E que tal opiniões sobre o que está mal e hipotéticas soluções?
Para mim, uma dos problemas da cidade começa logo no seu expoente máximo: A universidade.. A cidade agarrou-se em demasia à Universidade ao longo das ultimas décadas e agora a economia está quase dependente da mesma.
A autarquia não pode esquecer que a universidade existe mas tem de seguir numa outra direcção, tem de se auto-promover e desenvolver à parte da comunidade académica senão daqui a 30 anos continua tudo na mesma com as empresas a fecharem e a cidade cheia durante o ano lectivo e vazia durante as férias de verão.
Coimbra é, por natureza, a capital da região centro e tem de se afirmar como tal.
A prioridade a meu ver seria o tecido industrial.
Pois empresas de alta tecnologia empregam pessoas licenciadas que é o que mais existe em Coimbra todos os anos.
O problema é que esses licenciados vão embora para Lisboa, Porto, Leiria, etc pois cá não há emprego....
Deveria-se apostar mais na interacção com a Figueira, tanto a nível de turismo mas principalmente a nível comercial/industrial.
Uma linha de transportes de mercadorias eficiente ligada ao Porto da Figueira faria milagres para as empresas de Coimbra pois a distância de transporte é pequena..
Depois investir na imagem (turismo), fazer obras no aeródromo ou construir um de raiz de modo a que a cidade possa ser uma alternativa a Lisboa e Porto (em low-costs) para toda a população centro-litoral e centro-interior.
Com essa aposta certamente que o sector hoteleiro faria um sorriso aberto
Depois restam as pressões que se podem fazer. chatear o governo para que avance de vez com o metro, insistir para que o novo traçado do IP3 seja finalmente realizado e com uma saída mais próxima da cidade. Insistir ainda na prometida ligação a tomar (e castelo branco) pelo IC3..
Por fim, entre muitas outras coisas que me esqueço, um salão de exposições decente, pois é uma forma das empresas locais se mostrarem e, verdade seja dita, é uma forma de chamar investimento e até mesmo turistas de 2 dias
Coimbra já teve uma das maiores áreas industriais do país que entretanto perdeu quase toda. Mas tem o maior hospital do país, uma zona histórica movimentada, grande atractividade na região em que se insere.. é preciso é aproveitar o que temos