Projectos e Notícias de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

athena Escreveu:
userN Escreveu:Vocês não acham que as pessoas de Coimbra têm uma certa tendência p/ ir fazer compras a Lx, Porto, Aveiro - ás mesmas lojas (franchises que há por cá?). Vejo pessoas de Coimbra no Norte Shopping (só p/ dar 1 ex) c/ sacos da Zara, HM, Worten, Fnac...por diversas vezes, ontem mesmo - isto faz sentido?
Faz pois... O preço! Sou do Norte e posso garantir-te que a maioria das lojas em Coimbra têm o preço inflacionado, relativamente ao Norte...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Subbuteiro Escreveu:
athena Escreveu:
userN Escreveu:Vocês não acham que as pessoas de Coimbra têm uma certa tendência p/ ir fazer compras a Lx, Porto, Aveiro - ás mesmas lojas (franchises que há por cá?). Vejo pessoas de Coimbra no Norte Shopping (só p/ dar 1 ex) c/ sacos da Zara, HM, Worten, Fnac...por diversas vezes, ontem mesmo - isto faz sentido?
Faz pois... O preço! Sou do Norte e posso garantir-te que a maioria das lojas em Coimbra têm o preço inflacionado, relativamente ao Norte...
:roll:
Com o que vão gastar em combustivel e portagens de certeza que não compesa ir a outra cidade fazer compras.
Não acredito que os preços sejam assim tão diferentes em lojas iguais, mas em cidades diferentes.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

DaniFR Escreveu:
Subbuteiro Escreveu:
userN Escreveu: Não acredito que os preços sejam assim tão diferentes em lojas iguais, mas em cidades diferentes.
Também acho, tem que haver uma explicação mais "profunda" - 2-3€, não fazem muita diferença a quem já fez 150km...Deve estar relacionado com o factor "passeio", trazer um "troféu/souvenier", mesmo que junto a sua casa haja igual...Eu também vou arejar mtas vezes - só não consigo é entrar nas mesmas lojas e restaurantes que já vejo todos os dias!

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

As colecções não são todas iguais. Já me aconteceu ver coisas na SALSA do Vasco da Gama que nunca vi em qualquer uma das lojas de Coimbra. E isso é algo que acontece com muita frequência.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

athena Escreveu:1. O Corte Inglês vai para a antiga fábrica da Triunfo ("Triunfo - bolachas" ou "Triumph-soutiens", não sei qual delas existia em Coimbra, mas parece que fechou...). "Aquilo" na Estrada da Beira são escritórios e apartamentos...
Acho isso estranho! Além disso, não vai abrir nenhum El Corte Inglês em Coimbra. De resto, o projecto está a ter resultados muito abaixo do esperado em todo o país. O que vai abrir é um supermercado: SUPERCOR! Faz sentido abrirem algo do género na fábrica da Triunfo (bolachas) mas nunca para agora... A acontecer, seria sempre depois de estar pronta a nova Gare.
athena Escreveu:2. A Mediamarkt (electrodomésticos, Espanhola) vai p/ o edifício da Auto-Industrial (na baixa)
De facto, quer ir. Mas está a reequacionar a hipótese, dado que já existe muita oferta em Coimbra.

