Nós por cá

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Nós por cá

Mensagem por Lino »

Estava a ver o telejornal da SIC com esta secção quando tive a ideia de fazer um que denuncie os locais negligenciados de Coimbra...

O primeiro é este passeio junto da Sé Velha:
Imagem
(em vez de acabarem a data e informação colocam cimento?)

Há, nas traseiras da Sé Velha, esta capela também degradada:
Imagem

Além da casa onde viveu tão ilustre cidadão (será difícil pintar a parede?):
Imagem

Isto numa zona que se quer património da UNESCO não é muito abonatório...

No Pátio da Inquisição, arranjado há alguns anos, ainda se vê paredes degradadas como esta:
Imagem

Além deste painel de azulejos na Cruz de Celas em que, apesar dos azulejos caídos, nada foi feito para o arranjar:
Imagem

Há ainda muito por fazer por cá...
Última edição por Lino em terça-feira, 19 fevereiro 2008 22:51, editado 1 vez no total.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Coimbra tem mais encanto :!:

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Lino Escreveu:
Além da casa onde viveu tão ilustre cidadão (será difícil pintar a parede?):
Imagem

que cidadão? :oops:

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pela foto que está na parede da casa parece-me o José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos.

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

Sim é boa ideia! Temos que tentar melhorar a nossa cidade, há muitos locais que dão pena.

---> http://sic.sapo.pt/online/blogs/nos_por_ca

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Lino Escreveu:Além da casa onde viveu tão ilustre cidadão (será difícil pintar a parede?):
Imagem

Eu acho que, mais do que pintar a parede da casa, seria reabilitar a casa que está em frente!

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

mas para quem parece que teve tanto gosto em acabar com o Festival Zeca Afonso também não deverá ter grande interesse em reabilitar a casa onde ele viveu :!:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Realmente as políticas culturais de cá não são grande coisa...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Vamos lá ver... A casa não é de alguém? Mora lá gente, não mora? Não está a cair de podre? Então não me parece que seja uma prioridade... Quem lá vive que pinte a casa. Eu tb pinto a minha quando quero que seja feito.

Tá bem que foi a casa onde viveu Zeca Afonso, mas existem bem mais prioridades.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:Vamos lá ver... A casa não é de alguém? Mora lá gente, não mora? Não está a cair de podre? Então não me parece que seja uma prioridade... Quem lá vive que pinte a casa. Eu tb pinto a minha quando quero que seja feito.

Tá bem que foi a casa onde viveu Zeca Afonso, mas existem bem mais prioridades.
Não é assim tão linear. Para já a maioria das casas dessa zona são alugadas, com rendas pré-25 de Abril, ou seja pagam menos pela casa que tu pela tv cabo. Nessas condições é difícil o senhorio ter dinheiro para obras.

Tu pintas a tua, mas pintas como queres e bem te apetece pois moras fora do centro histórico, agora quem mora numa zona que se quer submeter a Património Mundial tem de respeitar regras.. há uns tempos ouvi uma frase do Presidente da Junta de São Bartolomeu que é bem exemplificativa da burocracia: "Nesta freguesia até para espetar um prego na parede da casa é preciso um requerimento ao IPPAR"

Neste momento está a decorrer por parte da CMC uma tentativa de requalificar toda a Alta da cidade e eu concordo plenamente, não ando aqui com invejas a dizer que tb tenho direito que a minha casa seja pintada.. ou não gostas quando vais a Guimarães, Braga, Viana, etc e vês aqueles Centros Históricos todos bonitos?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

E o centro historico passa a estar todo bonito por causa da casa onde viveu Zeca Afonso estar pintada? Não. Como disse há coisas bem mais importantes a fazer na alta.

Apesar de ter de respeitar as regras, nao me parece que pintar de novo o branco que está estragado seja algo que vá fora das regras.

A pintura da casa até não parece ser muito antiga. Se saiu é devido a problemas de humidade. Para isso não voltar a acontecer seria necessário rever toda a isolação da casa...

Mas eu andei com invejas a dizer que tb queria que a minha fosse pintada? Eu disse, e volto a repetir que a alta tem imensas coisas para melhorar e uma pintura ligeiramente estragada não é de todo a coisa pior que existe nessa zona.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:E o centro historico passa a estar todo bonito por causa da casa onde viveu Zeca Afonso estar pintada? Não. Como disse há coisas bem mais importantes a fazer na alta.
A casa é apenas um exemplo.. Vais requalificar a Alta toda e deixar essa estragada? Vais arranjar só essa e deixar o resto estragado?.. têm de ser tudo, aos poucos..
Leia Escreveu:Apesar de respeitar as regras, nao me parece que pintar de novo o branco que está estragado seja algo que vá fora das regras.
então força.. pode ser que apanhes uma valente multa.. sorte tua que não moras em nenhuma zona protegida pelo IPPAR..
Leia Escreveu:Mas eu andei com invejas a dizer que tb queria que a minha fosse pintada? Eu disse, e volto a repetir que a alta tem imensas coisas para melhorar e uma pintura ligeiramente estragada não é de todo a coisa pior que existe nessa zona.
..mas eu disse que andavas com inveja?..

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu volto a dizer que disse em cima que não era nenhuma PRIORIDADE e que havia coisas a fazer antes. Porque numa zona onde existem casas a cair com vidros partidos e condições mesmo más, a pintura de uma casa não é algo que choca à primeira vista.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Requalificar a Alta e o património é importante e isso passa também pela pintura pois os olhos também comem e a UNESCO exige-o, além de que é mais bonito ter a cidade pintada... se viveres numa casa sem as paredes das divisões pintadas também te sentes mal não é? Ora a cidade é uma casa maior e é assim que deve ser encarada.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Mas eu nao estou a dizer que nao! Disse que há coisas mais urgentes que isso.