E daí, ligar à ciclovia que está pensada ao longo do rio Mondego até Montemor-o-Velho, ou até Figueira da Foz. Isso seria extraordinário!bru_nex Escreveu:Alguém sabe em que ponto anda isto?
Acho uma ideia brutal. Na zona urbana de Coimbra há algumas coisas muito interessantes que se podem fazer. Ciclovia desde o Parque Verde, depois Portagem, Arnado (sempre pela beira rio) até ao Choupal. E no Choupal a ciclovia continuava. Até era interessante fazer uma cclovia a ligar o Parque Verde ao Vale das Flores e daí até à Solum, por exemplo. A ideia era pôr ciclovias onde há zonas de habitação e ligá-las entre si até à zona plana do Mondego.
Com o aproveitamento da zona entre a Portagem e o Açude, pode fazer-se mesmo uma nova ponte pedonal que permita a quem quiser ir até ao Fórum de bicicleta com facilidade.
Ciclovia vai “preencher vazio” do vale do Mondego
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Era mesmo uma ideia excelente.
A rede do Choupal - Montemor-o-velho (passagem pela praia fluvial de Pereira, por exemplo) - Figueira da Foz vai ser excelente. Vai possibilitar fins-de-semana diferentes! Sem dúvida.
Quando à vertente urbana da ciclovia, parece-me importante levar a ciclovia para as seguintes grandes zonas:
zonas habitacionais (Bairro Norton de Matos, Vale das Flores, Portela, Solum, Olivais, Celas, Estádio);
zonas de lazer (Baixa, Parque Verde, Arnado/Metro Mondego)
zonas funcionais (Universidade (pólo I, II e III), futura Gare Intermodal)
Fica aqui uma foto de um dos parques de Barcelona.
http://3.bp.blogspot.com/_P-4wZafjIWQ/S ... esized.JPG
Encontrei-a num blogue.
As biciletas podem ter publicidade, como acontece com as bicicletas usadas no Porto Bike Tour, o que as pode fazer ficar a custo zero.
No caso de Barcelona, pode ser comprado um passe anual ou mensal a custo simbólico. Também em Barcelona a utilização das bicicletas está limitada a 2horas de cada vez. Penso que isso também é um ponto a melhorar.
Acho que esta ideia é muito mais moderna e muito mais prática do que a das Bugas em Aveiro: tens um sítio onde podes alugar a tua bicicleta e tens de ir lá devolvê-la mais tarde.
Há também a possibilidade de juntar o sistema de Aveiro com o de Barcelona. Nesse caso, têm de ser criados vários pontos onde as bicicletas podem ser alugadas e entregues mais tarde. É uma solução que vai fazer com que as bicicletas fiquem sempre em bom estado, já que há mais responsabilização quando há alguém no ponto de entrega a quem se tem de prestar contas. No entanto, esta solução é mais cara porque envolve a contratação de mais pessoas.
Depois deve ser criada uma unidade que repare as bicicletas e deve ser usada uma carrinha para «socorrer» as pessoas que tenham problemas pelo caminho com a sua bicicleta.
A rede do Choupal - Montemor-o-velho (passagem pela praia fluvial de Pereira, por exemplo) - Figueira da Foz vai ser excelente. Vai possibilitar fins-de-semana diferentes! Sem dúvida.
Quando à vertente urbana da ciclovia, parece-me importante levar a ciclovia para as seguintes grandes zonas:
zonas habitacionais (Bairro Norton de Matos, Vale das Flores, Portela, Solum, Olivais, Celas, Estádio);
zonas de lazer (Baixa, Parque Verde, Arnado/Metro Mondego)
zonas funcionais (Universidade (pólo I, II e III), futura Gare Intermodal)
Fica aqui uma foto de um dos parques de Barcelona.
http://3.bp.blogspot.com/_P-4wZafjIWQ/S ... esized.JPG
Encontrei-a num blogue.
As biciletas podem ter publicidade, como acontece com as bicicletas usadas no Porto Bike Tour, o que as pode fazer ficar a custo zero.
No caso de Barcelona, pode ser comprado um passe anual ou mensal a custo simbólico. Também em Barcelona a utilização das bicicletas está limitada a 2horas de cada vez. Penso que isso também é um ponto a melhorar.
Acho que esta ideia é muito mais moderna e muito mais prática do que a das Bugas em Aveiro: tens um sítio onde podes alugar a tua bicicleta e tens de ir lá devolvê-la mais tarde.
Há também a possibilidade de juntar o sistema de Aveiro com o de Barcelona. Nesse caso, têm de ser criados vários pontos onde as bicicletas podem ser alugadas e entregues mais tarde. É uma solução que vai fazer com que as bicicletas fiquem sempre em bom estado, já que há mais responsabilização quando há alguém no ponto de entrega a quem se tem de prestar contas. No entanto, esta solução é mais cara porque envolve a contratação de mais pessoas.
Depois deve ser criada uma unidade que repare as bicicletas e deve ser usada uma carrinha para «socorrer» as pessoas que tenham problemas pelo caminho com a sua bicicleta.
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
A ideia da ciclovia não é má mas tenho sérias dúvidas se será concretizavel. Atravessar todo o Baixo Mondego, para alem dos problemas de logistica de construção, há que não esquecer a manutenção da mesma e respectivos custos. Sendo o Baixo Mondego uma zona com níveis freáticos muito elevados, a degradação da pista sería mais acentuada (tal como se verifica na estrada existente). Sabendo nós que cá em Portugal a manutenção das infra-estruturas é um enorme problema (maior do que a própria construção das mesmas), não vislumbro grande futuro para essa ciclovia.
-
bru_nex
- Experiente

