Projectos e Notícias de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Faz isso :)
Para já são estes os que me lembro:

Circular externa de Coimbra
IC3 - Av. da Boavista
IC2 - Variante sul de Coimbra (em construção)
Metro Mondego (em construção)
Hospital Pediátrico de Coimbra (vai abrir este ano)
Pólo III - Pólo das Ciências da Saúde
ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção
Coimbra iParque
Parque Empresarial de Eiras
Parque Industrial de Taveiro
Conservatório de Música de Coimbra
Requalificação Escolar (Brotero, Dona Maria e Quinta das Flores)
Requalificação Urbana do Centro Histórico de Coimbra (em execução)
Parque Verde (programa Polis)
Restauro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e construção do Centro Interpretativo
Exploratório de Coimbra
Escada de Peixe (em construção)
Hotel Vila Galé Coimbra
Pavilhão Multidesportos
Complexo Olímpico de Piscinas
Complexo de Piscinas Rui Abreu (Pedrulha)
Complexo de Piscinas L.L.C. (S. Martinho)
Estádio Cidade de Coimbra
Estádio Municipal Sérgio Conceição
Casa das Caldeiras
Requalificação do Museu Nacional Machado de Castro
Museu da Ciência

E as várias superficies comerciais que abriram em Coimbra nos últimos 5 anos.

Já para não falar dos projectos de cada freguesia. Não os sei a todos mas sei o que fizeram na minha freguesia.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

DaniFR Escreveu:Aveiro não é assim tão desenvolvido como dizem, nem Coimbra está tão parada como dizem.

Hal9000, se for preciso até te faço uma lista com os projectos que tem sido feito em Coimbra nos últimos anos e com os que andam a fazer. Quem vive em Coimbra muitas vezes nem tem noção dos novos projectos, e depois andam por aí a apregoar que Coimbra está estagnada, o que é mentira.

Mesmo que Coimbra, não tivesse o Fórum nem o DV, tem uma oferta muito maior em termos de lojas do que Aveiro.
Sim, Coimbra acordou nos últimos anos..mas acordou tarde e por causa da crise arrisca-se a ter muita coisa que nunca vai sair da gaveta :twisted:

JoanaMartins2
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: sábado, 11 abril 2009 2:21

Mensagem por JoanaMartins2 »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:Faz isso :)
Para já são estes os que me lembro:

Circular externa de Coimbra
IC3 - Av. da Boavista
IC2 - Variante sul de Coimbra (em construção)
Metro Mondego (em construção)
Hospital Pediátrico de Coimbra (vai abrir este ano)
Pólo III - Pólo das Ciências da Saúde
ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção
Coimbra iParque
Parque Empresarial de Eiras
Parque Industrial de Taveiro
Conservatório de Música de Coimbra
Requalificação Escolar (Brotero, Dona Maria e Quinta das Flores)
Requalificação Urbana do Centro Histórico de Coimbra (em execução)
Parque Verde (programa Polis)
Restauro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e construção do Centro Interpretativo
Exploratório de Coimbra
Escada de Peixe (em construção)
Hotel Vila Galé Coimbra
Pavilhão Multidesportos
Complexo Olímpico de Piscinas
Complexo de Piscinas Rui Abreu (Pedrulha)
Complexo de Piscinas L.L.C. (S. Martinho)
Estádio Cidade de Coimbra
Estádio Municipal Sérgio Conceição
Casa das Caldeiras
Requalificação do Museu Nacional Machado de Castro
Museu da Ciência

E as várias superficies comerciais que abriram em Coimbra nos últimos 5 anos.

Já para não falar dos projectos de cada freguesia. Não os sei a todos mas sei o que fizeram na minha freguesia.
.


Já o visitei depois da requalificação, e gostei muito

Avatar do Utilizador
Ricardo jma
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: quinta-feira, 14 janeiro 2010 13:39

Mensagem por Ricardo jma »

Houve tb a requalificação do serviço de urgências dos HUC.
E tb a remodelação da margem sul, a praça da canção e todo esse espaço onde estão agora por exemplo o clube de canoagem, e tb a ponte pedonal sobre o Mondego q liga o Parque verde ao Choupalinho.
e desde 1990 e poucos (desde q me lembro), houve um boom em termos de construção de casas de habitação em Coimbra. Pelo menos é o q me parece...

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

É tudo muito lindo, comparar Aveiro com Coimbra, mas há coisas que também convém frisar:

- Aveiro só teve uma FNAC muitos anos depois de aberta a de Coimbra. É mentira? Falam da MediaMarkt como se fosse uma grande vantagem. Eu não vejo, acho-os caros, simplesmente...

