Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

jayniga Escreveu:E já agora as automotoras não são assim tão velhas, em termos de poluição a pior destas será mesmo a questão de ruído.
As automotoras que falas devem ter só uns 50 anos. Elas foram remodeladas há uns anos atrás, mas o miolo delas é o mesmo destas:
Imagem

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Vamos la ver uma coisa. Vamos imaginar que se tinha decidido simplesmente electrificar a linha... Era preciso investir na electrificação (o metro está a fazer isso) e era preciso comprar comboios novos (o metro vai fazer isso). A única diferença é que, com o Metro, vão ser substituídos os carris e renovadas as estações. Ora, os utentes da linha da Lousã deviam estar agradecidos por se fazer essa substituição, porque, finalmente, vão poder circular numa linha nova, naturalmente mais segura.

O Metro não está a fazer assim tantas coisas diferentes da simples electrificação da linha. Além disso, não percebo as pessoas que argumentam estas duas coisas ao mesmo tempo: primeiro querem simplesmente a electrificação da linha; e depois não querem sair de um comboio em Ceira para apanhar outro com destino a Serpins.

O que estamos a falar é numa maneira de tornar o transporte mais homogéneo. Ou seja, se uma pessoa vai para Serpins de comboio, e se vai haver metro em Coimbra, o que está a ser acautelado é que os utilizadores da linha da Lousa possam fazer a viagem sem trocar de meio de transporte. E além disso, passa a ser possível apanhar o comboio para a Lousã nos HUC (linha HUC / Ceira / Serpins).

jayniga
Iniciado
Iniciado
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 9:54

Mensagem por jayniga »

banjix Escreveu:
jayniga Escreveu:E já agora as automotoras não são assim tão velhas, em termos de poluição a pior destas será mesmo a questão de ruído.
As automotoras que falas devem ter só uns 50 anos. Elas foram remodeladas há uns anos atrás, mas o miolo delas é o mesmo destas:
Imagem
O que estás a dizer não é verdade. Senão ainda eram a carvão.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

jayniga Escreveu:O que estás a dizer não é verdade. Senão ainda eram a carvão.
Eu julgo ter escrito em português. De qualquer maneira, vou tentar reformular o que disse, para ver se mais facilmente se percebe o que estou a querer dizer:

Estas automotoras:
Imagem

Foram feitas com base nestas:
Imagem
Ou seja, as automotoras verdes foram um restyling feito às automotoras vermelhas e brancas, que já têm uns 50 anos e que também estas eram a diesel. Ninguém falou aqui em locomotivas a carvão!!!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

tal como diz o duffy:
CP0350 - 21 unidades, 19 em serviço, 2 acidentadas - 0351 a 0371

Unidade Simples Diesel (USD) Diesel-Eléctrica que foram remodeladas da antiga serie Allan CP0300 pela EMEF em Guifões no ano 2000.
Com 343cv de potencia nas rodas, tara de 54,5T e velocidade maxima de 100Km/h, estas automotoras fazem serviço Regional e Suburbano, dispõem de 94 lugares sentados e transportam um maximo de 193 passagueiros em sobrecarga. Podem ser acoupladas até 3 unidades. Actualmente fazem serviço no Ramal de Cantanhede, Linha do Norte, Ramal da Lousã, Linha do Alentejo e Linha de Évora.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: O Metro não está a fazer assim tantas coisas diferentes da simples electrificação da linha.
Não está? Substituir toda a linha é igual a não substituir? Construir uma carissima variante pelo meio da Solum é igual a não construir?
Bem, se é assim então eu passo já para o clube dos apoiantes do metro! É que as minhas reservas prendem-se sobretudo com a questão financeira do projecto, mas se é igual...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

banjix Escreveu:
jayniga Escreveu:O que estás a dizer não é verdade. Senão ainda eram a carvão.
Eu julgo ter escrito em português. De qualquer maneira, vou tentar reformular o que disse, para ver se mais facilmente se percebe o que estou a querer dizer:

