Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Já agora se prevêem o desvio da linha na Solum para se aproximar das pessoas, porque não desviá-la também entre o Sobral e Miranda, passando por zonas mais populosas, já que neste percurso de muitos quilómetros serve apenas três ou quatro aldeias?
Provavelmente porque a relação custo/benefício é completamente negativa.. qual a densidade populacional da Solum e qual a densidade populacional da zona entre Sobral e Miranda? Qual será a potencial taxa de adesão dos moradores da Solum e dos moradores dessa faixa que referes? Qual a percentagem de estudantes e/ou jovens que moram na Solum e os que moram entre Sobral e Miranda?

Não sei se tens razão na observação que fazes, parece-me é que os cenários não são minimamente comparáveis..
Ruizito Escreveu:(já sei que é irrealista e os custos são incomportáveis, mas como parece que para outras opções os custos não são problema, fica a sugestão.)
Em que outras opções os custos não são um problema?

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Provavelmente porque a relação custo/benefício é completamente negativa.. qual a densidade populacional da Solum e qual a densidade populacional da zona entre Sobral e Miranda? Qual será a potencial taxa de adesão dos moradores da Solum e dos moradores dessa faixa que referes? Qual a percentagem de estudantes e/ou jovens que moram na Solum e os que moram entre Sobral e Miranda?

Não sei se tens razão na observação que fazes, parece-me é que os cenários não são minimamente comparáveis..
Eu sei que não são comparaveis mas não existe nenhum estudo, que eu saiba, por isso não se pode dizer se a relação é negativa ou não. Para alem de que quem conhece a zona de Ceira, Sobral e Vendas verifica que diáriamente existem enormes filas de trânsito nestas localidades provenientes de outras povoações vizinhas. Quem garante que com um desvio do traçado do metro não se acabariam com elas e serviriam uns vários milhares de pessoas?
Mas claro que isto não interessa para nada pois é apenas uma especulação e foi com esse sentido que eu fiz a observação. Nem me parece que o desvio do ramal da Lousã alguma vez tivesse sido equacionado.

daniel322 Escreveu: Em que outras opções os custos não são um problema?

No desvio da Solum por exemplo. Vai encarecer enormemente a obra e tenho sérias dúvidas sobre os reais beneficios, afinal trata-se de um desvio de pouco mais de 200 m da linha. Realmente fará assim tanta diferença para quem pretende utilizar o metro? É que se 200 m são suficientes para desencorajar os habitantes da Solum, será que poderemos depreender que no restante traçado quem estiver a mais do que essa distância já não será utilizador?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Existem estudos, um de procura, e ainda a decorrer o da mobilidade e o da actualização de procura.

Da linha da Lousã até à General Humberto Delgado são quase 400 mts, não que isso tenha muita relevância.. talvez seja mais por visibilidade, de ter o metro ali mesmo no centro da zona mais densa.. não li o estudo de viabilidade da variante da Solum, não posso opinar sobre as razões de fundo..

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

É que se 200 m são suficientes para desencorajar os habitantes da Solum, será que poderemos depreender que no restante traçado quem estiver a mais do que essa distância já não será utilizador?
Não em parece que seja esse o caso.
O que acontece é que, na Solum, se vai poder aproximar o metro das pessoas numa área que tem diferenças importantes em relação às aldeias que a Linha da Lousã serve: 1º é uma zona onde há muito utilizadores potenciais (estádio, 2 centros comerciais, 3 escolas, 2 jardins de infância, além de todas as pessoas que moram na zona); 2º a Solum tem uma grande oferta de transportes públicos.

Ou seja, se nos Moínhos a estação de metro for a um quilómetro eu vou de metro na mesma, porque é o único meio ao meu dispor. Na Solum, se o metro não estiver perto dos sítios onde existe mais gente a apanhar transportes, as pessoas vão continuar a optar pelo autocarro.
Eu sei que não são comparaveis mas não existe nenhum estudo, que eu saiba, por isso não se pode dizer se a relação é negativa ou não.
Foi feito um estudo em todos os apeadeiros para decidir as seguintes alternativas: construir um novo apeadeiro noutro sítio ou manter o apeadeiro no sítio actual. Isto porque os apeadeiros já têm muito anos e as aldeias cresceram, muitas vezes, para locais contrários aos apeadeiros. Nesses casos, foi construído (ou vai ser) no local que, hoje, é mais central. Nos restantes casos, os apeadeiros estão no mesmo sítio.

