Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

daniel322 Escreveu:Neste preciso momento está um veículo na Ponte R. Sta Isabel a efectuar controlo de velocidade e uma operação stop mais à frente.. vão devagarinho :mrgreen:
e está escondido à frente de uma sinalização preta e amarela não?

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

As passadeiras foram pintadas e realmente já se vê alguns locais onde a tinta falta... cada vez mais ela é rasca...
Critico ainda a deficiente sinalização de selecção de faixas ao fundo da Av. Elísio de Moura. Quem não sabe que é ali logo dps da curva que se corta para ir para Celas tem de fazer a Circular toda... sinalização logo ao início da rua e com recurso à horizontal seria bem-vinda... aí e na avenida da Boavista...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
daniel322 Escreveu:Neste preciso momento está um veículo na Ponte R. Sta Isabel a efectuar controlo de velocidade e uma operação stop mais à frente.. vão devagarinho :mrgreen:
e está escondido à frente de uma sinalização preta e amarela não?
sim

watergeorg
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 08 março 2008 11:21

Tudo é relativo...

Mensagem por watergeorg »

Vocês estão a falar mal da condução em Coimbra. Olha:
- Em primeiro lugar, estão a viver no país mais maravilhoso do mundo. Não há lugar perfeito no mundo, mas Portugal está entre os primeiros.

- Eu agora estou na Noruega e posso dizer o seguinte: Aquí quase ninguém usa o pisca-pisca. Parece que têm a ideia de que "Onde vou? Ninguém tem nada que ver com isso!".

- Aquí as estradas não estão divididas por linhas nos cruzamentos, ninguém fica na linha direita ou esquerda, todos conduzem no meio.

- No inverno, quando as estradas estão geladas, é arrepiante ter um carro a 5 ou 10 metros atrás de tí: Se tiveres de travar de repente, o outro não chega a parar antes de entrar no teu carro. Eu costumo travar um pouco, eles ficam assustados pela situação, e chamam-me de nomes usando a buzina e as luzes.

- Corridas? As ultrapassagens aquí são maravilhosas, feitas de preferência onde a visão é mínima.

- Quanto à sinalização que indica os limites de velocidade, é normal na Europa que esses sejam de 50, 80 e 100. Aquí são de 50, 60, 70, 80, 90 e de 100 (a última só nas autoestradas). A consequência é que ninguém se lembra do que estava escrito na última chapa que passou (= multas de Euro 200 para cima).

Isto foi só a respeito do trânsito, além disso há muito mais.

Quem me dera estar em Portugal!....

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A velocidade máxima nas auto-estradas daí é 100km/h? Realmente isso dos piscas, creio que os mais experientes se esquecem deles, mas eu uso-os sempre...
O problema aqui são os tipos que se julgam ases do volante e que andam a 200km/h ou os outros que ultrapassam nas curvas ou quando há uma curva logo em frente, ou como um que vi a entrar na AE e a meter-se logo na faixa da esquerda, pondo em perigo quem vem na da direita...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

se vai logo para a esquerda é porque entrou muito depressa e não tem travoes! B)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Não vejo grande stress em ir logo para à esquerda, desde que não cometa nenhuma infracção, como passar um traço contínuo nem atrapalhe quem venha já na AE. Às vezes apanha-se cada empata nas vias de aceleração, nem entram nem deixam andar os que vêm atrás :?

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Rotunda de Eiras já causou estragos
Recentemente construída - e pouco sinalizada apesar de ser novidade para muito condutores - a rotunda da Estrada de Eiras já foi “estreada” com um acidente

Um automóvel despistou-se quinta-feira à noite contra uma rotunda recentemente construída junto ao INEM, na Estrada de Eiras, em Coimbra. O despiste verificou-se às 23h30 e causou danos materiais.
Ao local deslocaram-se os Bombeiros Voluntários de Coimbra com o carro de desencarceramento que, todavia, não chegou a ser utilizado. Compareceram também os Bombeiros Sapadores de Coimbra para remoção de óleo derramado e limpeza da via. A PSP tomou conta da ocorrência.
A construção da rotunda criou inicialmente algumas dificuldades à circulação de veículos pesados no sentido Bairro de S. Miguel-Estação Velha, uma vez que devido ao estreitamento da via tinham que subir um passeio. A situação foi no entanto corrigida. Mas não de todo porque os condutores de alguns veículos pesados continuam a sentir dificuldades em ali passar, nomeadamente dos Serviços Municipalizados de Transporte Urbano que, no sentido Eiras/Estação Velha, não passam sem uma das duas manobras: ou galgar o lancil do lado direito ou violar a delimitação da rotunda.
In Diario de Coimbra - 22/03/08
Penso que era nesta rotunda que estavam a falar noutro topico sobre a abertura do minipreço de eiras.

