Projectos e Notícias de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Ricardo jma
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: quinta-feira, 14 janeiro 2010 13:39

Mensagem por Ricardo jma »

athena Escreveu:
Ricardo jma Escreveu:Houve tb a requalificação do serviço de urgências dos HUC.
O quêee?! :shock: ´Quem te disse isso, ou estava brincar ou nunca lá pôs os pés! Com o encerramento das urg. das redondezas (Anadia e Cantanhede) tem piorado e muito. Neste momento infeliz/, quem tiver 1 problema de saúde grave, está bem tramado - sobrevive se tiver sorte (e não for mto urgente). :cry: Qualquer pessoa que trabalhe lá pode confirmar (excepto a administração ou políticos)...
Hm... não entendi bem o q disseste, mas eu estava a falar q as urgências, em termos de edifício foi renovado. E ninguém me disse. Eu vivo em Coimbra, e já fui às Urgências umas quantas vezes. Em termos de edifício está renovado, em termos de serviço não te sei dizer se está melhor ou pior pq só me lembro de lá ir uma vez qnd ainda era puto, mas penso q está melhorzito...

E não há urgências em Cantanhede? Tenho ideia q sim... Não são é grande coisa pelo q já me disseram...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Hal9000 Escreveu:Coimbra começou a evoluir muito mais tarde e desculpas para atrasar projectos, em vez de os fazer, não servem...
Mais uma vez não concordo, como é que podes afirmar que "começou a evoluir muito mais tarde"? Estás a contar com os ultimos 20 anos, com os ultimos 200 anos ou com os ultimos 2000 anos? As cidades passam por ciclos e Coimbra esteve num mau nos anos 90, tal como Aveiro também já teve no seu passado recente, é que a afirmar que uma cidade evoluiu mais tarde é estranho que refiras Coimbra que já era cidade ainda antes de Portugal ser uma nação e não Aveiro que tem somente 250 anos.. não digo isto por mal mas para fundamentar, como podes falar de evolução quando por exemplo Coimbra era já uma cidade movimentada, com eléctricos e tróleis quando ainda Aveiro era apenas uma avenida?

Em relação ao fala-se e faz-se.. Se calhar pensar um bocado entre o falar e o fazer poupava muito dinheiro..

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Nesta reportagem http://economico.sapo.pt/noticias/ikea- ... 90530.html nao se fala em loja ikea em Coimbra fala se duas uma em Loulé e outra em Gaia e em mais duas cidades não se diz qual .

Aveiro praticamente não conheço, mas conheço bastante bem Leiria, e entre as duas continuo a achar Coimbra mais desenvolvida, Leiria ficou durante a década de 90 e tb ainda na década 10 e talvez ainda esteja nas mãos de um grupo empresarial embora por um lado tenha sido positivo por outro lado estrangulou o desenvolvimento da cidade só para dar um exemplo que foi publico foi lançado um concurso para um centro comercial em que concorreram as empresas do sector forum , auchan , Grupo Lena , Wshopping etc , no primeiro concurso ganhou uma empresa logo uma outra impugnou o concurso , no segundo concurso ganhou outra empresa , o concurso voltou a ser impugnado, agora fala se que vão fazer um CC dentro do Estádio, ainda não e certo enquanto isto tudo decorreu a Sonae projectou a ampliação do Continente e concretizou por um outro lado as empresas normais dos centros comerciais tb não se ficaram e foram abrindo lojas na baixa tipo a ZARA (uma das maiores lojas do país ) Bershka Pull & Bear Levis e muitas outras .

Acho que deviam aproveitar instalações antigas tipo da Cervejeira, da Triunfo, da Subtil , das Cerâmicas estaco e muitas outras para reabilitação urbana construindo no local , acho muito desagradável haver edifícios em ruínas e ao lado irem destruir paisagem natural para construir novos edifícios. Deitem abaixo os antigos e construam no mesmo sitio ou reconstruam.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Comparar Leiria com Coimbra é fail a meu ver.