Sabes que eu acho que esse é o grande probelma da cidade de Coimbra em si! A questão da manutenção! É por isso que eu acho que, a par da construção de qualquer estrutura.... a par da construção de qualquer coisa, deve ser sempre criada uma equipa equilibrada que zele pela manutenção nos espaços. No caso da ciclovia, pode ser criada uma empresa multimunicipal, paga pelas câmaras de Coimbra, Montemor, talvez Soure (por causa da passagem pela Granja do Ulmeiro) e Figueira.Ruizito Escreveu:A ideia da ciclovia não é má mas tenho sérias dúvidas se será concretizavel. Atravessar todo o Baixo Mondego, para alem dos problemas de logistica de construção, há que não esquecer a manutenção da mesma e respectivos custos. Sendo o Baixo Mondego uma zona com níveis freáticos muito elevados, a degradação da pista sería mais acentuada (tal como se verifica na estrada existente). Sabendo nós que cá em Portugal a manutenção das infra-estruturas é um enorme problema (maior do que a própria construção das mesmas), não vislumbro grande futuro para essa ciclovia.
Se se fizerem as coisas com cabeça é possível fazer isso sem gastar muito dinheiro.
Sem falar de uma coisa, uma ciclovia a ligar a zona urbana de Coimbra até ao Parque Verde e daí pelo Choupal a dentro, vai duplicar a qualidade de vida das pessoas. Imagina-te na Quinta das Flores. Pegas na tua bicicleta e vais pela beira rio a fora até ao Choupal. Vais fazer desporto, respirar ar decente e ao mesmo tempo frequentar os espaços da cidade.
É verdade que o Choupal está um bocado abandonado. O ICN podia ter feito muito mais pelo nosso Choupal. Mas também é verdade que, se houvesse lá mais gente, talvez as coisas estivessem melhores.
A ciclovia é uma das obras mais importantes para Coimbra que vai fazer com que a cidade suba no ranking da qualidade de vida.
-
Ruizito
- Lendário

Concordo que é um dos grandes problemas de Coimbra (e já agora do país em geral) mas já não acho assim tão simples a sua resolução. A manutenção da maior parte destes equipamentos é cara, basta ver o que se passa com os estádios que as diversas câmaras têm de suportar e que as estão a asfixiar. No caso concreto de Coimbra, com a câmara sem cheta, as empresas municipais idem, parece-me que será dificil ir meter-se numa aventura destas. Já bem basta os custos que aí virão com o Metro Mondego, cuja questão da sustentabilidade é mais do que duvidosa e que fatalmente irá sobrar para a câmara, parte integrante da sociedade.bru_nex Escreveu:
Sabes que eu acho que esse é o grande probelma da cidade de Coimbra em si! A questão da manutenção! É por isso que eu acho que, a par da construção de qualquer estrutura.... a par da construção de qualquer coisa, deve ser sempre criada uma equipa equilibrada que zele pela manutenção nos espaços. No caso da ciclovia, pode ser criada uma empresa multimunicipal, paga pelas câmaras de Coimbra, Montemor, talvez Soure (por causa da passagem pela Granja do Ulmeiro) e Figueira.
-
Nuno Valente
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
-
bru_nex
- Experiente

