Comboios em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

http://2.bp.blogspot.com/_r1GAPC4fr58/S ... 8_f02.jpeg

Digam lá que não tinha tudo para ficar uma beleza? :D

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Já conhecia o projecto. Sem duvida que ficava excelente em Coimbra. De um lado vista para o choupal e do outro lado um bela vista para a cidade.

http://i281.photobucket.com/albums/kk22 ... 18_f03.jpg

Também há este projecto para a nova Gare Intermodal de Coimbra e reconversão da zona da casa do sal.

http://i164.photobucket.com/albums/u17/ ... onseca.jpg

Aproveito também para deixar está notícia que apesar de já ter saído à algum tempo, tem uns pontos interessantes acerca da nova estação.
Estação de Coimbra junta AV e Linha do Norte

A nova estação multimodal de Coimbra localizar-se-á a Norte da actual gare de Coimbra-B e será desenvolvida em parceria pela autarquia, pela Rave e pela Refer. O protocolo entre as três entidades foi aprovado pela edilidade coimbrã.
A nova estação servirá a actual Linha do Norte e a futura linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto. Mas não só. O projecto prevê um interface intermodal de passageiros, áreas de estacionamento e até um pavilhão multiusos/arena.

A nova infra-estrutura localizar-se-á cerca de 500 metros a Norte da actual estação de Coimbra-B e deverá ser também servida pelo Metro do Mondego, em fase de implementação, e pelos serviços públicos rodoviários de passageiros.

A Câmara de Coimbra assumirá a elaboração do plano de urbanização da zona envolvente da futura gare, a ser realizada conjuntamente pela Rave e Refer.

31/03/2009
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

é tudo muito bonito no papel...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

A estação em cima da ponte está qualquer coisa de fantástica! É pena não se investir neste tipo de coisas...

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Subbuteiro Escreveu: Primeiro, nem temos a certeza se o TGV vai realmente ser construido. Segundo, a nova estação ficará 500 metros a norte da actual, o que significa que não fica propriamente "próximo de Coimbra" como dizes...
Tu és o tipo de gajo que se te dizem que vão construir um novo Shopping em Coimbra e fica no Estádio e tu moras no Bairro Norton de Matos começa a reclamar a dizer que fica quase em Espanha.


Qual é a tua definição de perto para uma estação? Uma que fique em plena Portagem?
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

LOOOL!

Realmente... acho que 500m não é nada!

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Jimmy Escreveu:
Subbuteiro Escreveu: Primeiro, nem temos a certeza se o TGV vai realmente ser construido. Segundo, a nova estação ficará 500 metros a norte da actual, o que significa que não fica propriamente "próximo de Coimbra" como dizes...
Tu és o tipo de gajo que se te dizem que vão construir um novo Shopping em Coimbra e fica no Estádio e tu moras no Bairro Norton de Matos começa a reclamar a dizer que fica quase em Espanha.


Qual é a tua definição de perto para uma estação? Uma que fique em plena Portagem?
Para mim, uma estação ferroviária é um módulo de transporte primário, e não secundário como vocês o querem fazer crer. Estamos a falar de comboios regionais e inter-regionais. Não estamos a falar da estação do TGV que é um transporte secundário, nem de um aeroporto.

Para que me serve a mim uma excelente estação de comboios fora da cidade, se para apanhar um comboio para Aveiro, tenho de sair dos extremos urbanísticos da cidade?

Daqui a pouco parecemos Viseu, que consegue ser a maior cidade da Europa sem transporte ferroviário...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Vais ter uma estação 500m ao lado desta? E vais ter metro a substituir a actual estação de Coimbra A?? Não estou a perceber a parte da estação estar fora da cidade....

??

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Subbuteiro Escreveu:Para mim, uma estação ferroviária é um módulo de transporte primário, e não secundário como vocês o querem fazer crer. Estamos a falar de comboios regionais e inter-regionais. Não estamos a falar da estação do TGV que é um transporte secundário, nem de um aeroporto.

Para que me serve a mim uma excelente estação de comboios fora da cidade, se para apanhar um comboio para Aveiro, tenho de sair dos extremos urbanísticos da cidade?

Daqui a pouco parecemos Viseu, que consegue ser a maior cidade da Europa sem transporte ferroviário...
Fora da cidade?
A estação actual (Coimbra-B) está dentro da área urbana e a futura também continuará a estar. E a distância até ao centro da cidade é pequena.
Se a estação estivesse localizada no centro da cidade, grande parte da pessoas também teria que apanha um segundo meio de transporte para outra parte da cidade, por isso pouca diferença faz a estação estar no centro ou um pouco afastada.
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Subbuteiro Escreveu:Para mim, uma estação ferroviária é um módulo de transporte primário, e não secundário como vocês o querem fazer crer. Estamos a falar de comboios regionais e inter-regionais. Não estamos a falar da estação do TGV que é um transporte secundário, nem de um aeroporto.

Para que me serve a mim uma excelente estação de comboios fora da cidade, se para apanhar um comboio para Aveiro, tenho de sair dos extremos urbanísticos da cidade?
Subbuteiro, como é que actualmente apanhas um comboio para Aveiro?

a) Vais directamente até Coimbra-B de transporte próprio ou de transporte colectivo, o que nada muda pois as linhas que servem a actual estação vao-se certamente adaptar à nova, que não fica a 5 kms mas sim a 500 mts.

b) Apanhavas um comboio em Coimbra-A que te fazia a ligação a Coimbra-B, que na génese não vai mudar pois terás a ligação de metro de superfície que te pode ligar não só da Baixa a Coimbra-B como da Arregaça, Solum, Portela, Ceira, etc, directamente à estação..

Onde é que vês o problema? Onde é que a tua acessibilidade a esta estrutura fica beliscada?
Subbuteiro Escreveu:Daqui a pouco parecemos Viseu, que consegue ser a maior cidade da Europa sem transporte ferroviário...
Pois, realmente uma estação 500 mts mais afastada do centro de Viseu é exactamente o problema dos viseenses..

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Não estou a dizer que esteja bem ou mal, mas só por curiosidade, diz-me lá Subbuteiro, onde é que está a estação ferroviária no centro de Aveiro e Leiria? No entanto, por exemplo, passa mesmo no centro de Pombal.. qual a relação directa que tiras?

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Leiria não é um bom exemplo ;)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

porquê?

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Porque a linha ferroviária tem muito pouco uso e portanto são poucos os passageiros que a usam (tendo em conta todos os que a poderiam usar se tivesse melhor localização e mais comboios)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Parece-me que alguém está a criticar só porque sim...

O raio da obra da nova estação é que já está mais do que na hora de arrancar!

Responder