Fibra Óptica em coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
alforreca
Novato
Novato
Mensagens: 38
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10

Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por alforreca »

como vai a cobertura de fibra óptica por Coimbra?

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Se estás a falar da fibra da PT, acho q n está mto avançada... Já estou à meses à espera que esteja disponível no meu prédio para passar para MEO fibra.

A não ser que estejas a falar da "fibra" da TVCabo, como eles ligam por ADSL, deve estar disponível em mais sítios...

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

dryden Escreveu:Se estás a falar da fibra da PT, acho q n está mto avançada... Já estou à meses à espera que esteja disponível no meu prédio para passar para MEO fibra.

A não ser que estejas a falar da "fibra" da TVCabo, como eles ligam por ADSL, deve estar disponível em mais sítios...
Ai fibra da zon liga por adsl? hmmmmm
A zon funciona via cabo coaxial e fibra mesmo, sem ser a tecnologia DOCSIS
que proporciona a maioria das velocidades anunciadas para competir com a fibra dos restantes operadores, Fibra propriamente dita só em zonas muito restritas que não contemplam Coimbra.

Fibra da PT, acho muito estranho já não existirem algumas zonas da cidade cobertas, até porque recentemente vi obras nesse âmbito na cidade, mas mais que isso não sei.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Segundo me disseram, a PT levou a cabo um processo contra a TVCabo por chamarem "fibra" ao serviço que fornecem. Isto porque ao contrário da NETCABO, a PT (sapo/meo/etc) quando dizem fibra, levam mesmo a fibra até casa do cliente, já a netcabo leva uma ligação por DSL, isto mesmo nos grandes centros urbanos...

O que eles fazem, é o mesmo que faziam com a ligação da Internet qd era por cabo coaxial: Ligam à entrada do prédio e depois dividem a ligação pelos vizinhos todos... Com a fibra é =, levam a fibra à entrada do prédio e depois toca de ligar toda a gente por DSL...

Há 2 tipos de clientes netcabo, aqueles que estão convencidos que aquele aparelho é um router de fibra (apesar de entrar pela ficha do telefone), e aqueles que sabem bem que não é, mas como é mais rápido do que por cabo coaxial lá toleram...

lontra99
Advertido
Advertido
Mensagens: 203
Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15

Mensagem por lontra99 »

moro na zona do continente e ja tenho o serviço meo fibra. É irem ao site e colocarem o codigo postal e verificar se está ou nao disponível

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

dryden Escreveu:Segundo me disseram, a PT levou a cabo um processo contra a TVCabo por chamarem "fibra" ao serviço que fornecem. Isto porque ao contrário da NETCABO, a PT (sapo/meo/etc) quando dizem fibra, levam mesmo a fibra até casa do cliente, já a netcabo leva uma ligação por DSL, isto mesmo nos grandes centros urbanos...

O que eles fazem, é o mesmo que faziam com a ligação da Internet qd era por cabo coaxial: Ligam à entrada do prédio e depois dividem a ligação pelos vizinhos todos... Com a fibra é =, levam a fibra à entrada do prédio e depois toca de ligar toda a gente por DSL...

Há 2 tipos de clientes netcabo, aqueles que estão convencidos que aquele aparelho é um router de fibra (apesar de entrar pela ficha do telefone), e aqueles que sabem bem que não é, mas como é mais rápido do que por cabo coaxial lá toleram...
o que interessa a tecnologia se consegues ter velocidades iguais as da fibra? lê sobre a docsis se quiseres
mas a netcabo já tem fibra mesmo, em algumas zonas de lx.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

dryden Escreveu:Segundo me disseram, a PT levou a cabo um processo contra a TVCabo por chamarem "fibra" ao serviço que fornecem. Isto porque ao contrário da NETCABO, a PT (sapo/meo/etc) quando dizem fibra, levam mesmo a fibra até casa do cliente, já a netcabo leva uma ligação por DSL, isto mesmo nos grandes centros urbanos...

O que eles fazem, é o mesmo que faziam com a ligação da Internet qd era por cabo coaxial: Ligam à entrada do prédio e depois dividem a ligação pelos vizinhos todos... Com a fibra é =, levam a fibra à entrada do prédio e depois toca de ligar toda a gente por DSL...

Há 2 tipos de clientes netcabo, aqueles que estão convencidos que aquele aparelho é um router de fibra (apesar de entrar pela ficha do telefone), e aqueles que sabem bem que não é, mas como é mais rápido do que por cabo coaxial lá toleram...
Não é ADSL...que bacorada que te disseram..

O que a zon fornece é chamado de FTTC (Fiber To The Corner), ou seja, tem fibra até ao armário deles e depois é pelo cabo coaxial, usando a docsis 3.0.

Mas não é ADSL, nem podia ser...