- Onde está explícito a intenção da abertura de um IKEA em Aveiro? Estive este fim-de-semana em Lisboa (onde vai abrir o de Loures esta semana) e quando perguntava às pessoas sobre o de Loures, sabem o que me diziam? "É, e acho que querem fazer um no Algarve e outro em Coimbra!" (andam bem informados)

- Temos dois Retails Parks bem aproveitados. Ao fim-de-semana estão à pinha, e oferecem "Outlets" num deles, que é positivo...

- O nosso Estádio do Euro 2004 está com uma capacidade de ocupação de meter inveja a muita gente. Lojas e empresas sediadas naquele espaço, dando vida à aquela zona. O de Aveiro até já teve morte anunciada...

- Sou o único a pensar nisso, ou o Metro Mondego vai revolucionar toda a Coimbra e colocá-la num patamar ainda mais elevado?

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Subbuteiro Escreveu:É tudo muito lindo, comparar Aveiro com Coimbra, mas há coisas que também convém frisar:

- Aveiro só teve uma FNAC muitos anos depois de aberta a de Coimbra. É mentira? Falam da MediaMarkt como se fosse uma grande vantagem. Eu não vejo, acho-os caros, simplesmente...

- Onde está explícito a intenção da abertura de um IKEA em Aveiro? Estive este fim-de-semana em Lisboa (onde vai abrir o de Loures esta semana) e quando perguntava às pessoas sobre o de Loures, sabem o que me diziam? "É, e acho que querem fazer um no Algarve e outro em Coimbra!" (andam bem informados)

- Temos dois Retails Parks bem aproveitados. Ao fim-de-semana estão à pinha, e oferecem "Outlets" num deles, que é positivo...

- O nosso Estádio do Euro 2004 está com uma capacidade de ocupação de meter inveja a muita gente. Lojas e empresas sediadas naquele espaço, dando vida à aquela zona. O de Aveiro até já teve morte anunciada...

- Sou o único a pensar nisso, ou o Metro Mondego vai revolucionar toda a Coimbra e colocá-la num patamar ainda mais elevado?
Exactamente.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Indústria de Aveiro e indústria de Coimbra?

Tenho muito orgulho na minha cidade, mas cego jamais...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Sinceramente, isso é um pouco falacioso. Fala-se, fala-se, fala-se... lol.. mas eu respeito a tua opinião. De qualquer forma, te garanto que preferiria 1000X viver em Coimbra do que eu Aveiro. Depois, nem sempre ter primeiro significa ter melhor. E é muito mais fácil fazer as coisas onde não existe nada do que num local maior, onde há mais coisas e com mais história.

Por fim, dizer-te apenas que a CM de Aveiro está com uma dívida de 250 Milhões de Euros pelo pescoço e Coimbra deve pouco mais de €50 Milhões. E se isso não chega, digo-te ainda que no ano passado a CM Coimbra amortizou 6 Milhões na dívida e Aveiro passou a dever mais 13, salvo erro.

A que custo se tem esse desenvolvimento? é inteligente?

Será que era preferível ter hoje uma estação nova e daqui a 5 anos ir construir outra só para o TGV? Será que esperando não vamos ficar muito mais bem servidos do que Aveiro que tem hoje uma no centro da cidade e que daqui a uns anos vai ter outra só para TGV? O que te parece?

Remodelação do Teatro Aveirense? Que está quase sempre às moscas, infelizmente... e sou um dos clientes! acredita. sei do que falo. Coimbra está a recuperar o convento para o centro de congressos.

Passagens da N109? SIM... Queres comparar isso com o quê? POdemos comparar com o fim das passagens de nível que existiam em Coimbra!

Queres que façam já a remodelação da passagem inferior por debaixo da linha de comboio para quê? É que exactamente no mesmo sítio vai ser escavado o túnel para o TGV. Não será mais inteligente fazer tudo de uma vez? OU vamos gastar dinheiro duas vezes??

Nova ponte para substituir a POnte Açude? A POnte Açude não vai ser substituída! Vai ser construída uma nova para fazer a ligação directa ao novo IC2. Não é, sequer, um projecto prioritário.

Complexo de cinemas? De que serve se há em Coimbra imensas salas de cinema?

Em Aveiro fez-se o Fórum, sim. Que centros comerciais havia em Aveiro antes dele?? ZERO!

Em Aveiro fez-se o retail parque... dois, até. um deles o primeiro do país. De que serve isso hoje a Aveiro? Um deles tinha incluisavemente uma Decathlon e, um quilómetro ao lado abriu outra Decathlon. Resultado: uma delas fechou! Mais: constrói-se um estádio colossal e não se faz força para que a loja da Decath abra lá dentro, para ajudar a rentabilizá-lo... Não há concertos... Não há nada naquele estádio..

Bombas do Jumbo em Aveiro? Estão num sítio horrível! Aliás, o sítio é ilegal, inclusivamente. Os carros dão a volta à rotunda! Para ti ter as bombas ao lado do centro comercial é o que importa? Para mim importa mais que elas estejam bem situadas. Nesse campeonato, Coimbra vence.

