal e haja um défice maior....
A partir do momento em q a Europa volte a crecer, Portugal vai apanhar o "comboio"...visto q 80% do nosso comércio é feito com os outros países membros, especialmente a França, Alemanha.
Quanto ao facto de ser apoiante do PS...n tem nada a ver...temos é de ser realistas, ou se resolve os problemas ou então andamos sempre no mesmo...sempre a pedir para apertar o cinto...quer dizer eu por seu a favor destas medidas sou do PS, tu então por seres contra és do PSD ou CDS ou seja lá o q for...
Já agora espero q vejam o artigo do Cadilhe...finalmente alguem poe as culpas no Cavaco....á pois...chega de dizer q as coisas começaram a ficar mal com o Guterres.
-
Lion
- Veterano

Não me pareça q isto vá para a frente...era de loucos!!! Já agora o governo devia congelar tb a aquisição de novas viaturas para os ministros e seus acessores...nada de carros novos para os próximos anos....Pedro Escreveu:Quem quiser pode ver a notícia completa aqui. Então e os sacrifícios que temos de fazer para equilibrar o défice? E as poupanças? E o fim dos gastos excessivos? É só para os outros? Ou só enquanto não afecta os políticos?Deputados querem novo edifício para gabinetes
Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República, é defensor da ideia de um gabinete por deputado.
A Assembleia da República poderá vir a ter um novo edifício para gabinetes dos deputados, construído de raiz, se for aprovado o projecto que os parlamentares têm em mãos. O novo edifício - que já tem o projecto elaborado - conta com dois pisos (mais dois para estacionamento) com 121 gabinetes individuais para os parlamentares e deverá ficar situado no jardim entre o Palácio de São Bento e a residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
(...)
Há duas legislaturas ficou concluído um novo edifício do Parlamento, de cinco andares, que aloja dois deputados por gabinete (refira-se que existem 230 deputados).
Fonte: DN
Porque raio é que os deputados não podem trabalhar num edifício com menos de 10 anos, o tal que foi construído há duas legislaturas? É por terem que partilhar o gabinete com outra pessoa? Oh, que horror, que drama, que crime! Sinceramente, os políticos precisavam era de começar a ter vergonha...
-
Pedro
- Administrador

Eu proponho exactamente o oposto, não apenas cortar nos gastos públicos (porque isso nunca seria suficiente). Voltar a colocar o IVA a 17% para estimular o consumo, baixar os impostos para haver mais pessoas a pagá-los (a maioria dos que fogem fá-lo porque os que temos são exagerados), cortar as propinas para quem tem aproveitamento de modo a estimular uma futura força de trabalho qualificada, baixar o imposto sobre o combustível para ajudar a diminuir a inflação... numa altura de crise, deve-se é investir para recuperarmos o mais rapidamente possível e preparar o futuro. Quanto a "apanharmos o comboio" quando a Europa começar a recuperar... isso são sonhos. A menos que alterem estas medidas loucas que estão agora a tomar, vamos é ficar para trás.Lion Escreveu:Muito bem estas medidas são loucas...n sabes o q dizes....
-
NiGhT
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48
Faço minhas palavras as do Pedro. Há que estimular a economia no nosso país, e não estagnar o consumo e o desenvolvimento. Ao princípio fiquei contente com as medidas que o governo tomou, mas agora meteu por completo os pés pelas mãos.
Ora vejamos... não podemos cortar no consumo de combustíveis, isso era apertar o nó da forca que temos presentemente ao nosso pescoço. Não podemos cortar na Saúde, Educação e Segurança Social (pelo menos nos cuidados básicos). Contudo a revisão de estatutos para quem recebe mais seria uma boa medida. Entre estas o congelamento de salários para quem recebe mais de 1500 € por mês (em relação com as suas posses) e a revisão das pensões de reforma para equilibrar. Não acho bem que um funcionário público trabalhe 36 anos para depois se reformar, enquanto que um político basta trabalhar pouco mais de 10 anos para passar à reforma. Temos também que melhorar o estado das contas na saúde. Mas isto pode ser conseguido com alguns princípios. E um deles é uma fiscalização muito grande aos ordenados que são pagos na área da Saúde. Médico xyz ganha 2000 € por mês, suponhamos isso. E quanto ganha ele por fora no seu gabinete privado? Se trabalha por fora, não recebe do estado. Ou então recebe metade do salário. Isto ia fazer com que muitos médicos deixassem de receber por fora, e muita fuga ao fisco evitava-se assim. E se não quisessem trabalhar para o Estado, então rua com eles. Há muito espanhol e ucraniano tão bom como o médico portuguÊs à espera de um emprego. Mais: empregar pessoas pode aumentar a performance do motor económico português. Há muito estrangeiro a trabalhar nas obras, enquanto o Zé portuga está em casa a "coçá-los", face a expressão, a ganhar o subsídio de desemprego, e a dizer mal do que ganha...
Mas isto é só uma gota no oceano...
Ora vejamos... não podemos cortar no consumo de combustíveis, isso era apertar o nó da forca que temos presentemente ao nosso pescoço. Não podemos cortar na Saúde, Educação e Segurança Social (pelo menos nos cuidados básicos). Contudo a revisão de estatutos para quem recebe mais seria uma boa medida. Entre estas o congelamento de salários para quem recebe mais de 1500 € por mês (em relação com as suas posses) e a revisão das pensões de reforma para equilibrar. Não acho bem que um funcionário público trabalhe 36 anos para depois se reformar, enquanto que um político basta trabalhar pouco mais de 10 anos para passar à reforma. Temos também que melhorar o estado das contas na saúde. Mas isto pode ser conseguido com alguns princípios. E um deles é uma fiscalização muito grande aos ordenados que são pagos na área da Saúde. Médico xyz ganha 2000 € por mês, suponhamos isso. E quanto ganha ele por fora no seu gabinete privado? Se trabalha por fora, não recebe do estado. Ou então recebe metade do salário. Isto ia fazer com que muitos médicos deixassem de receber por fora, e muita fuga ao fisco evitava-se assim. E se não quisessem trabalhar para o Estado, então rua com eles. Há muito espanhol e ucraniano tão bom como o médico portuguÊs à espera de um emprego. Mais: empregar pessoas pode aumentar a performance do motor económico português. Há muito estrangeiro a trabalhar nas obras, enquanto o Zé portuga está em casa a "coçá-los", face a expressão, a ganhar o subsídio de desemprego, e a dizer mal do que ganha...
Mas isto é só uma gota no oceano...
-
oHmAiGoD
- Banido
- Registado: quinta-feira, 18 novembro 2004 22:15
-
Pedro
- Administrador

