Candidaturas Direito 2010

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Joanaa
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57
Localização: Cascais - Lisboa

Candidaturas Direito 2010

Mensagem por Joanaa »

Olá Pessoal!

Gostava de saber o que acham a cerca das notas de entrada neste ano para Direito. O ano passado o último colocado teve 15,0, será que este ano a média baixa, visto que o exame de portugues foi um desastre no geral?!

Tou um bocado preocupada, porque há anos q quero entrar para Coimbra em Direito e vejo q cada ano que passa a média aumenta! =/

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas Direito 2010

Mensagem por ZéPróVinho »

Joanaa Escreveu:Olá Pessoal!

Gostava de saber o que acham a cerca das notas de entrada neste ano para Direito. O ano passado o último colocado teve 15,0, será que este ano a média baixa, visto que o exame de portugues foi um desastre no geral?!

Tou um bocado preocupada, porque há anos q quero entrar para Coimbra em Direito e vejo q cada ano que passa a média aumenta! =/
Buenas, a média o ano passado aumentou bastante em consequência de apenas se ter exigido uma prova de aferição ... este ano volta a ser exigido duas provas para a candidatura, assim em princípio a média irá baixar ...;

Não te esqueças que tens além da segunda fase de candidatura, uma terceira fase de candidatura sendo que na FDUC é normal o surgimento de novas vagas perante a desistência de alguns caloiros.

Podes (e deves) se é Direito que queres seguir, candidar-te as restantes universidades (públicas, penso eu as preferenciais), no caso de entrares numa que não a de Coimbra terás duas hipóteses:

1º) uma permuta ao pedido para Coimbra em troca do destino que te calhou;

2º) fazes um ano de direito na universidade em que entrastes e depois pedes transferência de curso para a FDUC (aqui também é em regime de concurso de acesso tendo em conta diversos parâmetros nomeadamente as cadeiras\notas que fizestes - pessoalmente entrei assim).

Se não conseguires entrar em regime de acesso público podes tentar entrar nas privadas (se as puderes suportar, pois as propinas de licenciatura são normalmente a dobrar das do ensino público), aqui tens vários destinos sendo a Católica a mais apetecida (e a melhor faculdade de direito para alguns, e incontestavelmente a melhor em termos de mestrados a avaliar pela resposta do mercado e tal já não é um facto incontestável o problemas dos mesmos é o preço que dispara para 3 a 4 vezes mais o do público ...); das privadas em Coimbra tens o Instituto Superior Bissaya Barreto que lecciona direito se insistires em ficar em Coimbra.

Outra possibilidade é entrares num curso em na Universidade de Coimbra como p.ex: Administração Público-Privada também na FDUC e depois sujeitares te a transferência (e ao mesmo tempo pelo acesso normal - visto que os exames que fazes devem possuir validade de dois anos, ou então repetes para teres melhor nota); ou mesmo outro curso como História, Filosofia etc ...; a única vantagem aqui presente é o facto de mudares de curso dentro da própria universidade pode ser mais fácil (penso que - mas não tenho a certeza - que é um concurso com vagas distintas) uma questão de te informares.

Espero ter ajudado alguma coisa é só pedires.

MV
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 15:47
Localização: COIMBRA

Mensagem por MV »

Olá, eu este ano espero entrar para Direito na FDUC. É verdade que as notas, no geral, foram uma miséria a português, mas a História o exame era acessível.
Acho que a média não vai descer, ou se descer, não vai ser muito. Visto que, os bons alunos tiraram boas notas de certeza, há sempre a opção do exame de inglês e História foi fácil.
Eu espero conseguir entrar, tenho notas para isso, mas nunca se sabe :S

Podia era haver por aqui alguém que me tirasse algumas dúvidas. É que eu nao conheço aquilo e depois, para a matricula, acho que vou ficar à nora :S

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

MV Escreveu:Podia era haver por aqui alguém que me tirasse algumas dúvidas.
Alguma coisa é só pedires, sou aluno da FDUC, entre outros utilizadores deste forúm que decerto também responderão, demonstrando desde já a solidariedade académica.

MV
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 15:47
Localização: COIMBRA

Mensagem por MV »

ZéPróVinho Escreveu:
MV Escreveu:Podia era haver por aqui alguém que me tirasse algumas dúvidas.
Alguma coisa é só pedires, sou aluno da FDUC, entre outros utilizadores deste forúm que decerto também responderão, demonstrando desde já a solidariedade académica.
bem, obrigada. :D
Eu sempre quis entrar na FDUC, mas toda a gente me diz que é um curso
demasiado teórico e muito antiquado e extremamente difícl para concluir (curiosamente só pessoas de Lisboa é que me disseram isto, acrescentando que devia ir para lá estudar porque é onde estão os melhores cursos).
O que é certo é que fiquei com um certo medo de lá chegar e não conseguir fazer nada :S
Queria saber se é mesmo assim... :|

