Onde entregar óleo automóvel usado em Coimbra?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Onde entregar óleo automóvel usado em Coimbra?

Mensagem por userN »

Por vezes a mudança de óleo é feita homemade por estes lados e sendo assim surge-me a pergunta:

Onde entregar óleo automóvel usado em Coimbra?

Cumçs

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Em qualquer oficina automóvel, Norauto ou Midas por exemplo.
Eu da última vez fui à Norauto deixar uma bateria usada.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Na Nourauto não recebem o óleo, fui na 6ºf comprar o óleo para mudar em casa e perguntei e não recebem; baterias já lá entreguei e ainda me deram dinheiro por ela pois tinha comprado lá a nova.

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Pois, o continente mesmo que se compre lá o oleo também não o recolhe.

Eu tinha ideia que estava previsto na lei que quem vende óleo é obrigado a recolher depois o usado. Penso que o problema está que quando la vão os Srs da recolha de óleo eles pagam um x por cada lt recolhido, daí talvez negarem-se a fazer a recolha do nosso oleo.

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Pelo que parece quem vende é mesmo obrigado a fazer a recolha de pelo 85% do que vendeu.
3 - Até 31 de Dezembro de 2006, deverá ser garantido pelos produtores de óleos novos:

a) A recolha de óleos usados numa proporção de, pelo menos, 85% dos óleos usados, gerados anualmente;

b) A regeneração da totalidade dos óleos usados recolhidos, desde que estes respeitem as especificações técnicas para essa operação, devendo, em qualquer caso, ser assegurada a regeneração de, pelo menos, 25% dos óleos usados recolhidos;

c) A reciclagem de, pelo menos, 50% dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a regeneração;

d) A valorização da totalidade dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a reciclagem.

4 - Os objectivos quantitativos constantes dos números anteriores devem ser revistos sempre que necessário, com base em razões tecnológicas, de mercado ou em resultado da evolução das normas de direito comunitário, através de portaria conjunta dos Ministros da Economia, das Obras Públicas, Transportes e Habitação e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.

Decreto-Lei n.º 153/2003, de 11 de Julho

http://dre.pt/pdf1s/2003/07/158A00/39573965.pdf

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

randre Escreveu:Pelo que parece quem vende é mesmo obrigado a fazer a recolha de pelo 85% do que vendeu.
3 - Até 31 de Dezembro de 2006, deverá ser garantido pelos produtores de óleos novos:

a) A recolha de óleos usados numa proporção de, pelo menos, 85% dos óleos usados, gerados anualmente;

b) A regeneração da totalidade dos óleos usados recolhidos, desde que estes respeitem as especificações técnicas para essa operação, devendo, em qualquer caso, ser assegurada a regeneração de, pelo menos, 25% dos óleos usados recolhidos;

c) A reciclagem de, pelo menos, 50% dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a regeneração;

d) A valorização da totalidade dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a reciclagem.

4 - Os objectivos quantitativos constantes dos números anteriores devem ser revistos sempre que necessário, com base em razões tecnológicas, de mercado ou em resultado da evolução das normas de direito comunitário, através de portaria conjunta dos Ministros da Economia, das Obras Públicas, Transportes e Habitação e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.

Decreto-Lei n.º 153/2003, de 11 de Julho

http://dre.pt/pdf1s/2003/07/158A00/39573965.pdf
Atenção que aí só é referido quem produz e não quem comercializa.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Nos Bombeiros Sapadores podes entregar óleo alimentar usado! É uma questão de ligares para lá e perguntar se podes entregar o óleo automóvel, também. De qualquer forma, todas as oficinas fazem recolha de óleo automóvel!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Tenho de ver se contacto a CMC...

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

bru_nex Escreveu:Nos Bombeiros Sapadores podes entregar óleo alimentar usado! É uma questão de ligares para lá e perguntar se podes entregar o óleo automóvel, também. De qualquer forma, todas as oficinas fazem recolha de óleo automóvel!
Eu faço uma coisa muito melhor com o óleo alimentar usado do que entregá-lo. Faço sabão e garanto que desengordura melhor do que qualquer detergente que comprei até hoje. Qual Fairy qual quê. Lava-se chão, tira-se aquela gordura chata das louças de plástico (tipo tupperware) mesmo com água fria e é mais inócuo do que o óleo. Ainda lá tenho mais de metade do detergente de louça que comprei antes do Natal passado :D

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

eheh, já me puseste no google a tentar aprender como fazer sabão, dessa não sabia

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

daniel322 Escreveu:eheh, já me puseste no google a tentar aprender como fazer sabão, dessa não sabia
Não há muito que saber :)

Só necessitas de ter algum cuidado pois um dos ingredientes utilizados é NaOH, soda cáustica. De resto é como se fosse uma receita de culinária. Se quiseres posso descrever como faço com mais pormenor.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:eheh, já me puseste no google a tentar aprender como fazer sabão, dessa não sabia
E dois :lol:

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Metam a receita :D

E agora pergunto eu se o sabão do óleo vegetal (alimentar) é assim tão bom desengordurante para usos domésticos, será que se fizermos o mesmo aos óleos dos carros não obtemos um bom desengordurante para lavar motores, tirar nódoas de óleo e afins?

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

micromys Escreveu:Se quiseres posso descrever como faço com mais pormenor.
Já somos 3 interessados.. se não te importares, agradecia..

Eu já encontrei no google, mas uma coisa é fazer como diz num site, outra é seguir a receita de alguém que já fez..

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Combinado. Amanhã dou umas dicas sobre como fazer um sabãozito caseiro para aproveitar aquele óleo usado gorduroso :D

Vou criar um tópico sobre isso no "Geral" uma vez que não se ajusta muito aqui.