É verdade que têm MediaMarkt, mas tb te digo que não compro lá nada que seja muito diferente da Worten ou da Radio Popular. Mesmo que não chegue a abrir em Coimbra, ninguém sente a falta.

Toys r us, sim. Têm e Coimbra não. A pergunta é: por quanto tempo continuam a ter? já ouvi dizer que as coisas também não andam bem para esses lados.

Eu compreendo o que tu dizes, enquanto aveirense. E sei que Aveiro é hoje algo que há vinte anos não era. Também que Coimbra se deixou dormir. Mas o que estás a dizer é facilmente contrariado com factos.
Há uma coisa que AVeiro tem e que eu tenho pena que não haja em Coimbra: espírito. Acho que as pessoas de Aveiro têm amor à camisola... orgulho da cidade. sao, por isso, mais activas, talvez, do que as de Coimbra. Nesse aspecto, leva a bicicleta.

Por falar em bicicleta: Aveiro está mais desenvolvida do que Coimbra nesse aspecto. Mas ATENÇÃO: ando várias vezes de bicicleta em AVeiro e é horrível. Há muito poucas condições. Estão melhores, mas sem que isso queira dizer que andam bem! Atenção.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Hal9000 Escreveu:Deves estar a brincar..de certeza..tomaria Coimbra ter o nível de desenvolvimento de Aveiro :twisted: Não moraste em Aveiro nos anos 90, para dizeres isso. Pois, nos anos 90, Aveiro sofreu uma revolução que foi espantoso...

Depois, eis a grande diferença entre Aveiro e Coimbra: em Aveiro fala-se que se vai fazer uma coisa e faz-se. Em Coimbra, fala-se, fala-se, fala-se, fala-se.. e não se faz nada...

Eis alguns exemplos:

Aveiro:

- Remodelação do teatro Aveirense: falou-se e fez-se!
- Passagens inferiores/superiores na 109: falou-se e fez-se.
- Passagem inferior por debaixo da estação de comboios e remodelação da mesma: falou-se e fez-se
- Ligação da linha de comboio ao porto de Aveiro: falou-se e fez-se
- Recuperação e endireitar o antigo edifício da capitania: falou-se e fez-se.

Coimbra:

- Renovação da antiga estação de comboios: fala-se, fala-se, fala-se.....
- remodelação da passagem inferior por debaixo do comboio na zona da casa do sal: fala-se, fala-se, fala-se...
- Nova ponte para substituir a ponte açude: fala-se, fala-se, fala-se...
- complexo de cinemas na antiga triunfo: falou-se, falou-se, falou-se...resultado: edifício atirado abaixo e antro de drogados...
Oh Hal9000.. a brincar deves estar tu, só pode....

é que podemos fazer o exercício ao contrário:

Aveiro:

Requalificação da antiga lota de Aveiro: fala-se, fala-se, fala-se.....
El Corte Inglés / Supercor: fala-se, fala-se, fala-se.....
Pista de remo: fala-se, fala-se, fala-se.....
Linha de Metro de Superfície da Gafanha ao Estádio: fala-se, fala-se, fala-se.....
Europa dos Pequenitos: fala-se, fala-se, fala-se.....
Mudança de DR Economia para Aveiro: Fez-se.. e ainda se fala na asneira que foi.....

Coimbra:

Hospital Pediátrico de Coimbra: falou-se e fez-se
Coimbra iParque: falou-se e fez-se
IC2 - Variante sul de Coimbra: falou-se e fez-se
Metro Mondego: falou-se, falou-se, falou-se.. e está-se a fazer
Ponte Rainha Santa Isabel: falou-se e fez-se

E então? Aveiro ficou-se pelos anos 90?..

Já agora, que passagens superiores/inferiores são essas na EN109? Passo lá quase todas as semanas e não as vejo..
Hal9000 Escreveu:Queres mais exemplos?

A nível de centros comerciais:

- Aveiro foi a primeira cidade a ter um centro comercial fórum, no seu verdadeiro conceito.
- ainda Coimbra gemia com 5 imitações de sala de cinema (que felizmente fecharam todas, dadas as parcas condições), já Aveiro tinha 11
- glicinias e jumbo: muito antes de Coimbra ter uma imitação de jumbo que nem pode ter as suas bombas de gasosa ao pé deles.
- Mediamarkt - muito antes de Coimbra, se é que Coimbra alguma vez vai ter...
- Retail park, com uma toy'us'rus, coisa que em Coimbra não existe e nem sei se vai existir...