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

MV Escreveu:
ZéPróVinho Escreveu:
MV Escreveu:Podia era haver por aqui alguém que me tirasse algumas dúvidas.
Alguma coisa é só pedires, sou aluno da FDUC, entre outros utilizadores deste forúm que decerto também responderão, demonstrando desde já a solidariedade académica.
bem, obrigada. :D
Eu sempre quis entrar na FDUC, mas toda a gente me diz que é um curso
demasiado teórico e muito antiquado e extremamente difícl para concluir (curiosamente só pessoas de Lisboa é que me disseram isto, acrescentando que devia ir para lá estudar porque é onde estão os melhores cursos).
O que é certo é que fiquei com um certo medo de lá chegar e não conseguir fazer nada :S
Queria saber se é mesmo assim... :|

Olha é totalmente verdade, isto aqui é horrível é triste, as condições são miseráveis, é demasiado difícil, demasiado exigente e a culpa é sempre mas sempre dos professores e nunca do facto de se começar a estudar para o exame 4 dias antes do mesmo intercalado com o visionamento de telenovelas e o programa da Fátima Lopes ...;

Direito existe HÁ milhares de anos, regula e está presente em TODOS os aspectos da nossa sociedade, mexe com os nossos DIREITOS e DEVERES ou seja as nossas regres de convivência e os valores que todos partilhamos como comunidade organizada e não como selvagens numa selva; ser jurista é ser o intermediário privilegiado na compreensão desta realidade, no modo como defendes e constróis a tua sociedade os teus valores as tuas expectativas ... através do estudo do Direito enquanto disciplina que antes demais é um enorme estudo sociológico de função concreta de resolução de controvérsias juridicamente relevantes ... esperando ter te dado uma breve nota da dimensão do que é o Direito pergunto eu achas que o mesmo não se concebe como exigente?

Ao concreto; 1º ano entram 400 caloiros (no conjunto das formas possíveis), desses 50 a 70 "desaparecem" (copos vida da noite, estudantes trabalhadores que não conseguiram conciliar, falta de vocação etc..); 250 passam para o segundo ano ... para o 3º passam mais uns 200 e fica fixo até ao fim! (isto num exercício absolutamente generalizado); o que custa mesmo é a adaptação ao curso à sua exigência, é uma questão de se perceber que aqui é o Ensino Superior a sério sendo necessário um estudo diário se quiseres ser um JURISTA ou podes ir pela adrenalina e fazer cadeiras a estudar 10 dias antes e ser um carpinteiro (que faz cadeiras) e aquando na vida jurídica forense espalhares-te ao comprido ... o mercado o bem decide.
De qualquer forma a dificuldade geral é elevada por isso é que o curso é reputado, tudo se faz com esforço e dedicação e se souberes as coisas passas sempre, e tudo depende dos professores da cadeira, eles sim a podem tornar difícil ou mais acessível .. dificilmente impossível, senão não teriamos uma fornada de malta licenciada todos os anos aqui em Coimbra; o curso é tão prático como qualquer outra, isso são argumentos vãos o que existe é doutrinas distintas em certas matérias e as nossa por aqui são um pouco mais aceites do que as de Lisboa e isso é o que causa a dor de cotovelo (!); de qualquer forma o prestigío de uma Universidade\Faculdade neste caso avalia-se por : absorção por parte do mercado, trabalho de investigação, e parcerias com Universidades estrangeiras e consequente reconhecimento internacional; assim a FDUC na minha opinião encontra-se muito bem posicionada.

De qualquer forma só tu podes decidir se é para ti ou não a FDUC, ou mesmo o Direito, ao que hoje aconselho só a quem gosta mesmo de Direito que tenha a vocação para tal que venha os restantes sigam outra via ou sujeitam-se a passar anos a tentar fazer o curso.

Último conselho, todo curso em Direito que seja exigente ergo competente, pressupõe uma educação auto-didacta da tua parte, ou seja grande parte de matérias ou as queres aprender por ti mesmo ou nada ...

Joanaa
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57
Localização: Cascais - Lisboa

Mensagem por Joanaa »

Pois, realmente a média o ano passado "disparou", tou mesmo na expectativa que este ano baixe devido ao facto de serem necessários dois exames e de portugues não ter sido grande coisa. Pessoalmente eu também achava que ia entrar sem problemas, mas ahoje ao fazer a candidatura fiquei com um certo receio! =S

Se não entrar, tentarei as opções que disseste, entra noutra fac, fazer lá um ano e depois tentar outra vez em Coimbra, porque é realmente o que quero (Apesar de ser de Lisboa! =0)

Joanaa
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57
Localização: Cascais - Lisboa

Mensagem por Joanaa »

Quanto ao nível de exigência...epah tou preparada, alias, mentalizada! O facto de ser uma coisa que quero mesmo acho que vai ajudar a empenhar-me e não me perder pelo meio (borgas e etc.! :P )

Joanaa
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57
Localização: Cascais - Lisboa

Re: Candidaturas Direito 2010

Mensagem por Joanaa »

"Não te esqueças que tens além da segunda fase de candidatura, uma terceira fase de candidatura"

Podes explicarme isto da terceira fase?! Já várias pessoas me falaram nela, mas não eprcebi muito bem cmomo funciona!