Estas automotoras:
Imagem

Foram feitas com base nestas:
Imagem
Ou seja, as automotoras verdes foram um restyling feito às automotoras vermelhas e brancas, que já têm uns 50 anos e que também estas eram a diesel. Ninguém falou aqui em locomotivas a carvão!!!
Acrescento já agora que existem mais composições a circular na linha sem ser só estas.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Ruizito Escreveu:
bru_nex Escreveu: O Metro não está a fazer assim tantas coisas diferentes da simples electrificação da linha.
Não está? Substituir toda a linha é igual a não substituir? Construir uma carissima variante pelo meio da Solum é igual a não construir?
Bem, se é assim então eu passo já para o clube dos apoiantes do metro! É que as minhas reservas prendem-se sobretudo com a questão financeira do projecto, mas se é igual...
É igual, sim.
A variante da Solum foi introduzida para dar maior consistência financeira ao projecto. Substituir toda a linha é um imperativo para que o metro circule mas talvez também fosse desejável substituir a linha no caso da electrificação. Tem a ver com a colocação de carris novos que fazem com que a circulação na linha seja mais segura.

O que eu estou a dizer é que grande parte dos custos seriam os mesmos que iríamos ter com a electrificação da linha. Não te esqueças que estamos a falar de uma linha única! Só há uma linha! Não há duas... uma para cada sentido. Há apenas, uma. É muito importante que essa linha esteja em bom estado. Além disso, o metro, na impossibilidade de fazer uma nova linha paralela, vai aumentar o número de pontos onde os comboios se podem cruzar. Isso também custa dinheiro.

Já para não falar que o serviço actual também não dá lucro.
Temos aqui a hipótese de fazer uma nova linha, de começar do zero. Vai custar muito dinheiro? Vai. É um investimento que não vai dar lucro? É. Mas nem tudo se resume a dinheiro. E numa obra de engenharia de transportes, muito menos... Estamos a falar da melhoria da mobilidade das pessoas... Estamos a falar de organização de uma cidade desordenada... Estamos a falar da preparação de Coimbra para crescer...

Tu estás preocupado porque se vai gastar 300 milhões de euros com a brincadeira. Mas se é para gastar dinheiro, que o gastem aqui em vez de o gastarem sempre nos mesmos sítios (Lisboa e Porto). Estamos a falar de um investimento que vai sair dos bolsos de toda a gente. Mas também te sai do bolso o Metro de Lisboa, o do Porto e por aí a fora.. Sai tudo do bolso.

E mais uma coisa... A população activa de Coimbra paga o metro para aí em 3 anos SÓ COM OS DESCONTOS que faz para a Segurança Social!
O que eu acho é que já chega de ver o meu dinheiro ir sempre para os grandes centros urbanos enquanto Coimbra e o resto do país se tornam, cada vez mais, paisagem!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Acrescento já agora que existem mais composições a circular na linha sem ser só estas.
Correcto, são as CP0450, também remodeladas, da antiga serie Sorefame CP0400, em 1999.
bru_nex Escreveu:Já para não falar que o serviço actual também não dá lucro.!
Isto é uma coisa que muita gente parece se esquecer..

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: É igual, sim.
A variante da Solum foi introduzida para dar maior consistência financeira ao projecto. Substituir toda a linha é um imperativo para que o metro circule mas talvez também fosse desejável substituir a linha no caso da electrificação. Tem a ver com a colocação de carris novos que fazem com que a circulação na linha seja mais segura.

O que eu estou a dizer é que grande parte dos custos seriam os mesmos que iríamos ter com a electrificação da linha. Não te esqueças que estamos a falar de uma linha única! Só há uma linha! Não há duas... uma para cada sentido. Há apenas, uma. É muito importante que essa linha esteja em bom estado. Além disso, o metro, na impossibilidade de fazer uma nova linha paralela, vai aumentar o número de pontos onde os comboios se podem cruzar. Isso também custa dinheiro.