Já agora, que aglomerados populacionais são esses, que não estão servidos pela linha da Lousã, e que deveriam estar?[/code]

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Metro Mondego:
INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO FERROVIÁRIO NA TOTALIDADE DO RAMAL DA LOUSÃ 30-12-2009

A partir do dia 04 de Janeiro de 2010 será interrompido o Ramal da Lousã na sua totalidade, permitindo assim que as obras da primeira empreitada (Miranda do Corvo - Serpins) possam chegar até Miranda do Corvo.

Também este mês terá início a empreitada referente ao troço entre Miranda do Corvo e Alto de São João

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Não em parece que seja esse o caso.
O que acontece é que, na Solum, se vai poder aproximar o metro das pessoas numa área que tem diferenças importantes em relação às aldeias que a Linha da Lousã serve: 1º é uma zona onde há muito utilizadores potenciais (estádio, 2 centros comerciais, 3 escolas, 2 jardins de infância, além de todas as pessoas que moram na zona); 2º a Solum tem uma grande oferta de transportes públicos.
Ou seja, se nos Moínhos a estação de metro for a um quilómetro eu vou de metro na mesma, porque é o único meio ao meu dispor. Na Solum, se o metro não estiver perto dos sítios onde existe mais gente a apanhar transportes, as pessoas vão continuar a optar pelo autocarro.
Mais uma razão para se tentar priveligiar quem não tem mais alternativa em vez de quem já tem muita oferta.
E já agora porque não se previu um desvio pelo Vale das Flores onde existem escolas, ensino superior, grandes superficies comerciais? Que eu saiba se a linha passasse na zona entre a Marko e o Continente, o desvio era semelhante ao da Solum e as mais valias parece-me que também seriam ou não?
bru_nex Escreveu: Foi feito um estudo em todos os apeadeiros para decidir as seguintes alternativas: construir um novo apeadeiro noutro sítio ou manter o apeadeiro no sítio actual. Isto porque os apeadeiros já têm muito anos e as aldeias cresceram, muitas vezes, para locais contrários aos apeadeiros. Nesses casos, foi construído (ou vai ser) no local que, hoje, é mais central. Nos restantes casos, os apeadeiros estão no mesmo sítio.
Isso não é verdade. Todos os apeadeiros estão previstos nos mesmos locias dos existentes excepto quando as condições não permitem a sua funcionalidade. Aí sim foram deslocados, mas sempre o mínimo possivel. O que existem é alguns novos apeadeiros onde antes não havia.
bru_nex Escreveu: Já agora, que aglomerados populacionais são esses, que não estão servidos pela linha da Lousã, e que deveriam estar
Pela linha da Lousã não existem lugares a servir que não estejam. O que eu disse foi que de Coimbra a Miranda certamente existiriam outros possiveis traçados do metro a passar por zonas mais populosas doque a actual linha, que atravessa todo um vale onde quase não mora ninguém.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito, não me leves a mal mas com esse tipo de discurso parece que já estás a levar a discussão para o campo do "e se", num rumo totalmente irrelevante.. Provavelmente várias opções foram consideradas, não sabemos se a opção de passar pelo Vale das Flores foi ou não considerada, mas achas realmente que era a mesma coisa fazer um desvio de sensivelmente 1,5 kms na Solum ou 2,5 kms no Vale das Flores? Qual seria o retorno espectável para fazer 1 km extra de linha numa zona menos central que a Solum? E qual seria o canal que propunhas para ligar desde o Alto de S. João até à Avenida da Lousã? Podíamos inventar uma série de novas intervenções, mas seriam exequíveis?

Muito me estranha que, avaliando a tua posição em relação a esta variante da Solum, proponhas agora uma solução que, na minha opinião, teria a mesma génese mas seria ainda aparentemente mais desvantajosa que aquela que contestas..

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:O que eu disse foi que de Coimbra a Miranda certamente existiriam outros possiveis traçados do metro a passar por zonas mais populosas doque a actual linha, que atravessa todo um vale onde quase não mora ninguém.
Não querendo falar pela vez do bru_nex, agora também eu fiquei curioso, que lugares são esses? Que alternativas recomendas?