:wink:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

eu não percebo.. mas quem é que faz estes projectos?.. não consideram o tráfego que passa num determinado local? não verificam a sinalização convenientemente?
Não sei o que se passa mas as ultimas obras rodoviárias em Coimbra têm sido de uma incompetência brutal..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Não é em Coimbra, mas é na zona. A sinalização para quem vai de Montemor para Alfarelos é inexistente. Tivémos de nos guiar pela minha memória de ter passado na estrada algumas vezes e saber +- o caminho. Típico de Portugal...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Lino Escreveu:Não é em Coimbra, mas é na zona. A sinalização para quem vai de Montemor para Alfarelos é inexistente. Tivémos de nos guiar pela minha memória de ter passado na estrada algumas vezes e saber +- o caminho. Típico de Portugal...
epá... diz em alguns sitios. é sempre em frente, querias que indicasse mais o que ?

é bem pior essa rotunda e a descida do dep de informatica para o UPC!

Pretender
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18

Mensagem por Pretender »

Essa rotunda ao pé do INEM é do pior que há.
Um ligeiro passa lá com dificuldade e se não corrigir abruptamente a manobra passa por cima de um bueiro.
E ainda estava pior, pois no primeiro dia delimitaram-na logo com os blocos, passou o autocarro SMTUC e mandou abaixo uns poucos. E foi muito bem feita!
Para remediar fizeram a delimitação dos blocos mais para o interior e o exterior em pedra ranhosa, escorregadia e com inclinação...
Um autêntico nojo! E só de pensar que foi feita de mão beijada para um supermercado ainda me deixa mais estupefacto.
Para ajudar aquilo é tão minúsculo que nunca se sabe se o carro vai fazer a rotunda ou seguir em frente (usarem piscas também é inexistente).

Isto é um típico interesse de empreiteiros/marcas com poderes negociais, de colocar uma entrada e saída directamente para uma rotunda.

Outra é o dinheiro que o INEM está a pagar por aquilo dava ao fim de dois anos para ter uma sede própria...
Mas claro havia uma nítida dificuldade em fazer lucro com aquele edifício e afinal como é tudo compadre de alguém...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Na Lousã também se fizeram algumas rotundas parecidas com essa. Uma delas teve que sofrer uma ou duas alterações até ficar com a configuração actual (à frente do cine-teatro). Mas neste caso, não teve nada a ver com interesses. Apenas referi isto pelo facto de terem a mesma tipologia.

daniel322
Lendário
Lendário

Re: Tudo é relativo...

Mensagem por daniel322 »

watergeorg Escreveu:Vocês estão a falar mal da condução em Coimbra. Olha:
- Em primeiro lugar, estão a viver no país mais maravilhoso do mundo. Não há lugar perfeito no mundo, mas Portugal está entre os primeiros.

- Eu agora estou na Noruega e posso dizer o seguinte: Aquí quase ninguém usa o pisca-pisca. Parece que têm a ideia de que "Onde vou? Ninguém tem nada que ver com isso!".

- Aquí as estradas não estão divididas por linhas nos cruzamentos, ninguém fica na linha direita ou esquerda, todos conduzem no meio.

- No inverno, quando as estradas estão geladas, é arrepiante ter um carro a 5 ou 10 metros atrás de tí: Se tiveres de travar de repente, o outro não chega a parar antes de entrar no teu carro. Eu costumo travar um pouco, eles ficam assustados pela situação, e chamam-me de nomes usando a buzina e as luzes.

- Corridas? As ultrapassagens aquí são maravilhosas, feitas de preferência onde a visão é mínima.

- Quanto à sinalização que indica os limites de velocidade, é normal na Europa que esses sejam de 50, 80 e 100. Aquí são de 50, 60, 70, 80, 90 e de 100 (a última só nas autoestradas). A consequência é que ninguém se lembra do que estava escrito na última chapa que passou (= multas de Euro 200 para cima).

Isto foi só a respeito do trânsito, além disso há muito mais.

Quem me dera estar em Portugal!....
vá, não estragues tudo que nós gostamos é de dizer mal de Portugal :mrgreen::mrgreen:
Não tinha essa ideia quanto à Noruega, pensava serem bem mais civilizados na estrada.. já os ingleses são bem piores que nós..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Lino Escreveu:Não é em Coimbra, mas é na zona. A sinalização para quem vai de Montemor para Alfarelos é inexistente. Tivémos de nos guiar pela minha memória de ter passado na estrada algumas vezes e saber +- o caminho. Típico de Portugal...
epá... diz em alguns sitios. é sempre em frente, querias que indicasse mais o que ?

é bem pior essa rotunda e a descida do dep de informatica para o UPC!
Sobre a rotunda, deveria estar no cruzamento do Lidl...
Sobre a estrada, não é sempre em frente, pois há umas rotundas pelo meio e passa-se por dentro de Alfarelos, quem não conhece tem a vida dificultada.