Já para não falar que o serviço actual também não dá lucro.
Temos aqui a hipótese de fazer uma nova linha, de começar do zero. Vai custar muito dinheiro? Vai. É um investimento que não vai dar lucro? É. Mas nem tudo se resume a dinheiro. E numa obra de engenharia de transportes, muito menos... Estamos a falar da melhoria da mobilidade das pessoas... Estamos a falar de organização de uma cidade desordenada... Estamos a falar da preparação de Coimbra para crescer...

Tu estás preocupado porque se vai gastar 300 milhões de euros com a brincadeira. Mas se é para gastar dinheiro, que o gastem aqui em vez de o gastarem sempre nos mesmos sítios (Lisboa e Porto). Estamos a falar de um investimento que vai sair dos bolsos de toda a gente. Mas também te sai do bolso o Metro de Lisboa, o do Porto e por aí a fora.. Sai tudo do bolso.

E mais uma coisa... A população activa de Coimbra paga o metro para aí em 3 anos SÓ COM OS DESCONTOS que faz para a Segurança Social!
O que eu acho é que já chega de ver o meu dinheiro ir sempre para os grandes centros urbanos enquanto Coimbra e o resto do país se tornam, cada vez mais, paisagem!
Pronto está bem, eu sobre esta questão já disse o que tinha a dizer.
Se achas que os custos são iguais para as duas soluções, que 300 milhões é uma bagatela que equivale a 3 anos de descontos para a SS (já agora diz isso a quem recebe as reformas da SS, cuja viabilidade financeira é questionável a médio prazo, mesmo com a reforma efectuada), se achas que pagas os metros de Lisboa e Porto portanto também queres um (já agora pagavamos metros para todas as cidades do país que também têm direito) então ok.
Olha o que me preocupa é quando vejo noticias a dar conta da situação financeira da Grécia (tantas vezes comparada connosco) quase à beira da bancarrota, da Irlanda (tanta vez apontada como exemplo) em sérias dificuldades e nós aqui em Portugal parece que caminhamos alegremente para o precipicio. É fartar vilanagem até que rebente.
A gestão de um país ou de uma autarquia tem semelhanças com a gestão que fazemos na nossa casa. Eu também gostava de ter algumas coisas que acho que me fazem falta ou melhoravam a minha qualidade de vida, mas sei que se as comprar vou ter de pagar e não estou estou para ficar com a corda ao pescoço por isso. O problema do metro e outros investimentos que tal, é que quando chegar a factura provavelmente quem vai sofrer serão terceiros que nada tiveram a ver com a decisão. E olha que quanto mais nova é uma pessoa menos brilhante se afigura o seu futuro (infelizmente), e como julgo que és mais novo que eu, acho que devias estar mais preocupado, pois tudo isto vai sobrar se calhar mais para ti do que para mim.
Peço desculpa pelo desabafo, que é um bocado off tópic, mas já me cansa esta espécie de inconsciência nacional que década após década vai cometendo sempre os mesmos erros e após mais de 20 anos de UE e sucessivas vagas de fundos comunitários, nunca conseguiram tirar o país da cauda da Europa, sendo inclusivé ultrapassado por países com democracias muito mais recentes, mas que aprenderam mais depressa do que nós.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Não te vou dizer que não entendo o que estás a dizer, porque entendo perfeitamente.

Só para esclarecer, quando falei do que descontas para a Segurança Social, podia ter falado do que pagas de IVA sempre que compras qualquer coisa. Foi só uma forma de mostrar que o metro vai nascer num sítio onde há actividade suficiente para o pagar. Podemos alegar que Coimbra não precisa de um Metro. Podemos alegar que os autocarros chegam bem. Podemos alegar que o país não tem dinheiro. Podemos alegar muita coisa. E todas as alegações são sempre meias-verdades. Funcionam para justificar tanto quem está a favor como quem está contra. Eu estou a favor, talvez por ser mais novo do que tu e por não ter consciência das coisas... É possível. Mas porque eu acredito que o Metro é importante para a cidade. Porque o metro vai mudar muito a cidade de Coimbra! E, a meu ver, para melhor...