E como eu disse não o ia buscar? Eu falei em algum lado de investir dinheiro do estado em subsídios e outras porcarias do género? Eu falei em medidas que o estado pode tomar sem prejuízo para as suas contas.
Acho que é preferível ter o IVA a 17% e receber mais dinheiro porque as pessoas compram mais do que tê-lo a 21% e receber menos porque o consumidor tem menos confiança (aconteceu exactamente a mesma coisa quando o IVA passou para 19%, as receitas baixaram). E penso que é preferível baixar os impostos para que mais empresas tenham lucro e para que haja menos fuga fiscal (gerando assim mais receitas), que colocando-os a um nível cada vez mais absurdo que apenas afasta o investimento.
Eu não peço nada ao estado. Não lhes peço que me dêem um subsídio. Apenas peço que façam o seu trabalho de forma competente e que não atrapalhem a retoma. Neste momento, o PS está a demonstrar ser apenas um grupo de idiotas incompetentes que nada percebe de economia, só espero que os danos que eles estão a causar não sejam muito profundos.
Acho que é preferível ter o IVA a 17% e receber mais dinheiro porque as pessoas compram mais do que tê-lo a 21% e receber menos porque o consumidor tem menos confiança (aconteceu exactamente a mesma coisa quando o IVA passou para 19%, as receitas baixaram). E penso que é preferível baixar os impostos para que mais empresas tenham lucro e para que haja menos fuga fiscal (gerando assim mais receitas), que colocando-os a um nível cada vez mais absurdo que apenas afasta o investimento.
Eu não peço nada ao estado. Não lhes peço que me dêem um subsídio. Apenas peço que façam o seu trabalho de forma competente e que não atrapalhem a retoma. Neste momento, o PS está a demonstrar ser apenas um grupo de idiotas incompetentes que nada percebe de economia, só espero que os danos que eles estão a causar não sejam muito profundos.
-
Pedro
- Administrador

Estou agora ver o debate na 2, sobre estas mudanças... e acabei de ver o representante do governo a enterrar-se por completo da maneira mais triste. Está a falar normalmente, a dizer que as medidas são importantes, mas quando lhe perguntam se as regalias que pretendem cortar serão já eliminadas ou apenas o serão à proxima "geração", praticamente parou de falar. Após muitas voltas, lá disse que quem está agora lá tem direitos adquiridos que já ganhou e que não pode perder e que só para a frente é que é válido. Ou seja, o governo vai exigir sacrifícios aos políticos, mas não aos que estão lá agora... só a quem vier daqui a uns tempos, quando eles já não estiverem lá. Absolutamente vergonhoso.
-
Yagami
- Lendário

- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Tanto quanto sei não é bem assim. Há uma reforma vitalícia atribuída aos primeiro-ministros que o Sócrates já não vai receber.Ou seja, o governo vai exigir sacrifícios aos políticos, mas não aos que estão lá agora...
Quanto ao IVA, também acho mal que suba. Os preços já subiram demasiado nestes últimos 3-4 anos e um aumento do IVA só vai piorar as contas no fim do mês. Mas em princípio também não concordo com uma descida para os 17%. Apresentem-me contas que digam qual é o benefício que isso vai trazer para as contas do Estado em comparação com os 21%, que logo se vê. Não acho que as coisas sejam assim tão lineares como "descida do IVA" -> "aumento do consumo" -> "equilíbrio das contas". Porque nunca são.
Quando era puto ia a Espanha comprar bolachasFaz-me lembrar o tempo em que o meu avô ia a Andorra comprar rádios...
E um Cavaco...Só que enquanto eles tiveram, por exemplo, um Aznar... nós tivemos um Guterres e um Durão Barroso