Isto são só uns exemplos. :twisted:

Quem viveu em Aveiro entre 91 e 99, com eu, viu Aveiro evoluir e bem e Coimbra a dormir...Coimbra só começou a acordar e mal nos últimos anos.. :twisted:
De que é que te interessa ter um Fórum "no verdadeiro conceito" quando a Bertrand que lá está, por exemplo, tem de pedir os livros mais especializados a Coimbra e Porto? Ou ter um quiosque Fnac em que compras por catálogo?
Qual o problema de o jumbo não ter as bombas ao lado da loja? sais assim tão carregado que tens logo de atestar o carro?.. então na mesma medida o continente do CC Vasco da Gama de Lisboa é uma treta pois não tem bombas de gasosa logo ao lado?....

Vê lá tu que é uma cidade com tanta variedade que, para tirar uma porcaria de umas fotografias tipo passe demorei 2 horas a encontrar um sítio onde as fizessem.....

Eu gosto muito de Aveiro, mas por amor de Deus, quando leio estas baboseiras só me dá vontade de rir

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

daniel322 Escreveu:Já agora, que passagens superiores/inferiores são essas na EN109? Passo lá quase todas as semanas e não as vejo..
lol, desculpem, estava a visualizar a EN109 desde Vagos/Ílhavo até Esgueira.. realmente no concelho de Aveiro está bem melhor, mas é o mínimo exigível e está bem longe de estar bom..

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Esta comparação entre Coimbra e Aveiro não faz sentido nenhum. Como cidade Coimbra é muito melhor até porque tem outra dimensão. Como região, Aveiro está muito mais desenvolvida já que aglutina uma série de cidades quase contínuas que transformam a zona numa grande mancha populacional e industrial, coisa que em Coimbra não existe.
Em relação ao fala-se, fala-se... na verdade a maioria das principais obras de Coimbra só foram feitas após muitos anos (em alguns casos, décadas) em que se falou, falou e nada se fez. Mas isso é a realidade do país, não é nenhum exclusivo local.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ricardo jma Escreveu:Houve tb a requalificação do serviço de urgências dos HUC.
O quêee?! :shock: ´Quem te disse isso, ou estava brincar ou nunca lá pôs os pés! Com o encerramento das urg. das redondezas (Anadia e Cantanhede) tem piorado e muito. Neste momento infeliz/, quem tiver 1 problema de saúde grave, está bem tramado - sobrevive se tiver sorte (e não for mto urgente). :cry: Qualquer pessoa que trabalhe lá pode confirmar (excepto a administração ou políticos)...

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

bru_nex Escreveu:
Eu compreendo o que tu dizes, enquanto aveirense. E sei que Aveiro é hoje algo que há vinte anos não era. Também que Coimbra se deixou dormir. Mas o que estás a dizer é facilmente contrariado com factos.
Há uma coisa que AVeiro tem e que eu tenho pena que não haja em Coimbra: espírito. Acho que as pessoas de Aveiro têm amor à camisola... orgulho da cidade. sao, por isso, mais activas, talvez, do que as de Coimbra. Nesse aspecto, leva a bicicleta.
P.S.: Não sou aveirense :wink:

Vivi lá 9 anos e foi 9 anos onde vi aquela cidade dar um salto, enquanto que Coimbra estava parada no tempo...

Coimbra começou a evoluir muito mais tarde e desculpas para atrasar projectos, em vez de os fazer, não servem...

Quanto ao metro, só quando o vir mesmo feito é que acredito.. e para mim o metro é na cidade, não a linha da lousã com usn carris novos para dar dinheiro a umas empresas... :roll:

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Hal9000 Escreveu:
bru_nex Escreveu:
Eu compreendo o que tu dizes, enquanto aveirense. E sei que Aveiro é hoje algo que há vinte anos não era. Também que Coimbra se deixou dormir. Mas o que estás a dizer é facilmente contrariado com factos.
Há uma coisa que AVeiro tem e que eu tenho pena que não haja em Coimbra: espírito. Acho que as pessoas de Aveiro têm amor à camisola... orgulho da cidade. sao, por isso, mais activas, talvez, do que as de Coimbra. Nesse aspecto, leva a bicicleta.
P.S.: Não sou aveirense :wink:

Vivi lá 9 anos e foi 9 anos onde vi aquela cidade dar um salto, enquanto que Coimbra estava parada no tempo...

Coimbra começou a evoluir muito mais tarde e desculpas para atrasar projectos, em vez de os fazer, não servem...

Quanto ao metro, só quando o vir mesmo feito é que acredito.. e para mim o metro é na cidade, não a linha da lousã com usn carris novos para dar dinheiro a umas empresas... :roll:
O metro é entre Sobral de Ceira e Coimbra-B (com ligação à futura estação intermodal) em Serviço Urbano, enquanto de Sobral de Ceira a Serpins é que é Suburbano.

Infelizmente, neste país tão centralista, o aproveitamento do Ramal da Lousã teve que ser uma justificação para a construção do Metro...

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Atenção que prefiro Coimbra a Aveiro obviamente!