Bolonha em 2007/2008

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sim, as residências universitárias nem para os nossos dão, quanto mais para os outros. E a falta de informação é verdade, na ESEC não vejo um cartaz sobre isso para os estudantes verem. E depois há aqueles que vêm os Erasmus como que "caídos de pára-quedas" e não lhes ligam... :roll:

estebes
Estreante
Estreante
Registado: domingo, 05 fevereiro 2006 21:46

Mensagem por estebes »

:arrow: :arrow: Enquanto não tivermos a casa arrumada, nem vale a pena pensar em Bolonha.

:arrow: :arrow: Bolonha em si representa uma tentativa de harmonização dos sistemas de ensino europeu, o que é positivo. Mas a informação é tão pouca e sua discussão ainda menor que, apenas serve para desviar a atenção dos problemas do ensino superior, isto é, acção social ineficaz, equipamentos degradados ou incompletos, psudo-estágios profissionais (ok, existem bons mas mto poucos), pouca articulação com o mercado de trabalho e qualidade duvidosa de mtos cursos.

:arrow: :arrow: Irrita-me ver coisas tão importantes para nós estudantes do superior serem decididas com tanta superficialidade e em tão pouco tempo quando em alguns paises europeus o processo de Bolonha já vai num estado avançado de implementação (pq começaram logo a implementar)

:arrow: :arrow: Xiça, xiça, xiça (foi um desabafo...)

Vixtu
Novato
Novato
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29

Mensagem por Vixtu »

As alterações que o Processo de Bolonha acarreta não são nada simples nos casos das Licenciaturas em Medicina e Medicina Dentária (particularmente em Medicina Dentária). Visto que estou em Medicina Dentária posso explicar um pouco melhor a parte que me toca.
Tenho conhecimento de algumas alterações que foram propostas pelo Conselho Científico o ano passado, posso dizer que são esperadas diferenças significativas no plano curricular. Muitas das cadeiras actuais deverão desaparecer ou ser substituídas por outras e ainda algumas basicamente só mudam o seu nome. O grande problema, a meu ver, e que me faz torcer um pouco o nariz, é que o nosso curso está organizado em 6 anos, e independentemente das aulas teóricas (componente teórica do curso) que poderiam ser adaptadas com maior ou menor 'esforço', temos uma importantíssima componente prática que corre o risco de ser reduzidíssima... A componente prática a que me refiro diz respeito a consultas que damos a doentes. Nós começamos a dar consultas a pacientes logo no final do 3º ano (embora aí seja só para ter uma ideia de como irá ser), depois no 4º ano temos já 8h por semana de consultas, no 5º ano temos cerca de 16h ou 18h, finalmente no último ano temos uma 'cadeira' que se designa Clínica Integrada. Esta 'cadeira' funciona +/-, para fins práticos, como um estágio interno... pois consiste em dar consultas desde as 8h30 ate às 18h, naturalmente com pausa de almoço lol, todos os dias (acho que às 4ªs é só de manhã).

Com Bolonha penso que tudo isto vai desaparecer, e o formato do curso se vai assemelhar a um 4+1...
Enfim, se tivermos em conta que acabando Medicina Dentária, na actualidade, o futuro imediato se encontra na prática privada, em que dependemos só de nós... pode-se facilmente perceber que o curso com estes anos todos beneficia em muito os futuros profissionais e, claro, é muito mais seguro para os futuros pacientes... :P