São densidades populacionais bastante diferentes.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Em relação a projectos, enviei um e-mail para o iParque para saber do ponto de situação. Em linhas gerais:
- há empresas que já têm o desenho das suas sedes prontas, estando neste momento a licenciar as obras na CMC;
- o edifício de gestão (business centre) do iParque vai entrar em concurso público em breve. No início do próximo ano começa a ser construído. Este vai ser o primeiro imóvel a nascer no iParque;
- ao mesmo tempo, começa a ser construído o novo hospital de Santa Filomena que vai estar pronto em 2013;
- até ao fim do ano a CMC e o iParque vão rever a segunda fase do projecto (que envolve mais 70 hectares) e, dada a procura que existiu, o tamanho dos lotes vai ser ligeiramente diminuido;
- quanto ao «abandono» a que o parque parece estar, o iParque garante (e com alguma razão, parece-me) que fazer a manutenção constante do parque ficaria mais caro do que fazer uma recuperação total no final. É que com as obras de instalação das empresas, os arruamentos vão ficar mais degragados, sendo necessário fazer uma recuperação do espaço de qualquer maneira.
- entretanto, as rotundas são regadas, e o iParque garante que há sempre vigilãncia no local. Apesar dos vizinhos indesejados que já andam por lá, o problema vai ficar resolvido, garantem, quando o local receber presença humana.

Acho que só hoje é que parei um bocado para imaginar como aquilo vai ficar no final! E apesar de saber que Coimbra pode ter empresas sem ter este parque, uma coisa é certa: o que vai nascer ali é muito bom, tem uma imagem muito forte e vai ser muito importante para dar orgulho às empresas e à cidade. Parece-me um local excelente para trabalhar!

O meu e-mail foi respondido em meia hora e fui muito bem tratado: «Começamos por agradecer o interesse demonstrado pelo iParque. Acreditamos que, se todos os cidadãos de Coimbra demonstrarem a mesma preocupação ao longo do projecto, o iParque terá, sem dúvida, muito sucesso, porque será sempre obrigado a estar alerta e disponível para fazer mais e melhor». Aconselho quem tiver dúvidas a escrever também para o iParque.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

No Metro Mondego, termina daqui a um mês o concurso público para o troço Portagem - Coimbra B. De referir que este concurso inclui a linha e os arranjos da zona envolvente. A obra vai ser adjudicada já em Outubro.
Em Junho são lançados mais concursos:
• Troço Portagem - São José
• Equipamento e Mobiliário Urbano
• Bilhética

Já este mês foi lançado o concurso para o parque de materiais e oficinas.

Até ao fim do ano arranca:
• Escolha e encomenda do Material Circulante;
• troço Miranda - Serpins (já arrancou)
• troço Alto S. João - Miranda (já arrancou)
• troço São José - Alto S. João (começa em Julho)
• troço Coimbra B - Portagem (começa em Outubro)
• Sinalização
• Telecomunicações
• Energia e Subestações


Entretanto as obras estão a correr a bom ritmo. Do que vi (em Ceira e no Parque de Campismo) gostei!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Bluepharma inaugura amanhã as novas instalações. Vai ser triplicada a capacidade de produção e os lucros vão ser duplicados. Este ano a Bluepharma espera lucrar €28 Milhões (o dobro do ano passado). Como vocação essencialmente para a exportação, a empresa tem capital 100% português. Um óptimo exemplo.
Instalações da antiga Bayer em S. Martinho.
Amanhã são inauguradas pelo Presidente da República.

http://www.ionline.pt/conteudo/61670-pr ... -producao-

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Imagem

Vasco Garcia

Estádio Universitário - Primeira pedra colocada ontem
Ténis já está. Agora falta o resto

O Estado apoia as obras para o Europeu Universitário de Ténis mas o restante Estádio Universitário continua à espera.

A reabilitação do Estádio Universitário de Coimbra começou recentemente, com as obras no complexo de ténis. Ontem, o secretário de Estado da Juventude e Desporto visitou os trabalhos e mostrou-se “satisfeito” com as infra-estruturas e com a realização do Campeonato Europeu de Ténis Universitário em Coimbra.
Em relação ao resto do estádio, Laurentino Dias conhece os problemas – “muito temos conversado sobre isso”, disse – mas não deixou grandes esperanças. “Não me é possível, em termos de tutela, apoiar” a intervenção, afirmou, explicando que, por ser universitário, o complexo tem “uma especificidade própria”.
Palavras que, no entanto, não desanimam os responsáveis pelo campeonato. O presidente do comité organizativo lembra o número recorde de participações – 32 equipas já confirmadas, de 16 países, num total de cerca de 200 participantes – e considera que o evento, pela sua dimensão, vai levar “os decisores políticos ao Estádio Universitário” e “chamar a intervenção para a necessária intervenção” no local.
Frisando que recebeu ontem, do secretário de Estado, a confirmação do apoio do Estado para as obras, Ricardo Duarte acredita que estão reunidas as condições para fazer do Europeu uma “oportunidade única” para levar mais longe o nome da Universidade e da Associação Académica de Coimbra (AAC).
O presidente da Secção de Ténis da AAC explicou que as obras incluem três novos campos, com piso sintético, a sua cobertura, e a reabilitação de cinco courts. As obras custaram 170 mil euros e foram “financiadas pela reitoria”. A cobertura, orçada em “305 mil euros”, tem já vários apoios. O restante será pago pela secção, concluiu Tiago Fidalgo.

