Música Contemporânea nos 21 Anos da RUC - Sáb, 3 Março @TAGV

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Música Contemporânea nos 21 Anos da RUC - Sáb, 3 Março @TAGV

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Música Contemporânea nos 21 Anos da RUC

Ao comemorar os seus 21 anos, a Rádio Universidade de Coimbra apresenta sábado, 3 de Março pelas 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, um concerto pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa integrado na IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Fundado em 1970 por Jorge Peixinho com a colaboração de músicos portugueses como Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, o GMCL tem vindo a participar em inúmeros eventos/concertos em Portugal e no estrangeiro, relacionados com a música contemporânea, interpretando obras de compositores nacionais e também de compositores estrangeiros.

Para além deste concerto e ao longo de todo o dia, haverá no TAGV a projecção de gravações de ensaios/concertos do GMCL e de entrevistas com os compositores integrantes do programa tal como a audição de obras de música contemporânea Portuguesa do século XX e XXI.

A Escolha do programa para o concerto teve como intuito dar a conhecer as diferentes gerações de compositores Portugueses tal como os seus diversos estilos de composição incluindo assim obras de João Pedro Oliveira, João Madureira, Clotilde Rosa, Patrícia Sucena Almeida e Jorge Peixinho.

A formação do GMCL para este concerto será constituída por:
Soprano - Susana Teixeira
Flauta - João Pereira Coutinho
Clarinete - Luís Gomes
Violino - José Machado
Viola - Ricardo Mateus
Violoncelo - Jorge Sá Machado
Piano - Francisco Monteiro
Harpa - Stéphanie Manzo
Percussão - Fátima Pinto
Maestro – Christopher Bochmann

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Programa do concerto:
Ce Funeste Langage (2005) - João Madureira
O Abismo e o Silêncio (2001) - João Pedro Oliveira
Fati Necessitas (2005) - Patrícia Sucena Almeida
Con-sequência (2006) - Clotilde Rosa
Sine Nomine (1987) - Jorge Peixinho

Bilhetes à venda na bilheteira do TAGV
Preços: 10€ Normal; 8€ Estudante/Sénior

Historial
O GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portugueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, que desde há algum tempo trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian.

A sua primeira apresentação pública teve lugar no Festival de Sintra desse mesmo ano, mantendo desde então uma constante regularidade nas suas apresentações no País assim como a realização de diversas gravações para a Radiodifusão Portuguesa e RTP. Logo em 1972 teve a sua primeira deslocação ao Estrangeiro, participando no Festival de Arte Contemporânea de Royan.

Depois de 1974 e ao longo dos seus mais de 30 anos de existência efectuou concertos em diversos Países integrados em vários Festivais, dos quais se destacam:
II Festival Ibérico de Badajoz; Festival de Outono de Varsóvia ( com o plano de intercâmbio cultural entre as sociedades de autores portuguesa e polaca); Ciclo "24 Horas de Comunicação" em Bruxelas; Bienal de Música de Zagreb - Jugoslávia; Festival Gaudeamus - Holanda; Ciclo "Homenagem a Fernando Pessoa" em Espanha; Festivais Internacionais de Música Contemporânea em Sevilha, Santiago de Compostela e Alicante; Festival Manca de Nice; Festival Antidogma de Turim; 17ª Semana Musical de Siena; World Music Days de Amsterdão; Festival de Música Nova de Santos e São Paulo; Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte; Europália 91; Semana Internacional de Música Nova de Bucareste; Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea de Lisboa; Jornadas de Arte Contemporânea do Porto.

Nos finais dos anos 70, foi-lhe atribuído um subsídio pela Secretaria de Estado da Cultura, para a realização de concertos e sessões de animação musical em várias localidades da província.

Gravou para as Tribunas Internacionais de Compositores de 1975 e 1976 as seguintes obras de Compositores portugueses: Recitativo IV de Jorge Peixinho, Momento I de Constança Capdeville, Diálogos de Filipe Pires e Encontro de Clotilde Rosa. Colaborou também na gravação em disco da obra CDE e Quatro Estações de Jorge Peixinho, assim como na gravação de um disco com obras de Compositoras Portuguesas. Colaborou em várias obras originais para teatro, cinema e mix-media.

Paralelamente realizou outros concertos extra-festivais, colóquios e master-classes em Portugal e estrangeiro, levando a Cultura Portuguesa além fronteiras.

Em Portugal colaborou regularmente nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, levando ao palco as últimas criações de compositores nacionais, interpretando, no entanto, também obras de Compositores das mais diversas latitudes, de acordo com os projectos específicos de cada concerto.

Em 1991 foi distinguido com a medalha de Mérito Cultural atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura.

Após o falecimento do seu Fundador e Director participou, entre outros, nos festivais: "20s Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea"; " Musica Bayreuth" (gravado para a Bayersher Rundfunk) e "Neue Musik in Bamberg " na Alemanha; na Fundação de Serralves no Porto; no Festival de Almada, sob a direcção de Aldo Brizzi.

Em 1996, num concerto de homenagem a Jorge Peixinho no Montijo foi dirigido por Álvaro Salazar.

Participou em 1998 na primeira edição do Festival Internacional de Músicas Contemporâneas, organizado pelo Teatro Nacional de S. Carlos, tendo sido dirigido por José Ramón Encinar.

Em 2000, colaborou no Festival Internacional de Electroacústica MúsicaViva 2000 e realizou um concerto no Teatro Nacional de S. Carlos só com obras de Clotilde Rosa, com direcção de Carlos Franco. Ainda em 2000 foi-lhe atribuído um subsídio por dois anos, por parte do IPAE - Ministério da Cultura, para fazer encomendas a compositores e realizar concertos.

Em 2001, participou na 23ª edição do Festival Internacional Ensems em Valência , com direcção de Carlos Franco e Pedro Amaral, realizou um concerto nas Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo, realizou dois concertos na XI Bienal de Vila Nova de Cerveira, participou em co-produção num espetáculo multimédia com a Companhia de Teatro Pé de Vento, no Porto e realizou um concerto no CCB em Lisboa, em que foram apresentadas em estreia absoluta 6 obras expressamente compostas para o GMCL de Alexandre Delgado, António Sousa Dias, Clotilde Rosa, Filipe Pires, João Pedro Oliveira e Luís Tinoco, este concerto foi dirigido por Carlos Franco, Alexandre Delgado e Pedro Carneiro. Ainda nesse ano gravou um CD com obras de Clotilde Rosa que em breve será lançado no mercado.

Em 2002, ainda com o apoio do IPAE-MC, participou no Festival Aveiro-Síntese, no Simpósio de Música Contemporânea em Castelo Branco, em dois concertos na Fundação de Serralves no Porto, e em Lisboa, no Instituto Franco-Português. Nestes três últimos concertos foram apresentadas em primeira audição absoluta 5 obras dedicadas ao GMCL, tendo sido quatro encomendadas aos compositores António Chagas Rosa, Fernando Lapa, Pedro Rocha e Sérgio Azevedo e ainda uma de Clotilde Rosa.

O GMCL tem como objectivo principal divulgar, obras de compositores portugueses contemporâneos, com incidência na obra de Jorge Peixinho – fundador do Grupo.