No entanto não deixa de ser verdade que não é FTTH como o meo ou o clixfibra

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Hal9000 Escreveu:(...)O que a zon fornece é chamado de FTTC (Fiber To The Corner), ou seja, tem fibra até ao armário deles e depois é pelo cabo coaxial, usando a docsis 3.0.(...)
Bem, assim como assim, o que é verdade é que não é o que prometem e tal como disse, é provável que tenham mais cobertura do que a PT por este facto, mas a PT sempre leva mesmo a fibra até casa.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

dryden Escreveu:
Hal9000 Escreveu:(...)O que a zon fornece é chamado de FTTC (Fiber To The Corner), ou seja, tem fibra até ao armário deles e depois é pelo cabo coaxial, usando a docsis 3.0.(...)
Bem, assim como assim, o que é verdade é que não é o que prometem e tal como disse, é provável que tenham mais cobertura do que a PT por este facto, mas a PT sempre leva mesmo a fibra até casa.
explica-me qual a vantagem de ter fibra se a velocidade fornecida por outra solução é a mesma?
já me chateia essa sede de fibra não sei bem para quê...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

userN Escreveu:explica-me qual a vantagem de ter fibra se a velocidade fornecida por outra solução é a mesma?
já me chateia essa sede de fibra não sei bem para quê...
não é questão de vantagem... Qual é a vantagem de ter um Ferrari se qualquer outro carro também tem 4 rodas e anda?
São coisas diferentes devem ser anunciadas e vendidas como sendo coisas diferentes... Em ultima análise a decisão é sempre do cliente.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

dryden Escreveu:
userN Escreveu:explica-me qual a vantagem de ter fibra se a velocidade fornecida por outra solução é a mesma?
já me chateia essa sede de fibra não sei bem para quê...
não é questão de vantagem... Qual é a vantagem de ter um Ferrari se qualquer outro carro também tem 4 rodas e anda?
São coisas diferentes devem ser anunciadas e vendidas como sendo coisas diferentes... Em ultima análise a decisão é sempre do cliente.
Vê-se que sabes perfeitamente do que estás a falar..
Mas pronto concordo só e apenas com a tua última frase.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

userN Escreveu:
dryden Escreveu:
Hal9000 Escreveu:(...)O que a zon fornece é chamado de FTTC (Fiber To The Corner), ou seja, tem fibra até ao armário deles e depois é pelo cabo coaxial, usando a docsis 3.0.(...)
Bem, assim como assim, o que é verdade é que não é o que prometem e tal como disse, é provável que tenham mais cobertura do que a PT por este facto, mas a PT sempre leva mesmo a fibra até casa.
explica-me qual a vantagem de ter fibra se a velocidade fornecida por outra solução é a mesma?
já me chateia essa sede de fibra não sei bem para quê...
Não é não...

Enquanto que em FTTH tens mesmo os 100Mbps garantidos, em tecnologia de cabo usando o docsys já não se passa o mesmo...depende da quantidade de users nessa célula :twisted:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Hal9000 Escreveu:
userN Escreveu:
dryden Escreveu:
Hal9000 Escreveu:(...)O que a zon fornece é chamado de FTTC (Fiber To The Corner), ou seja, tem fibra até ao armário deles e depois é pelo cabo coaxial, usando a docsis 3.0.(...)
Bem, assim como assim, o que é verdade é que não é o que prometem e tal como disse, é provável que tenham mais cobertura do que a PT por este facto, mas a PT sempre leva mesmo a fibra até casa.
explica-me qual a vantagem de ter fibra se a velocidade fornecida por outra solução é a mesma?
já me chateia essa sede de fibra não sei bem para quê...
Não é não...

Enquanto que em FTTH tens mesmo os 100Mbps garantidos, em tecnologia de cabo usando o docsys já não se passa o mesmo...depende da quantidade de users nessa célula :twisted:

o tempo o dirá meu caro...

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

userN Escreveu:
o tempo o dirá meu caro...
O tempo já o diz, meu caro...

Quantas queixas não existem de clientes netcabo que não atigem nem metade das velocidades contratadas...

Ao dizer isso, vê-se que não tens a minima ideia nem conhecimentos sobre fibra. O cobre está a morrer, para além de ser mais caro :wink:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Hal9000 Escreveu:
userN Escreveu:
o tempo o dirá meu caro...
O tempo já o diz, meu caro...

Quantas queixas não existem de clientes netcabo que não atigem nem metade das velocidades contratadas...

Ao dizer isso, vê-se que não tens a minima ideia nem conhecimentos sobre fibra. O cobre está a morrer, para além de ser mais caro :wink:
Quantos clientes tens fibrados neste momento? Quantos clientes tens usando a DOCSIS? Não podes fazer futurologia e dizer que a fibra vai funcionar 100%...

Tudo bem e isso é incontestável que o futuro é a fibra óptica, agora o que é certo é que a tecnologia DOCSIS sobre o coaxial permite velocidades muito boas.

Não defendo a netcabo estás a perceber? O meu ponto de vista é que anda aí uma sede de fibra que não se percebe: nem 1/3 dos utilizadores de internet necessitam mais de 10mb de velocidade, a tecnologia adsl, adsl2+, bem como a tecnologia coaxial permitem isso.

Agora se me disseres que o iptv necessita de fibra como nós de água para sobreviver, concordo completamente, pois iptv por adsl é muito limitado.