Censos 2011

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Censos 2011

Mensagem por Pedro »

Mais de metade da população da Baixa não abre a porta aos censos

A maioria das (poucas) pessoas que habitam na Baixa de Coimbra não está a colaborar com os censos. Os recenseadores da freguesia de Santa Cruz estão a ter dificuldade em chegar à fala com a população, principalmente com os idosos, que se mostram desconfiados perante a presença dos jovens. E há até quem já tenha sido ameaçado.

“Mais de metade das pessoas não abre a porta”, conta Sílvia Mota, uma das recenseadoras da freguesia de Santa Cruz. Há uma semana que a jovem palmilha as ruelas da Baixa, mas anteontem, a quatro dias do final do período de entrega dos inquéritos, não conseguia garantir que toda a população tivesse sido abordada.

Fonte: As Beiras
A tarefa parece estar complicada para os recenseadores... ainda para mais com as burlas/assaltos que têm surgido usando os censos como "desculpa" para entrar na casa das pessoas. Ainda só vi duas ou três notícias sobre esses casos, e é certo que houve muita ingenuidade por parte de algumas vítimas (principalmente as que entregaram todo o dinheiro que tinham em casa de livre vontade), mas é suficiente para a população mais idosa ficar desconfiada, dado estarem a ser os mais afectados por estas tentativas.

TaniaVargas
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11

Mensagem por TaniaVargas »

Tenho uma duvida:

Somos só estudantes aqui em casa e vivemos (fora do tempo de aulas da UC) com os nossos pais. Temos um impresso dos censos, preenchemos? E como o fazemos? Alguém me pode dar umas luzes neste caso?

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

O facto de deixarem os questionários debaixo da porta a quem não atende os recenseadores até nem me choca. A verdade é que, geralmente, à hora a que os recenseadores passam, muita gente ainda está a trabalhar. O problema vai ser na recolha dos questionários! Se os recenseadores passarem e ninguém atender não podem "desenfiá-los" de debaixo da porta. Como fazem?

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

em minha casa em Leiria nem sequer se dignaram a tocar à campainha, simplesmente deixaram no correio com um recado para quando preenchêssemos entregarmos na Junta de freguesia...

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Em Lisboa em minha casa ainda nao apareceram amanha vou ligar para a junta de freguesia, tanto em Alcobaça como aqui em Coimbra decorreu dentro da normalidade.

recenseador2011
Estreante
Estreante
Registado: domingo, 13 março 2011 16:55

Mensagem por recenseador2011 »

Na minha experiencia pessoal tenho dedicado 16 horas diárias desde k começou a distribuição, k por acaso só conseguirei terminar amanhã...para mim isto é um trabalho a DOUBLE-TIME e não part-time, mas pode ser k agora acalme um pouco até à recolha...depois será ainda PIOR!
Já fui abordado por várias pessoas com muitos bens materiais k acham k nós os recenseadores temos a obrigação de lhes preencher os questionários...o que acham? Eu respondo sempre k vamos ajudar os idosos analfabetos, mas kem sabe ler tem k fazer o seu próprio preenchimento, né!

recenseador2011
Estreante
Estreante

Carol Escreveu:em minha casa em Leiria nem sequer se dignaram a tocar à campainha, simplesmente deixaram no correio com um recado para quando preenchêssemos entregarmos na Junta de freguesia...
Isto está complicado! Uns queixam-se de não tocarmos, outros queixam-se de incomodarmos...não podemos atisfazer todo o mundo, né!?
Na minha formação fomos comandados a irmos recolher os questionarios às casas, o que vai provavelmente ser uma missão quase impossível! Como é k alguns recenseadores mandam as pessoas irem levar a papelada às Juntas? Deveria ser igual para todos!

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

Posso ir entregar o Censos à Junta de Freguesia, ou tenho que esperar pelo recenseador?

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu acho que a recolha dos questionários por parte dos recenseadores vai ser praticamente impossível! Se, para entregar, tiveram que recorrer à caixa do correio, para os recolher isso não é possível! Estar à espera que as todas as pessoas estejam em casa quando os recenseadores passam, nem para os próximos censos isso está pronto! Tem de haver alternativas para a entrega dos questionários. A Internet é uma, mas para quem não tem/sabe usar (como as pessoas idosas) tem de haver outra. A entrega na Junta de Freguesia é uma.