Diário as Beiras
http://www.asbeiras.pt/?area=destaque&n ... d=27052010

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Pelos vistos nunca mais nas nossas vidas vamos conhecer a zona da alameda e do Parque D.Manuel Braga como esta agora, devido a uma doença súbita, vão abater para já 37 plátanos, mas segundo a noticia e devido á gravidade da doença poderão ter de vir a Abate-los todos ou seja cerca de 205 .
in http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&nu ... d=27052010

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

:(

Ontem passei lá e de facto vi que estavam a cortar alguns...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

As árvores que eles estão a abater estavam mesmo com mau aspecto, ainda nem as folhas tinham nascido. Resta saber, se é mesmo uma doença ou se é uma desculpa para deitarem as árvores abaixo para o metro passar.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Eu acho que é uma desculpa para o Metro passar.
Eu odeio ver cortar árvores!

No entanto, há que perceber uma coisa importante. O metro vai virar a cidade do avesso. É verdade que vai. E o trânsito naquela zona vai beneficiar do facto de não existirem árvores no separador central, porque assim há mais espaço. De qualquer forma, acho que a SMM deve plantar plátanos quando a linha estiver a passar lá. É uma questão de respeito pela avenida, pela cidade e pela natureza.
Se os plátanos não estão bem onde estão porque impedem o desenvolvimento, pois então que sejam cortados. Mas que sejam plantados outros integrados no plano de desenvolvimento que estas pessoas estão a desenhar.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Eu acho que é uma desculpa para o Metro passar.
Eu odeio ver cortar árvores!
Não deve ser só por causa disso porque algumas das que já foram cortadas nem sequer são afectadas pela passagem nem do metro nem dos arruamentos adjacentes.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Em relação a projectos, enviei um e-mail para o iParque para saber do ponto de situação. Em linhas gerais:
- há empresas que já têm o desenho das suas sedes prontas, estando neste momento a licenciar as obras na CMC;
- o edifício de gestão (business centre) do iParque vai entrar em concurso público em breve. No início do próximo ano começa a ser construído. Este vai ser o primeiro imóvel a nascer no iParque;
- ao mesmo tempo, começa a ser construído o novo hospital de Santa Filomena que vai estar pronto em 2013;
- até ao fim do ano a CMC e o iParque vão rever a segunda fase do projecto (que envolve mais 70 hectares) e, dada a procura que existiu, o tamanho dos lotes vai ser ligeiramente diminuido;
- quanto ao «abandono» a que o parque parece estar, o iParque garante (e com alguma razão, parece-me) que fazer a manutenção constante do parque ficaria mais caro do que fazer uma recuperação total no final. É que com as obras de instalação das empresas, os arruamentos vão ficar mais degragados, sendo necessário fazer uma recuperação do espaço de qualquer maneira.
- entretanto, as rotundas são regadas, e o iParque garante que há sempre vigilãncia no local. Apesar dos vizinhos indesejados que já andam por lá, o problema vai ficar resolvido, garantem, quando o local receber presença humana.

Acho que só hoje é que parei um bocado para imaginar como aquilo vai ficar no final! E apesar de saber que Coimbra pode ter empresas sem ter este parque, uma coisa é certa: o que vai nascer ali é muito bom, tem uma imagem muito forte e vai ser muito importante para dar orgulho às empresas e à cidade. Parece-me um local excelente para trabalhar!

O meu e-mail foi respondido em meia hora e fui muito bem tratado: «Começamos por agradecer o interesse demonstrado pelo iParque. Acreditamos que, se todos os cidadãos de Coimbra demonstrarem a mesma preocupação ao longo do projecto, o iParque terá, sem dúvida, muito sucesso, porque será sempre obrigado a estar alerta e disponível para fazer mais e melhor». Aconselho quem tiver dúvidas a escrever também para o iParque.
Apesar do que a Sociedade IParque diz, nem tudo são rosas. Se fosse cumprido o planeamento inicial o edifício central já devia estar construído. E a procura por parte das empresas não tem sido assim tão espectacular, continuando lotes por ocupar.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

bru_nex Escreveu:Eu acho que é uma desculpa para o Metro passar.
Eu odeio ver cortar árvores!
Quando lá passares repara melhor e verás que muitos plátanos que ainda estão de pé, estão secos ou com uma folha muito fraquinha, por isso devem estar mesmo doentes :?