Neste aspecto, deixa-me dizer-te que a culpa não é da MediaMarkt. A CMC já devia há muito tempo ter feito pressão para que o MetroMondego começasse a ser feito. E porquê? Porque dificilmente se pode investir ali quando, daqui a alguns anos, toda a envolvente vai mudar. Está prevista a construção de uma ponte pedonal, inclusivamente, junto à Auto-Industrial! Com o arranjo das margens entre a Pte de Sta Clara e o Açude, toda a zona da Auto Industrial vai mudar de figura. E as obras ali só vão estar concluídas em 2013. Junta-lhe a isso as novas construções que vão fazer, as novas ruas que vão rasgar na zona e facilmente se percebe que a zona só vai estar estabilizada daqui a alguns anos. E o pior não é isso. O pior é que este projecto já tem barbas! Eles já estão à espera há muito tempo e a cidade muda, pula e avança, naturalmente. Não tenho duvidas de que uma Media Markt ali vai ter lucros muito pequenos. Mas também não duvido que se usarem o edifício para fazer um centro comercial pequeno, com media makrt, restaurantes (incluindo fast-food)e por aí, pode ajudar muito a baixa.
athena Escreveu:3. No actual local da Makro não vai abrir nada (nem Leroy M. nem outro Super), estão a tentar convencer a Câmara a autorizar a construção de uns prédios
Eu até acredito que estejam a pensar tentar convencer a Câmara, mas acho que isso é pouco provável. A zona tem imensos prédios e temo que construir aí mais alguns, vá dar uma imagem fechada ao local. Mas a ver vamos...

athena Escreveu:4.Vem um IKEA para Coimbra (esta é mesmo :shock: , não acredito...)
Até 2015 o grupo vai abrir novas lojas em Portugal. Coimbra vai ser a primeira a ser construída. A de Loures já está feita. A de Coimbra deve ser a próxima. Falta só decidir o sítio e depois é rápido. Estão em cima da mesa algumas hipóteses: parque industrial Coimbra-Norte (caso o IKEA vá para aí, vai nascer ao lado uma Decathlon); Planalto de Santa Clara (junto ao Fórum Coimbra - sou contra esta ideia. Acho o planalto deve ser zona da habitação e de lazer. Uma loja ali vai ser um mamarracho com mau aspecto); também se falou da antiga fábrica da Ceres (mas supostamente essa ideia foi posta de lado porque a demolição do edifício actual ia encarecer muito o projecto).
As hipóteses são várias. Há dois meses estiveram em Coimbra os patrões do IKEA, com elementos da Câmara Municipal. Estiveram juntos a ver os locais para tomarem uma decisão.
Quando à dimensão de Coimbra: a loja IKEA não é só para a cidade... E mesmo se fosse, são 150 mil pessoas no conselho mais uns milhares de estudantes. Acho que as pessoas têm tendência em ver uma cidade mais pequena do que ela é, de facto. A loja vai servir toda a população da zona centro. Não te esqueças que, por exemplo, Condeixa, Miranda do Corvo, Cernache, etc., são concelhos onde moram pessoas que vivem e trabalham em Coimbra e cuja única razão para morarem fora do concelho é por causa do preço das casas. Um IKEA em Coimbra vai ter muito sucesso, acredita. E digo isto, independentemente de gostar ou não da loja: há coisas que gosto, outras que não. Mas opinião é opinião e factos são factos. O IKEA vem para Coimbra com base em factos e não em opiniões! :D

Ah... Só mais uma coisa: não acredites em tudo o que os agentes imobiliários dizem :P Dá-lhes um desconto de 50% e pede um desconto igual para a casa : )

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

EDIT:

Concelho*

Cernache não é concelho*

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

bru_nex, não há dúvida que estás bem informado! Obg pelos esclarecimentos, já aprendi 1 coisitas...Reconsiderando, acho que vocês têm razão em relação à Loja IKEA - tinha-me esquecido que os chamados "dormitórios" da cidade tb consomem e claro, servirá toda a zona centro. Já estou a ficar habituada aos empresários darem prioridade a Aveiro e Leiria, faz-me pena ver Coimbra "perder terreno" - isto por aqui é só serviços (e saturados), a pouca industria fechou, mudou-se, ou está em vias de...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