E depois, em relação à gestão da nossa casa... eu sou contra gastar-se dinheiro que não se tem... como é óbvio isso não é sustentável... Mas também não me parece justo que saia dinheiro de tua casa para ir sustentar a casa do vizinho e que, por isso, tu não possas fazer coisas na tua casa.

Eu acredito que pode existir uma forma de dar rentabilidade ao metro, seja pelo investimento na produção da própria energia, seja pela elevada adesão das pessoas... Mas tenho noção que é uma estrutura pesada que vai custar muito dinheiro... como já hoje custa o serviço que existe. Há a possibilidade de se investir dinheiro na região... se não for possível fazer com que o metro dê lucro, pelo menos pode ser possível fazer com que, com o mesmo prejuízo se preste um serviço melhor.

E depois também acho que o teu pensamento peca numa coisa. É verdade que podemos não ter dinheiro para fazer todas as coisas que gostávamos... Mas, na hora de cortar, não deve ser no investimento que deve ser feito o corte... Deve ser feito um corte na despesa do monstro Estado que tem funcionários a mais.

Há uma taxa qqr do PIB que deve ser investida todos os anos pelo Estado. E, dividindo aeroporto de Lisboa + TGV + autoestradas + metro em Coimbra pelos anos que vão demorar a construir, chegamos a uma percentagem que é inferior. Assim se percebe que o país devia investir mais do que investe. Mas porque é que o país não pode investir assim tanto? Porque o país tem gastos ineficientes... como é o caso da despesa na função pública.

Não te digo que o Metro seja a prioridade para Coimbra. Não é. Mas reconheço que o metro vai lavar a cara à cidade, vai mudar a relação da cidade com o rio, e vai também mudar a forma como as pessoas se relacionam com o transporte.

Vejamos a construção do metro como uma antevisão do futuro. Hoje constrói-se porque daqui a 20 anos o metro vai ser muito importante na maneira como as pessoas se deslocam na cidade. Mas daqui a 20 anos vai ser 100X mais difícil abrir os canais para o metro passar. Por isso é importante que se faça hoje.

jayniga
Iniciado
Iniciado

Mensagem por jayniga »

E não é que o raio das automotoras duram mesmo desde os anos 50?
Mas da modernização que durou de 2000 a 2003, só me vem dar razão a dizer que não estão desactualizadas, bem pelo contrário.

jayniga
Iniciado
Iniciado

Mensagem por jayniga »

Da minha parte não tinhamos metro, encontro milhares de coisas a serem feitas urgentemente em coimbra que melhoravam a qualidade de vida de todos nós.
Agora também tenho de admitir que me chateia ver o €€€€ a sair sempre para Lisboa, para o Porto e uma porrada de outras cidades que já ultrapassaram esta cidade que dorme desde 30 anos para cá à sombra da cabra.
É que surpreendemente vão-se gastar 600 milhoes em melhorias dos acessos em Lisboa e a provincia que se dane. Então mas o que é isto? Andem os lisboetas de metro que já lá existe ora possa.
Só acessos para entrar na capital desta parvónia, ora para fazer uma entrada sul nesta cidade é o que se vê, para a entrada norte.........enfim nunca mais.
Desculpem lá o desabafo.

