Comboios em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Ninguém está a criticar por criticar... Só é lamentável que Coimbra ainda tenha a estação que tem...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Sim, nisso concordo em absoluto

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Subbuteiro Escreveu:Ninguém está a criticar por criticar... Só é lamentável que Coimbra ainda tenha a estação que tem...
Parece-me que estás a criticar só porque sim quando dizes que uma estação 500m a norte da actual já vai ser uma estação «fora da cidade de Coimbra».

Esta parte é que devias comentar, porque foste tu que o disseste... :P

Quanto à parte de ser lamentável termos a estação que temos, parece-me consensual! Já está mais do que na hora de isto avançar!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:
Subbuteiro Escreveu:Ninguém está a criticar por criticar... Só é lamentável que Coimbra ainda tenha a estação que tem...
Parece-me que estás a criticar só porque sim quando dizes que uma estação 500m a norte da actual já vai ser uma estação «fora da cidade de Coimbra».

Esta parte é que devias comentar, porque foste tu que o disseste... :P

Quanto à parte de ser lamentável termos a estação que temos, parece-me consensual! Já está mais do que na hora de isto avançar!
Agora faz as contas de quantos anos serão precisos para o tgv chegar a Coimbra e depressa darás conta da podridão a que estação vai chegar... Lamentável ainda existirem pessoas que acham que não se deve investir mais na actual estação.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Então, mas a estação pode começar a ser construída antes do TGV chegar a Coimbra, certo??? Se se souber onde ele vai passar, pode começar a fazer-se a estação, deixando já acautelada a passagem do TGV. Ou não pode ser?

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:
Subbuteiro Escreveu:Ninguém está a criticar por criticar... Só é lamentável que Coimbra ainda tenha a estação que tem...
Parece-me que estás a criticar só porque sim quando dizes que uma estação 500m a norte da actual já vai ser uma estação «fora da cidade de Coimbra».

Esta parte é que devias comentar, porque foste tu que o disseste... :P

Quanto à parte de ser lamentável termos a estação que temos, parece-me consensual! Já está mais do que na hora de isto avançar!
Agora faz as contas de quantos anos serão precisos para o tgv chegar a Coimbra e depressa darás conta da podridão a que estação vai chegar... Lamentável ainda existirem pessoas que acham que não se deve investir mais na actual estação.
Basta que saibam qual é que vai ser o traçado definitivo do tgv para que possam construir a estação.
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Sim. Eu até achava que isso já estava definido para Coimbra. Enfim... Se Coimbra fosse Lisboa, já estava tudo a mexer, mas como não é, o pessoal da capital quer lá saber de despachar isto... enfim!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Sim. Eu até achava que isso já estava definido para Coimbra. Enfim... Se Coimbra fosse Lisboa, já estava tudo a mexer, mas como não é, o pessoal da capital quer lá saber de despachar isto... enfim!
Basta pesquisares e vais ver que a a primeira linha tgv a funcionar não vai ser a linha do norte... Por isso bem podemos continuar a sonhar com a nova estação ;)

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:Sim. Eu até achava que isso já estava definido para Coimbra. Enfim... Se Coimbra fosse Lisboa, já estava tudo a mexer, mas como não é, o pessoal da capital quer lá saber de despachar isto... enfim!
Basta pesquisares e vais ver que a a primeira linha tgv a funcionar não vai ser a linha do norte... Por isso bem podemos continuar a sonhar com a nova estação ;)
Volto a repetir que não é preciso o tgv estar a funcionar para que a nova estação seja construída. Basta que o traçado definitivo esteja concluído.
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

http://www.rave.pt/tabid/180/Default.aspx

O site da RAVE tem as informações relativas à nova estação da Aveiro (Que apenas vai receber TGV) e tem as informações relativas à adaptação da Gare do Oriente à Alta Velocidade. O resto do país é paisagem!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Este gráfico da própria RAVE mostra a necessidade de intervenção em Coimbra. Intervenção ao nível das linhas e da qualidade da estação. Coimbra é a zona do país onde as linhas estão mais sobreocupadas. Há 4 eixos sobre ocupados. Só se aproxima de Coimbra a zona da CIMPOR, perto de Lisboa, com 3 linhas sobre ocupadas.

Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:Sim. Eu até achava que isso já estava definido para Coimbra. Enfim... Se Coimbra fosse Lisboa, já estava tudo a mexer, mas como não é, o pessoal da capital quer lá saber de despachar isto... enfim!
Basta pesquisares e vais ver que a a primeira linha tgv a funcionar não vai ser a linha do norte... Por isso bem podemos continuar a sonhar com a nova estação ;)
Volto a repetir que não é preciso o tgv estar a funcionar para que a nova estação seja construída. Basta que o traçado definitivo esteja concluído.
E acreditas que façam a estação sem os fundos da UE para o TGV e suas infraestruturas? Eu não.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

userN, estás já no limiar do ser razoável e a entrar no pessimismo sem motivo para tal.. porque é que não haveriam de fazer? Esperaram pelos fundos do TGV para renovar as estações de Aveiro, Espinho e Braga, por exemplo?

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

daniel322 Escreveu:userN, estás já no limiar do ser razoável e a entrar no pessimismo sem motivo para tal.. porque é que não haveriam de fazer? Esperaram pelos fundos do TGV para renovar as estações de Aveiro, Espinho e Braga, por exemplo?
Ora por isso mesmo... Por ter visto a linha do norte com as estações mais significativas a serem remodeladas e Coimbra-b está como se vê...

A minha opinião é que nada vai acontecer a nível ferroviário na cidade de relevo até arrancarem as obras para a linha do norte TGV, mas ficava extremamente alegre que acontecesse o contrário do que digo.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Coimbra-B não foi intervencionada na altura porque Coimbra, ao contrário de outras cidades que apenas submeteram o espaço físico da Estação ferroviária a remodelação (no projecto da REFER "Estações com Vida"), quis aproveitar para fazer logo uma grande transformação, que ainda hoje é necessária.. para isso contratou um arquitecto catalão, Juan Busquets, para definir toda a intervenção desde a Portagem até ao Loreto, numa intervenção de 60 milhões de euros que mudava por completo a marginal da cidade e transformava Coimbra-B numa gare com centro comercial, pavilhão multiusos, etc..

mas com os atrasos do metro, empresa interveniente neste programa, com a burocracia devido a um projecto desta magnitude e com o anunciar do traçado de TGV a CMC e a REFER decidiram esperar até o traçado definitivo do TGV ser aprovado para então se definir o projecto da nova estação desta vez já com a RAVE como parceira..

Não sei se a autarquia fez bem ou mal mas tanto se fala em obras a curto prazo, sem planeamento e sem ambição, que neste caso até nem parece mal Coimbra esperar para, quando fizer, que seja algo verdadeiramente importante..

Só para servir de nota, Aveiro e Braga viram as suas estações remodeladas neste programa.. graças a isso agora terão o TGV a passar ao largo da cidade, em estações construídas de propósito para este efeito, tendo de existir um transporte entre a cidade e a estação.. Coimbra terá o metro, TGV, comboio e rodoviária tudo num só local.. e relativamente perto do centro da cidade..

Responder