Matrícula e Propinas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Annne
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: segunda-feira, 13 setembro 2010 18:18

Matrícula e Propinas

Mensagem por Annne »

Boa noite !

Gostaria de esclarecer uma dúvida, até 17 de Setembro temos que fazer a matrícula, no acto da matrícula o que é que temos que pagar?

Eu tinha na ideia que pagavamos apenas uma taxa de seguro escolar, etc., que ronda os 5 euros, certo?
Depois a 1º propina será paga apenas no mês de Outubro, o que nos possibilita concorrer à 2º fase de candidatura, ficar a saber os resultados que serão anunciados no dia 29 de Setembro e então, só depois pagar a primeira propina ou no caso de ser colocada na 2º fase posso assim cancelar a matrícula inicial, realizar uma outra matrícula no novo estabelecimento e só depois pagar as propinas. É assim mesmo ?

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39

Mensagem por Ally »

eu não paguei nada lol pedem te é 5€ para abrir a conta no santander

Annne
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: segunda-feira, 13 setembro 2010 18:18

Mensagem por Annne »

No acto da matrícula é apenas isso ?
E ao realizares a matrícula és obrigado posteriormente a pagar a 1º propina, mesmo que mudes de universidade?

Agradecia uma resposta

Avatar do Utilizador
msdigitalis
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: sábado, 27 setembro 2008 21:27

Mensagem por msdigitalis »

Aquilo que me aconteceu a mim foi somente isso mesmo, pagas 5€ para o cartão do Santander (Cartão de Estudante) e mais nada.
Consoante ás propinas pagas somente dia 31 de Outubro a primeira.

Bom Ano

Annne
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: segunda-feira, 13 setembro 2010 18:18

Mensagem por Annne »

Obrigada e igualmente :D

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Como já disse, ao concorreres à segunda fase se entrares a matricula da primeira fase é automaticamente anulada. Mesmo que pagues as propinas (podes faze-lo) o dinheiro é depois transferido automaticamente para a nova instituição.

Renan
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 14 setembro 2010 23:54

Mensagem por Renan »

Leia Escreveu:Como já disse, ao concorreres à segunda fase se entrares a matricula da primeira fase é automaticamente anulada. Mesmo que pagues as propinas (podes faze-lo) o dinheiro é depois transferido automaticamente para a nova instituição.
Leia eu hoje liguei para a UP e falei com um senhor que não me soube dizer o montante ao certo, mas que me afirmou que eu na minha situação, teria que pagar duas matrículas. Como o respectivo senhor não sabia o montante a pagar, não sei se ele falava do custo dos ingressos e seguro escolar, ou se estava a falar também da própria matrícula, uma vez que na UP no acto da matrícula paga-se a 1º propina.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que o senhor te disse está incorrecto.

Tal como é referido no guia de candidatura "O estabelecimento de ensino superior onde o estudante foi colocado na 1.ª fase remete ao estabelecimento de ensino superior onde o estudante foi colocado na 2.ª fase toda a documentação relevante, bem como a importância recebida a título de propina de inscrição."

Renan
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 14 setembro 2010 23:54

Mensagem por Renan »

Obrigada Leia.
Com a azáfama que se faz sentir nas universidades nestas alturas ou é muito difícil fazermo-nos entender ou eles induzem-nos a erro, com a pressa nos despachar. O que nos vale é que existem fóruns como este e pessoas como tu, sempre prontas a ajudar.

Leia não sei se é estudante na UC ou se já foi, mas na tua opinião para o curso de Direito qual a melhor universidade a FDUC ou a Universidade de Direito do Porto?

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu sou estudante da UC... mas de Medicina. Assim, não sou a pessoa indicada para te dar esse tipo de informação! Pesquisa na internet, há vários fóruns onde estudantes de direito dão a sua opinião.