Lembro que, como suponho que saberás, para mudar o traçado não basta simplesmente mudar a linha de sítio.. esses aglomerados compensarão a alteração de traçado?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

É bom esclarecer que eu não estou a propor nada. Obviamente que se não concordo com o desvio da Solum, também não concordaria com um pelo Vale da Flores (que já agora é tão central como a Solum) nem com um desvio da linha da Lousã. São tudo propostas que a meu ver encarecem desnecessáriamente o projecto. Aquilo que disse reflete apenas a minha estranheza em face de se ter optado pelo desvio nuns sitios e noutros não só isso. E que eu saiba, essas hipoteses tão válidas como outras quaisquer, nunca vieram a público, enquanto outras (passar o metro pela Fernão de Magalhães por exemplo) foram faladas.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: esses aglomerados compensarão a alteração de traçado?
A variante da Solum compensa?

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

A meu ver compensa. E já justifiquei tantas vezes o meu ponto de vista que não o vou fazer outra vez.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Já agora acrescento que apesar de não concordar com esta obra, uma vez que a decisão foi tomada, só espero que ela venha a ser executada o mais rápidamente e o melhor possiveis.
A única coisa que eu acho lamentável, é ouvir pessoas importantes neste processo (Carlos Encarnação, Álvaro Seco, Fátima Ramos...) virem mostrar em entrevistas a sua preocupação com a sustentabilidade do metro. O presidente do MM até usa a expressão "sorvedouro de dinheiro" que eu aqui tantas vezes usei.
Atendendo a que este processo dura há 20 anos, não será um pouco tarde para virem com essas questões? Não deviam já todos os estudos, análises financeiras, opções de financiamento e por aí fora, estarem mais do que consolidados? Ou à boa maneira portuguesa a politica é "quem vier depois que feche a porta?" ou seja, quem vier depois que pague!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:A meu ver compensa. E já justifiquei tantas vezes o meu ponto de vista que não o vou fazer outra vez.
Desculpa, mas não é a teu ver, tem que ser uma perspectiva um pouco mais abrangente e fundamentada com estudos económicos.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Desculpa, mas não me cabe a mim fazer estudos económicos ou mostrar-tos. Para mim, os investimentos para fazer uma variante na Solum justificam-se. Se não estás contente com os argumentos da MM, liga para lá, marca uma reunião com o Maia Seco e tenho a certeza que ele te vai matar a curiosidade.

Isto é um fórum, por isso aqui é a meu ver e a teu ver. São opiniões que se dão aqui!

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:É bom esclarecer que eu não estou a propor nada. Obviamente que se não concordo com o desvio da Solum, também não concordaria com um pelo Vale da Flores
Ora essa, mas quem é que falou num desvio pelo Vale das Flores? Fui eu ou foste tu? Se não concordas para que o referes?
Ruizito Escreveu:(que já agora é tão central como a Solum)
Parece-me que estás a confundir central com centralidade..
Ruizito Escreveu:nem com um desvio da linha da Lousã. São tudo propostas que a meu ver encarecem desnecessáriamente o projecto.
Mais uma vez, foste tu o autor de tais propostas.. Eu só queria saber que locais eram esses que dizias que o metro deveria servir.. fiquei sem saber..
Ruizito Escreveu:Aquilo que disse reflecte apenas a minha estranheza em face de se ter optado pelo desvio nuns sítios e noutros não só isso.
Porque provavelmente, como já disse, várias hipóteses foram estudadas.. e umas foram consideradas, outras não..
Ruizito Escreveu:E que eu saiba, essas hipoteses tão válidas como outras quaisquer
Aqui mereces a mesma resposta que deste ao bru_nex, adaptada ao teu comentário: "Desculpa, mas que tu saibas, tem que ser uma perspectiva um pouco mais abrangente e fundamentada com estudos económicos."
Ruizito Escreveu:nunca vieram a público, enquanto outras (passar o metro pela Fernão de Magalhães por exemplo) foram faladas.
Os estudos de viabilidade e integração funcional das variantes à Solum e Fernao de Magalhães estão disponíveis na sede da Metro Mondego, em Celas junto aos HUC.. foram ainda discutidas em Assembleia Municipal, das quais podias ter assistido enquanto cidadão e tens ainda acesso às respectivas actas, publicadas na CMC e até em pdf no site da mesma.. se preferes não ler nada do que é publicado não sei porque falas em estudos que não vêm a publico.. se não vêm a público e estás interessado, tens de te mexer tu :wink: