Ota

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Lino
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Mensagem por Lino »

É mais a Portela de Sacavém, os Olivais é a zona da Expo...

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Ingersoll
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Mensagem por Ingersoll »

daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:Coimbra não precisa de Aeroporto para nada. Não haveria qualquer racionalidade económica nessa decisão.
Coimbra até precisa mas não é nem de longe prioridade..
Claro, um aeroportozinho até vinha a calhar, especialmente se fosse pago com o dinheiro dos outros.
daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:A Ota é outro disparate.
E pode-se saber pq?
Vê a resposta do Lino.
daniel322 Escreveu: É mais que sabido que a Portela já está a rebentar pelas costuras e o Sá Carneiro daqui a 5 anos está igual.. Portugal precisa de um novo aeroporto, pode é não ser na Ota
A Portela, com algumas adaptações, ficaria para as companhias de bandeira. Rio Frio, com algumas adaptações, ficaria para as Low Cost.

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Realeza
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Mensagem por Realeza »

Lino Escreveu:É mais a Portela de Sacavém, os Olivais é a zona da Expo...
Lino estás a confundir-te com outros locais, porque os Olivais é mesmo ao lado do Aeroporto. No outro lado da estrada vê-se as Faculdades Novas de Lisboa e a Igreja dos Olivais :wink:

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pedrotuga
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Mensagem por pedrotuga »

Seja qual for o nome daquela zona de lisboa o aeroporto é dentro da cidade, penso que n há duvida nenhuma quanto a isso.

Quanto ao da Ota, sou completamente contra.

Precisamos de aeroportos mais pequenos e muuuuuuito mais baratos. Estar a fazer um aeroporto de 1a fora da cidade e deixar o actual no sitio onde está é um completo absurdo.

Eu acho que o actual aeroporto de lisboa devia ficar com os voos "classicos" e deiva ser aproveitado um aeroporto militar para companhias de tarifa baixa, ou entao ser construido um pequeno. É o que se faz no resto da europa em paízes muito mais ricos que nós.

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banjix
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Mensagem por banjix »

Mas Pedro, isso é o que o Ingersoll tem estado a dizer e com quem eu concordo plenamente! Acho que não faz sentido estar a construir um aeroporto de raiz quando existem alternativas válidas e muito mais baratas. Ainda por cima, depois de sair um relatório que contraria tudo aquilo que tem sido dito até agora! Estar a insistir nisto é pura teimosia.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Ingersoll Escreveu:Claro, um aeroportozinho até vinha a calhar, especialmente se fosse pago com o dinheiro dos outros.
até parece que lisboa não vive à custa do país... e a zona centro não contribui com impostos?
Ingersoll Escreveu:Vê a resposta do Lino.
é essa a tua argumentação?.... um aeroporto na zona centro teria viabilidade. existe cerca de um milhão de pessoas na zona de influencia de um possivel aeroporto, por exemplo, na zona de pombal. para não falar de n empresas da zona de coimbra e industrias de leiria
Ingersoll Escreveu:A Portela, com algumas adaptações, ficaria para as companhias de bandeira. Rio Frio, com algumas adaptações, ficaria para as Low Cost.
Mas isso já acontece com a Portela a ser o principal e o Sá Carneiro para low-costs (basicamente é isto)
A Portela é um sugadouro de dinheiro que nunca será um bom aeroporto. Não tem espaço para se expandir mais e já está sobrelotado. Para além de que é uma péssima imagem para quem chega a portugal.
Alem disso fica numa zona densa urbana que é muito apetecivel imobiliariamente que poderá vir a ser a zona nobre de lisboa.

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Lino
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Mensagem por Lino »

Mas a Portela não está configurada para low cost pois as taxas aeroportuárias que lá se paga são das mais caras na Europa, ficando o preço de uma viagem dessas inflacionada até ao dobro do preço inicial...
Imagina que vais até Londres numa viagem de 10€ como estava publicitado no site. Com taxas vais pagar, se for preciso, mais umas dezenas...
Logo, low cost têm que ir para um mais pequeno e deixa-se os vôos normais ali... Lisboa encheu muito com as low cost... poder-se-ia manter a Portela e uni-lo ao de Figo Maduro que é ali ao lado, e depois usar Alverca, Montijo ou assim para as low costs que já voam para a Portela... afinal os aeródromos servem só para ensinar a pilotar ultra-lights, levantar aviões para publicidade e pouco mais ou são para servir os cidadãos em geral?

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Ingersoll
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Mensagem por Ingersoll »

daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:Claro, um aeroportozinho até vinha a calhar, especialmente se fosse pago com o dinheiro dos outros.
até parece que lisboa não vive à custa do país... e a zona centro não contribui com impostos?
Não, Lisboa não vive à custa do país e sim, a zona centro contribui com impostos. Mas isso não a habilita a ter um aeroporto, só porque sim, indepedentemente da sua viabilidade económica. E muito fácil pedir infraestruturas para a nossa terra quando o custo é diluido por todos os outros (a "Tragédia dos Comuns" de Hardin...)
daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:Vê a resposta do Lino.
é essa a tua argumentação?....
Sim, o Lino mencionou os problemas mais pertinentes que foram apontados à Ota pelas pessoas que realmente percebem do assunto. De resto, os relatórios estão disponíveis na web.
daniel322 Escreveu: um aeroporto na zona centro teria viabilidade. existe cerca de um milhão de pessoas na zona de influencia de um possivel aeroporto, por exemplo, na zona de pombal. para não falar de n empresas da zona de coimbra e industrias de leiria
Terás que quantificar isso melhor para alguém levar a sério a tua proposta.
daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:A Portela, com algumas adaptações, ficaria para as companhias de bandeira. Rio Frio, com algumas adaptações, ficaria para as Low Cost.
Mas isso já acontece com a Portela a ser o principal e o Sá Carneiro para low-costs (basicamente é isto)
A Portela é um sugadouro de dinheiro que nunca será um bom aeroporto. Não tem espaço para se expandir mais e já está sobrelotado. Para além de que é uma péssima imagem para quem chega a portugal.
A Portela pode ser extendida para Figo Maduro.

Espera-se que o aumento de tráfego nas próximas décadas seja à custa das Low Cost. A Portela ficaria para as companhias de bandeira.
daniel322 Escreveu: Alem disso fica numa zona densa urbana que é muito apetecivel imobiliariamente que poderá vir a ser a zona nobre de lisboa.
Lisboa tem casas a mais.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Ingersoll Escreveu:Não, Lisboa não vive à custa do país e sim, a zona centro contribui com impostos. Mas isso não a habilita a ter um aeroporto, só porque sim, indepedentemente da sua viabilidade económica. E muito fácil pedir infraestruturas para a nossa terra quando o custo é diluido por todos os outros (a "Tragédia dos Comuns" de Hardin...)
(..)
Terás que quantificar isso melhor para alguém levar a sério a tua proposta.
eu não tou a falar de cor.. sei os valores e mais logo coloco-os que agora não os tenho.
eu não defendo a criação de um aeroporto para a zona centro, simplesmente digo que teria viabilidade num futuro proximo

mas já agora digo que tb é muito fácil o governo fazer n estudos e projectos para aeroportos megalómonos para lisboa com o dinheiro dos outros (Viseu, Bragança, Guarda, Leiria, Coimbra, Aveiro, etc etc) ;)
o porto para finalmente obter os melhoramentos no sá carneiro teve de trabalhar para isso e andar durante anos "a pedir esmolinha" ao governo
Ingersoll Escreveu:Sim, o Lino mencionou os problemas mais pertinentes que foram apontados à Ota pelas pessoas que realmente percebem do assunto. De resto, os relatórios estão disponíveis na web.
mas alguma vez me viste favorável à construção da ota? :roll: eu sou de acordo que é necessário um novo aeroporto mas não na ota, nas condições actuais
Ingersoll Escreveu:Lisboa tem casas a mais.

bom.. contra factos não há argumentos :lol:
se estiveres mesmo a falar a sério a conversa até pode acabar aqui pois já vi que afinal gostas é de ser do contra..