MV
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 15:47
Localização: COIMBRA

Mensagem por MV »

ZéPróVinho Escreveu:
esperando ter te dado uma breve nota da dimensão do que é o Direito pergunto eu achas que o mesmo não se concebe como exigente?
Claro, é por isso que não entendo o porquê de dizerem tanto mal :|


É que é mesmo o que eu quero, nem me vejo noutra área :s

Bem, mas muito obrigada, ajudaste-me a entender muita coisa. Qualquer dúvida que venha a ter mais tarde volto aqui :)

MV
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 15:47
Localização: COIMBRA

Re: Candidaturas Direito 2010

Mensagem por MV »

Joanaa Escreveu:"Não te esqueças que tens além da segunda fase de candidatura, uma terceira fase de candidatura"

Podes explicarme isto da terceira fase?! Já várias pessoas me falaram nela, mas não eprcebi muito bem cmomo funciona!
a terceira fase, se não me engano, são vagas que abrem por outras pessoas que entraram nas outras duas fases terem desistido. Mas para se entrar na 3ª fase, acho que se tem de pagar :O

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas Direito 2010

Mensagem por ZéPróVinho »

MV Escreveu:
Joanaa Escreveu:"Não te esqueças que tens além da segunda fase de candidatura, uma terceira fase de candidatura"

Podes explicarme isto da terceira fase?! Já várias pessoas me falaram nela, mas não eprcebi muito bem cmomo funciona!
a terceira fase, se não me engano, são vagas que abrem por outras pessoas que entraram nas outras duas fases terem desistido. Mas para se entrar na 3ª fase, acho que se tem de pagar :O
Sim é isso mais coisa menos coisa, e em certos curso entras só no segundo semestre, abre em Novembro ou Dezembro algo assim, não é muito publicitada nem a encontro no site, nem sei de ainda está em vigor pois nem à legislação dá para aceder ... uma questão de perguntares aquando fores verificar os resultados do acesso,

http://www.matematica.com.pt/post/3-Fas ... erior.aspx

o link em cima mostra a situação em 2007 para teres uma ideia;

Joanaa
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57
Localização: Cascais - Lisboa

Mensagem por Joanaa »

Ok, assim sendo vejo que isto da 3ª fase é tudo um bocado complexo, visto q dão muito pouca informação. Penso mesmo que me resta esperar pelos resultados da primeira e segunda fase, quem sabe nem necessite da terceira, se precisar, o melhor será mesmo ir a própria faculdade.

Obrigada pelo link, ajudou! ;)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Também estou na fduc, qualquer dúvida que tenham tenho gosto em responder =)

MV Escreveu:Eu sempre quis entrar na FDUC, mas toda a gente me diz que é um curso demasiado teórico e muito antiquado e extremamente difícl para concluir (curiosamente só pessoas de Lisboa é que me disseram isto, acrescentando que devia ir para lá estudar porque é onde estão os melhores cursos).
O que é certo é que fiquei com um certo medo de lá chegar e não conseguir fazer nada :S
Queria saber se é mesmo assim... :|
Quanto ao que dizem, algumas são verdades outras nem tanto.
Como foi dito, é realmente um curso exigente, em que quem não estuda não pode esperar obter bons resultados. E podes esperar que algumas cadeiras com alguns professores podem ser mais exigentes que outras, mas com esforço tudo se faz (por vezes não à primeira, mas é para isso que servem as orais e recursos).
E não ligues ao que te dizem as pessoas que frequentam cursos em Lisboa porque há muita rivalidade entre faculdades, e não só entre os alunos..

Até ao segundo ano só não passa quem não quer (quem não estuda), mas no 3º ano já se nota uma certa diferença nas correcções de exames e na predisposição dos professores. E no 4º é mesmo o descalabro. Não te iludas, se vais para direito prepara-te para trabalhares e para engolires alguns sapos e aguentares algumas injustiças, porque as há e não nos é permitido fazer nada quanto a elas.. Mas também não é por isso que deixas de acabar o curso.

Concluindo, é um curso para quem gosta realmente e para quem está disposto a trabalhar para isso.
Boa sorte para a candidatura :wink:
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Marianafduc
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: segunda-feira, 01 setembro 2008 1:15

Mensagem por Marianafduc »

Qualquer dúvida, estou tb ao dispôr e subscrevo o que foi dito pelos meus colegas...Boa sorte!
Mestrado em Direito :-)

Responder