@bru_nex: tens de me mostrar essas contas dos paineis fotovoltaicos porque não estou convencido.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Vamos la ver uma coisa. Vamos imaginar que se tinha decidido simplesmente electrificar a linha... Era preciso investir na electrificação (o metro está a fazer isso) e era preciso comprar comboios novos (o metro vai fazer isso). A única diferença é que, com o Metro, vão ser substituídos os carris e renovadas as estações. Ora, os utentes da linha da Lousã deviam estar agradecidos por se fazer essa substituição, porque, finalmente, vão poder circular numa linha nova, naturalmente mais segura.
Concordo. Não percebo os membros Movimento de Defesa do Ramal da Lousã que só querem a linha electrificada quando podem ter muito melhor. Com o metro vão andar em composições moderna e confortáveis, vão ter estações com melhores condições, um linha nova mais segura, um serviço mais rápido e eficiente, etc.
jayniga Escreveu:E não é que o raio das automotoras duram mesmo desde os anos 50?
Mas da modernização que durou de 2000 a 2003, só me vem dar razão a dizer que não estão desactualizadas, bem pelo contrário.
Continuam a ser velhas e do pior que se vê por aí.
jayniga Escreveu:Da minha parte não tinhamos metro, encontro milhares de coisas a serem feitas urgentemente em coimbra que melhoravam a qualidade de vida de todos nós.
Agora também tenho de admitir que me chateia ver o €€€€ a sair sempre para Lisboa, para o Porto e uma porrada de outras cidades que já ultrapassaram esta cidade que dorme desde 30 anos para cá à sombra da cabra.
É que surpreendemente vão-se gastar 600 milhoes em melhorias dos acessos em Lisboa e a provincia que se dane. Então mas o que é isto? Andem os lisboetas de metro que já lá existe ora possa.
Só acessos para entrar na capital desta parvónia, ora para fazer uma entrada sul nesta cidade é o que se vê, para a entrada norte.........enfim nunca mais.
Desculpem lá o desabafo.
O problema é que quando há dinheiro e vontade de fazer alguma coisa nesta cidade há sempre uns caramelos do contra que impedem que os projectos e as obras avancem e o resultado é ver o dinheiro "fugir" para outras paragens. Basta ver o que aconteceu com a nova travessia do mondego. De um momento para o outro apareceu um movimento de devesa do Choupal, que até ali nunca se tinha lembra que tal existia, e fizerem tudo para parar o projecto.
Felizmente com o metro isso não vai acontecer. Se há dinheiro e bons projecto que podem melhorar a vida em Coimbra, o melhor que temos a fazer é aceitar.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Bem...
Aqui estão os temíveis cálculos.... eheh.. Para que conste, os meus conhecimentos matemáticos pararam nas regras de três simples.... lol

Ora bem...

O metro do Porto consome 43 Gwh/ano! Circulam no Porto 77 comboios. Coimbra vai ter a circular 40. Ou seja, o Metro Mondego poderá vir a gastar cerca de 22 Gwh/ano.

Vamos supor que a SMM decide fazer uma central energética ligada directamente à rede do metro para produzir a energia que consome.

Estive a ver uns relatórios e, para ser possível produzir a energia que o metro vai consumir, a SMM devia investir numa das seguintes alternativas:

- 6 aerogeradores

OU

- 64 mil paineis solares

com base nos seguintes cálculos:

O Parque Eólico do Baixo Alentejo vai ter 54 aerogeradores e vai produzir 200 Gwh/ano. O Parque Eólico de Beja tem 13 aerogeradores e produz 58 Gwh/ano. Assim sendo, para o Metro Mondego gastar 22 Gwh/ano seria necessário instalarem-se 5 ou 6 aerogeradores numa boa localização.

O Parque Solar de Mértola tem em funcionamento 282 080 módulos solares para produzir 93 Gwh/ano. Ou seja, para produzir 22 Gwh/ano são necessários cerca de 64 mil paineis solares. Partindo do princípio que, cada painel solar tem 0,5 m2, então estamos a falar de uma área de
302 500 m2. Que é como quem diz, estamos a falar de um quadrado com meio quilómetro de largura por meio quilómetro de comprimento.

Fiz confusão com outros dados. Mea culpa!

Parece-me um excelente investimento. O investimento em aerogeradores parece-me melhor do que o investimento em paineis solares. Parece que não é assim tão difícil para a SMM produzir a energia que o metro vai consumir. É uma óptima forma de dar viabilidade financeira ao projecto.

Está esclarecido. :)