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Ingersoll
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Mensagem por Ingersoll »

daniel322 Escreveu:
Ingersoll Escreveu:Lisboa tem casas a mais.

bom.. contra factos não há argumentos :lol:
Sim, é um facto.
daniel322 Escreveu: se estiveres mesmo a falar a sério a conversa até pode acabar aqui pois já vi que afinal gostas é de ser do contra..
Pois sou do contra, sou contra gastos públicos sem critério ou racionalidade económica, pois o dinheirinho custa muito a ganhar e normalmente é melhor investido pelos privados.

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Realeza
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Mensagem por Realeza »

Hoje às 22h na SIC Notícias vai haver um debate sobre a OTA :!:

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

e normalmente é melhor investido pelos privados.
Sabendo que o Governo é só um e privados são milhares... diria que não é possível tirar conclusões pois tanto encontras privados com bons investimentos como muitos com maus investimentos, nem sequer se pode dizer que normalmente os privados investem melhor.

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Ingersoll
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Mensagem por Ingersoll »

Corsario-Negro Escreveu:
e normalmente é melhor investido pelos privados.
Sabendo que o Governo é só um e privados são milhares... diria que não é possível tirar conclusões pois tanto encontras privados com bons investimentos como muitos com maus investimentos, nem sequer se pode dizer que normalmente os privados investem melhor.
Meu caro, os privados que investem invariavelmente mal não existem, uma vez que a concorrência acaba por os engolir. Se existem excepções é porque, infelizmente, não vivemos num mercado concorrencial perfeito. De facto, as fricções ao bom funcionamento do mercado devem-se em grande parte ao Estado.

Só o Estado é que se pode dar ao luxo de investir persistentemente mal.

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japardalm
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Mensagem por japardalm »

Depois do relatório apresentado, é uma vergonha para o governo se avançar com o projecto!

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

já agora, só para fundamentar a minha opinião e não dizerem que mando bitaites sem saber.. não estou a defender a necessidade imperiosa de um aeroporto na zona centro mas simplesmente a justificar que seria rentável/lógico.
quanto à Ota, nos moldes apresentados (principalmente problemas técnicos) espero que o projecto não vá avante..

Imagem
mapa portugal - densidade

Distâncias:

Porto – Pedras Rubras: 15 km
Coimbra – Porto: 120 km
Coimbra – Pedras Rubras: 135 km,
Leiria – Pedras Rubras: 200 km

Coimbra – Ota: 155km
Leiria – Ota: 90km

Coimbra – Rio Frio: 245km
Leiria – Rio Frio: 175 km


[QUOTE=fernao;12241755]
O concelho de Pombal (58.000 habitantes) faz fronteira com os seguintes concelhos:
Figueira da Foz – 63.000
Soure – 20.000
Leiria – 125.000
Ourem – 50.000
Ansiao – 14.000
Alvaiazere – 8.000

a que juntando os 160.000 habitantes de Coimbra, que fica a cerca de 30 minutos, dá 500.000 habitantes, so' nos concelhos imediatamente vizinhos de Pombal. Isto e' mais populacao do que Madeira e Acores juntos so nos concelhos vizinhos...

Tendo em conta outros concelhos na mesma zona: Cantanhede (40.000), Marinha Grande (40.000), Montemor (25.000), Lousa (25.000), norte dos concelhos de Alcobaca (55.000), Tomar (43.000), Torres Novas (37.000) e toda a zona do Centro interior, facilmente chegaria a uma area de influencia de cerca 1 milhao de habitantes.

Esta zona do pais teve um enorme fluxo de emigracao para a Europa, sendo os emigrantes uma parte muito significativa do trafego aereo em Portugal, e rotas da emigracao poderiam ser rentaveis - Paris, Suica, Londres - assim como voos internos para a Madeira e Acores, e voos charters para turismo.


já agora, uma comparação de tamanho:



Imagem