É normal. Mas olha que Leiria não está à nossa frente. Centro comerciais até têm agora, mas não são nada de mais. Aliás, todos os fds vem imenso pessoal de Leiria para Coimbra... passear e ir até ao Fórum.
Eu estou a trabalhar em Aveiro agora e posso dizer-te que o que Aveiro tem é apenas imagem. Tem muita indústria, sim, tem. Mas eu também gostava de ter em Coimbra 2 autoestradas (Viseu/Espanha e Porto) sem portagens. Acho que a nossa indústria ia gostar disso. Concorrência desleal, sabes? Quanto ao resto, Aveiro é uma cidade que está parada! Não tem muita gente, não tem tantas casas velhas quanto Coimbra porque em Aveiro mora gente na Baixa e porque Coimbra tem muito mais casas do que Aveiro. Às vezes comparamos coisas incomparáveis ou com os parâmetros errados. Aveiro é uma cidade muito pequena... com poucos pólos de atracção... pouca cultura... meios de transporte diminutos... poucos e maus espaços comerciais... acredita no que te digo..

Coimbra tem vários problemas:
- precisa (e está a ser feita) reabilitação urbana urgente;
- precisa que a população seja mais activa, se associe mais e seja mais dinâmica;
- precisa de pólos empregadores;
- precisa de preços regulados nas habitações.

Mas entre Aveiro, Coimbra e Leiria... Coimbra ganha por uma larga diferença.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Coimbra tem vários problemas:
- precisa (e está a ser feita) reabilitação urbana urgente;
- precisa que a população seja mais activa, se associe mais e seja mais dinâmica;
- precisa de pólos empregadores;
- precisa de preços regulados nas habitações.
Isso não é o que Coimbra precisa. É o que o País precisa.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Também é verdade! lol

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Aveiro é uma cidade muito pequena... com poucos pólos de atracção... pouca cultura... meios de transporte diminutos... poucos e maus espaços comerciais... acredita no que te digo..
Sim, tb não sou fã de Aveiro - mas tem indústria e isso gera 1 dinâmica comercial indispensável - como diz o Ruizito "o país inteiro precisa disso".
Coimbra ...:
- precisa (e está a ser feita) reabilitação urbana urgente;
- precisa que a população seja mais activa, se associe mais e seja mais dinâmica;
- precisa de preços regulados nas habitações
As reabilitações urbanas estão destinadas a serem leeentas - por todo o lado. Por outro lado, a especulação imobiliária de Coimbra é escandalosa, mas está acabar - já há demasiada oferta, penso eu...Quanto ás caracteristicas da população, é endémico, difícil de alterar.Uns porque não são de cá só vieram tirar 1 curso, outros porque já nasceram acomodados - também é mal geral...Mas reconhecê-lo é 1 1º passo...[/url]

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Posso dizer-te, em relação ao dinamismo das pessoas, que estou a organizar uma actividade e, sem a publicitar, numa semana consegui 120 seguidores no Facebook! Dá para ter uma ideia que se calhar as pessoas até querem fazer as coisas, só precisam de ser "espicaçadas".

Quanto à indústria é bem verdade. Não é só em Aveiro cidade. É em Aveiro distrito. Quanto a isso eu disse que há alguma concorrência desleal porque eles têm aqui acesso a meios de comunicação gratuitos (autoestradas sem portagem a29 e a25). É certo que isso vai deixar de existir e é certo que não é só por causa disso que há indústria... mas é um ponto a ter em conta. Ainda quanto às indústrias, muitas vezes é preferível não as ter do que ter fábricas que poluem o ambiente como há (imensas) em Aveiro.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

