O reitor da Universidade Católica Portuguesa, ontem, disse esperar que “que este novo Governo, que faz da liberdade o seu apanágio, olhe sem receio para a liberdade de ensino, enquanto liberdade de ensinar e de aprender”. Numa cerimónia daquela instituição, agradeceu às famílias dos alunos a «coragem que tiveram em exercer o direito à liberdade de ensino», o que «implicou que tivessem de pagar duplamente, primeiro enquanto contribuintes do Estado e depois através das propinas».
A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição de ensino superior privada. Por isso, deve encontrar meios para o seu próprio financiamento em nome dessa sua autonomia privada. Para além disso, a Universidade Católica é isso mesmo: católica. Ao pretender um estatudo de financiamento diferente das outras universidades privadas, está a entrar em rota de colisão com o princípio da igualdade e com o princípio da laicidade.
E há um outro factor a considerar: se o Estado não tem verbas para financiar os seus próprios estabelecimentos de ensino superior, como é que irá arranjar fundos para os privados?
http://www.ateismo.net/diario/arquivo/2 ... 0150105827
Esmola para a Católica
-
jane_marple
- Regular

- Mensagens: 125
- Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Se é privada, é privada... trata-se, de certo modo, de uma empresa. Logo, não deveria depender de subsídios do Estado. Não vejo porque é que deveriam ser dados subsídios a uma universidade privada quando os alunos das universidades públicas são prejudicados com propinas estupidamente altas e incrivelmente mal aplicadas.
-
peace^^
- Veterano

- Mensagens: 660
- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
-
jane_marple
- Regular

- Mensagens: 125
- Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49