Compreendo o que dizer...Ruizito Escreveu:Concordo que é um dos grandes problemas de Coimbra (e já agora do país em geral) mas já não acho assim tão simples a sua resolução. A manutenção da maior parte destes equipamentos é cara, basta ver o que se passa com os estádios que as diversas câmaras têm de suportar e que as estão a asfixiar. No caso concreto de Coimbra, com a câmara sem cheta, as empresas municipais idem, parece-me que será dificil ir meter-se numa aventura destas. Já bem basta os custos que aí virão com o Metro Mondego, cuja questão da sustentabilidade é mais do que duvidosa e que fatalmente irá sobrar para a câmara, parte integrante da sociedade.bru_nex Escreveu:
Sabes que eu acho que esse é o grande probelma da cidade de Coimbra em si! A questão da manutenção! É por isso que eu acho que, a par da construção de qualquer estrutura.... a par da construção de qualquer coisa, deve ser sempre criada uma equipa equilibrada que zele pela manutenção nos espaços. No caso da ciclovia, pode ser criada uma empresa multimunicipal, paga pelas câmaras de Coimbra, Montemor, talvez Soure (por causa da passagem pela Granja do Ulmeiro) e Figueira.
Isto é um bocado offtopic, mas só para te responder:
O Estádio de Coimbra é um dos mais bem aproveitados do país, se não O mais bem aproveitado. Não sei de que forma a CMC tira dividendos disso, mas a verdade é que o nosso estádio está bem aproveitado.
Quanto ao Metro Mondego, o projecto nunca foi feito para dar lucro. Foi feito como forma não poluente de se circular dentro da cidade. No entando, as coisas mudam. E foi para dar sustentabilidade ao projecto da Metro que se intriduziu o troço da Solum. Entende-se que esse troço vai ajudar a equilibrar as receitas. Além disso, se a SMM investir em formas de gerar a energia que gasta, seja com um parque eólico, com a mini-hidrica do Açude, ou com uma central solar, vai diminiur milhares de euros de despesa e pode ser efectivamente lucrativa e efectivamente verde.
Só é preciso encontrar uma maneira inteligente de fazer as coisas! A ciclovia é muito importante e deve ir em frente.
-
Ruizito
- Lendário

Achas que sim? Olha que ainda ontem deu na televisão (SIC) uma reportagem onde eram referidos os 4 estádios do Euro menos rentabilizados e lá estava o de Coimbra juntamente com Aveiro, Leiria e Algarve.bru_nex Escreveu: O Estádio de Coimbra é um dos mais bem aproveitados do país, se não O mais bem aproveitado. Não sei de que forma a CMC tira dividendos disso, mas a verdade é que o nosso estádio está bem aproveitado..
Como é que um estádio que na maior parte dos jogos tem 3 a 4 mil pessoas, tem uma pista de atlétismo que nunca foi usada, está bem aproveitado? Não são os concertos certamente que resolvem o problema.
Quanto ao MM, nem sequer me vou pronunciar sobre isso, já tive discusões que cheguem no respectivo tópico. Mas acredita que alguém mais tarde ou mais cedo vai pagar a factura do mesmo. Nessa altura falaremos.bru_nex Escreveu: Quanto ao Metro Mondego, o projecto nunca foi feito para dar lucro. Foi feito como forma não poluente de se circular dentro da cidade. No entando, as coisas mudam. E foi para dar sustentabilidade ao projecto da Metro que se intriduziu o troço da Solum. Entende-se que esse troço vai ajudar a equilibrar as receitas. Além disso, se a SMM investir em formas de gerar a energia que gasta, seja com um parque eólico, com a mini-hidrica do Açude, ou com uma central solar, vai diminiur milhares de euros de despesa e pode ser efectivamente lucrativa e efectivamente verde.
.
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Essas notícias nas tv's servem apenas para alimentar polémicas, para depois andarem por aí a criticar Coimbra e a dizer que o estádio está ás moscas, quando não é verdade. O estádio não tem "vida" apenas há jogos do futebol.Ruizito Escreveu:Achas que sim? Olha que ainda ontem deu na televisão (SIC) uma reportagem onde eram referidos os 4 estádios do Euro menos rentabilizados e lá estava o de Coimbra juntamente com Aveiro, Leiria e Algarve.
Comparar o estádio de Coimbra com o de Aveiro ou Leira é ridículo.
-
bru_nex
- Experiente