bru_nex Escreveu:É normal. Mas olha que Leiria não está à nossa frente. Centro comerciais até têm agora, mas não são nada de mais. Aliás, todos os fds vem imenso pessoal de Leiria para Coimbra... passear e ir até ao Fórum.
Eu estou a trabalhar em Aveiro agora e posso dizer-te que o que Aveiro tem é apenas imagem. Tem muita indústria, sim, tem. Mas eu também gostava de ter em Coimbra 2 autoestradas (Viseu/Espanha e Porto) sem portagens. Acho que a nossa indústria ia gostar disso. Concorrência desleal, sabes? Quanto ao resto, Aveiro é uma cidade que está parada! Não tem muita gente, não tem tantas casas velhas quanto Coimbra porque em Aveiro mora gente na Baixa e porque Coimbra tem muito mais casas do que Aveiro. Às vezes comparamos coisas incomparáveis ou com os parâmetros errados. Aveiro é uma cidade muito pequena... com poucos pólos de atracção... pouca cultura... meios de transporte diminutos... poucos e maus espaços comerciais... acredita no que te digo..
Deves estar a brincar..de certeza..tomaria Coimbra ter o nível de desenvolvimento de Aveiro :twisted: Não moraste em Aveiro nos anos 90, para dizeres isso. Pois, nos anos 90, Aveiro sofreu uma revolução que foi espantoso...

Depois, eis a grande diferença entre Aveiro e Coimbra: em Aveiro fala-se que se vai fazer uma coisa e faz-se. Em Coimbra, fala-se, fala-se, fala-se, fala-se.. e não se faz nada...

Eis alguns exemplos:

Aveiro:

- Remodelação do teatro Aveirense: falou-se e fez-se!
- Passagens inferiores/superiores na 109: falou-se e fez-se.
- Passagem inferior por debaixo da estação de comboios e remodelação da mesma: falou-se e fez-se
- Ligação da linha de comboio ao porto de Aveiro: falou-se e fez-se
- Recuperação e endireitar o antigo edifício da capitania: falou-se e fez-se.

Coimbra:

- Renovação da antiga estação de comboios: fala-se, fala-se, fala-se.....
- remodelação da passagem inferior por debaixo do comboio na zona da casa do sal: fala-se, fala-se, fala-se...
- Nova ponte para substituir a ponte açude: fala-se, fala-se, fala-se...
- complexo de cinemas na antiga triunfo: falou-se, falou-se, falou-se...resultado: edifício atirado abaixo e antro de drogados...

Queres mais exemplos?

A nível de centros comerciais:

- Aveiro foi a primeira cidade a ter um centro comercial fórum, no seu verdadeiro conceito.
- ainda Coimbra gemia com 5 imitações de sala de cinema (que felizmente fecharam todas, dadas as parcas condições), já Aveiro tinha 11
- glicinias e jumbo: muito antes de Coimbra ter uma imitação de jumbo que nem pode ter as suas bombas de gasosa ao pé deles.
- Mediamarkt - muito antes de Coimbra, se é que Coimbra alguma vez vai ter...
- Retail park, com uma toy'us'rus, coisa que em Coimbra não existe e nem sei se vai existir...


Isto são só uns exemplos. :twisted:

Quem viveu em Aveiro entre 91 e 99, com eu, viu Aveiro evoluir e bem e Coimbra a dormir...Coimbra só começou a acordar e mal nos últimos anos.. :twisted:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Aveiro não é assim tão desenvolvido como dizem, nem Coimbra está tão parada como dizem.

Hal9000, se for preciso até te faço uma lista com os projectos que tem sido feito em Coimbra nos últimos anos e com os que andam a fazer. Quem vive em Coimbra muitas vezes nem tem noção dos novos projectos, e depois andam por aí a apregoar que Coimbra está estagnada, o que é mentira.

Mesmo que Coimbra, não tivesse o Fórum nem o DV, tem uma oferta muito maior em termos de lojas do que Aveiro.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:Aveiro não é assim tão desenvolvido como dizem, nem Coimbra está tão parada como dizem.

Hal9000, se for preciso até te faço uma lista com os projectos que tem sido feito em Coimbra nos últimos anos e com os que andam a fazer. Quem vive em Coimbra muitas vezes nem tem noção dos novos projectos, e depois andam por aí a apregoar que Coimbra está estagnada, o que é mentira.

Mesmo que Coimbra, não tivesse o Fórum nem o DV, tem uma oferta muito maior em termos de lojas do que Aveiro.
Faz isso :)