recenseador2011
Estreante
Estreante

Banjix tem razão! Na formação fomos instruídos a ir buscar às casas, mas por este andar não vai resultar...muitas pessoas trazem os papéis prá junta e nós vamos começar a aceitá-los lá porque caso contrário vão acabar por se perder...
Hoje fui atacada por 3 galinhas chocas por causa do preenchimento da papelada...uma das tipas estava lá a cacarejar k os recenseadores é k têm o DEVER de fazer este serviço...temos dado 16 horas diárias e estas aves reles ainda kerem mais!
Tentei explicar k vamos ajudar todos os idosos analfabetos, mas as outras pessoas terão k preencher os delas...Salta-me outra galinácea choca em cima, que nem me deixava explicar, e depois sai-se com a seguinte piada, "Andam praí a ganhar o bom e o belo, têm k preencher os nossos papeis!". Acabei enervado, e respondi com 4 palavras uma das quais foi uma bocado rude, mas esta faceta da inveja no povo português faz-me mesmo enjoar! O problema da maioria deste gado não é o facto de se sentir explorado pelo estado, mas sim de verem alguém a ganhar uns trocos k mal dão prás despesas inerentes a esta actividade de escravatura. Meu Deus k mentes tão dementes!

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

a reacção das senhoras não foi nada justa e agradável, mas também só ainda te vi queixar! Enerva um bocado quando houve muita gente que não conseguiu ir e os que ficaram só se queixam!

Acho que não é atitude considerável não tentar contactar com as pessoas antes de pôr as coisas no correio. Em minha casa até tiveram sorte porque sabiamos do que se tratava e estavamos bastante esclarecidos, mas se vivessem lá pessoas menos esclarecidas ou que não estivessem ao corrente do que se estava a passar podiam ter tido azar.. E não achei correcto terem deixado um bilhetinho para entregar na junta.. mas enfim, não é uma coisa que tenha assim tanta importância

Não estou a dizer que o trabalho dos recenseadores é fácil, até porque ontem vi um rapazinho (bem identificado) a tentar convencer uma senhora de idade a abrir a porta para lhe entregar os papeis e estava a ter bastante resistência, mas há coisas mais difíceis na vida, e para esta candidataram-se e vão ser pagos.

keBas
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33

Mensagem por keBas »

Acho que
recenseador2011 Escreveu:Banjix tem razão! Na formação fomos instruídos a ir buscar às casas, mas por este andar não vai resultar...muitas pessoas trazem os papéis prá junta e nós vamos começar a aceitá-los lá porque caso contrário vão acabar por se perder...
Hoje fui atacada por 3 galinhas chocas por causa do preenchimento da papelada...uma das tipas estava lá a cacarejar k os recenseadores é k têm o DEVER de fazer este serviço...temos dado 16 horas diárias e estas aves reles ainda kerem mais!
Tentei explicar k vamos ajudar todos os idosos analfabetos, mas as outras pessoas terão k preencher os delas...Salta-me outra galinácea choca em cima, que nem me deixava explicar, e depois sai-se com a seguinte piada, "Andam praí a ganhar o bom e o belo, têm k preencher os nossos papeis!". Acabei enervado, e respondi com 4 palavras uma das quais foi uma bocado rude, mas esta faceta da inveja no povo português faz-me mesmo enjoar! O problema da maioria deste gado não é o facto de se sentir explorado pelo estado, mas sim de verem alguém a ganhar uns trocos k mal dão prás despesas inerentes a esta actividade de escravatura. Meu Deus k mentes tão dementes!
Ajudar o próximo...
Nunca sabes se um dia essa pessoa não te irá ajudar também.

Acho que agiste e ages mal falando assim, estás revoltado mas ninguém tem culpa disso, pois ninguém te obrigou aceitar esse cargo. Salvo erro foi por iniciativa própria.
No meu caso tenho os papeis por preencher, mas como faltava um boletim, decidi fazer pela internet.
Uma dica muito subtil e ideal para ti, tem calma.

simoes0254
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 22 março 2011 21:36

Censos

Mensagem por simoes0254 »

Gostaria de saber se os recenseadores do "censos 2011" tambem irão receber (€) pelo facto de me terem entregue os formularios em papel, mesmo sendo eu a fazer o trabalho, ou seja enviar todas as informações pela net.

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Re: Censos

Mensagem por Viva_a_Historia »

simoes0254 Escreveu:Gostaria de saber se os recenseadores do "censos 2011" tambem irão receber (€) pelo facto de me terem entregue os formularios em papel, mesmo sendo eu a fazer o trabalho, ou seja enviar todas as informações pela net.
Exactamente o mesmo que recebemos se formos a sua casa preencher-lhe os impressos. Preencher os impressos dos Censos é um dever de cidadão para quem não for analfabeto.

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Ainda não tentei só o irei fazer no fds mas por aquilo que tenho ouvido dizer o site dos censos tem andado superlento e sem capacidade de resposta aos utilizadores tenho ouvido expressões do tipo " após 272 entradas de palavra passe lá abriu a pagina " " a página dos censos nem abre" alguém tem alguma experiência com isto?