Estamos a afastar-nos do tema. Para terminar a minha parte offtopic, quero só informar que quando falei do aproveitamento do estádio não estava obviamente a falar do número de pessoas que vão ao estádio ver futebol! Estava a falar dos serviços ques estão hoje alojados no Estádio. Como é óbvio, o número de pessoas que vão ao estádio nada tem a ver com o caso. Até porque era muito importante fazer a reconversão do estádio antigo. Houve toda uma renovação da zona e isso não tem nada a ver com o número de pessoas que, de facto, vão ou não vão aos jogos. Hoje vão menos, amanhã irão mais. Isso é outro assunto.
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Concordo plenamente. A estrada existente foi construída para o tráfego agrícola e mais tarde aproveitada para tráfego rodoviário (com impacto negativo sergundo a minha opinião), e quem lá passa bem conhece as crateras que se foram formando ao longo destes anos. Já se levantaram vozes de agricultores a pedir reparações e ainda ninguém fez nada. Será que vão construir uma ciclovia de raíz?Ruizito Escreveu:A ideia da ciclovia não é má mas tenho sérias dúvidas se será concretizavel. Atravessar todo o Baixo Mondego, para alem dos problemas de logistica de construção, há que não esquecer a manutenção da mesma e respectivos custos. Sendo o Baixo Mondego uma zona com níveis freáticos muito elevados, a degradação da pista sería mais acentuada (tal como se verifica na estrada existente). Sabendo nós que cá em Portugal a manutenção das infra-estruturas é um enorme problema (maior do que a própria construção das mesmas), não vislumbro grande futuro para essa ciclovia.
De qualquer das maneiras se o investimento fosse proporcional à área, Coimbra só teria de construir até pouco depois da ponte da autoestrada...
Logo após a conclusão da construção da estrada que ladeia o canal de rega, e durante uns anos, tive a ideia de que uma ciclovia seria algo muito agradável e útil. Mas, contudo, alguns anos depois mudei um pouco de opinião, se bem que continue a achar que uma ciclovia seria uma infraestutura que iria "encher o olho" em termos de beleza.
Nos primeiros tempos a estrada era uma maravilha, conseguia ir de Coimbra a Montemor sem que passasse um só carro, quando muito um ou dois. Com a descoberta desta via por parte dos condutores de automóveis o trânsito tornou-se algo complicado e perigoso pois as longas rectas convidavam a carregar no pedal. Sei o que digo, porque fiz esse percurso quase muitíssimas vezes durante uns anos indo e vindo até à ponte de Formoselha de bicicleta. Aos poucos acabei por substituir a estrada pelo trilho ao lado do canal devido à velocidade dos automóveis, trilho que ainda hoje se faz muito bem mesmo com uma bicicleta de estrada.
Com as cheias (aquelas que rebentaram a entrada do choupal ao pé do Bolão) a estrada ficou praticamente intrasitável devido aos buracos monstruosos e mesmo desaparecimento do alcatrão em algus sítios. Para mim foi uma bênção já que para uma bicicleta aqueles buracos não incomodam, fazendo, no entanto, com que os carros desaparecessem dali.
Devo dizer que não foi a falta de uma ciclovia que me impediu de ir vezes sem conta à Figueira, ter o prazer de chegar ali a Lares e ver a ponte no horizonte
Nunca ciclovia seria mais bonito e cómodo, mas na realidade, nunca senti a sua falta.
Para quem nunca foi à Figueira de bicicleta, não esperem pela ciclovia, experimentem mesmo com a estrada esburacada.
-
kuka
- Estreante

- Registado: sábado, 27 setembro 2008 16:41
Off Topic... e já agora, eu dou aulas na EB1 da Antes... LolSpiderman Escreveu:Moras em Antes???Chetas Escreveu:Acho que é uma daquelas ideias que deveriam ser realidades à muito tempo!
Cheguei a Portugal à quase dois meses, só desde a semana passada é que comecei a dar umas voltinhas nas minhas máquinas devido ao atraso do contentor, e posso dizer que outra coisa que precisa urgentemente de uma solução é a mentalidade homicida dos conductores automóveis Portugueses perante nós, ciclistas. Pelo menos na zona da Mealhada!
EHEHEHE
Eu trabalho no Cardal....perto da cortada para Antes.....
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Ciclovia vai “preencher vazio” do vale do Mondego
Já se anda a falar disto desde 2006... e tendo em conta que está dependente do desbloqueio de verbas do governo numa altura destas, não me espantava se os prazos continuassem a "escorregar".Ciclovia entre Figueira e Coimbra poderá ficar concluída em meados de 2014
Alguns problemas no traçado contribuíram para o “ligeiro” atraso da Ciclovia do Mondego que está ainda sujeita ao desbloqueamento de verbas por parte do Governo.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), Jorge Bento, assumiu ontem um «ligeiro deslizamento» nos prazos da obra da ciclovia entre Coimbra e Figueira da Foz, também condicionada ao desbloqueamento de verbas por parte do Governo.
Em declarações à agência Lusa, Jorge Bento, que preside também à autarquia de Condeixa-a-Nova, disse esperar que a CIM-BM possa lançar o projecto a concurso público internacional «em final de Julho», um atraso de cerca de quatro meses em relação à data anteriormente anunciada, que apontava para o final do primeiro trimestre deste ano.
Fonte: Diário de Coimbra
-
Ruizito
- Lendário

Re: Ciclovia vai “preencher vazio” do vale do Mondego
É muito simples, não há dinheiro, não há vícios!