Pode ser um pequeno passo. O que voçês achamIVA baixa para 20%
Medida entra em vigor a 1 de Julho, anuncia primeiro-ministro
O primeiro-ministro anunciou esta tarde a redução do IVA em 1 ponto percentual. A taxa máxima passa dos actuais 21 para 20%. No final do Conselho Ministros, José Sócrates anunciou ainda a revisão em baixa da previsão do défice em 2008, dos 2,4 para 2,2% do PIB.
O primeiro-ministro afirmou, hoje, que a descida do IVA de 21 para 20% entrará em vigor a 1 de Julho, tendo este ano um impacto na redução da receita entre 225 a 250 milhões de euros.
José Sócrates falava em conferência de imprensa, após o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado o valor do défice em 2007, que se situou em 2,6%.
Tendo ao seu lado o ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, o chefe do Governo anunciou a redução da taxa máxima do IVA de 21 para 20%, dizendo que entrará em vigor a 1 de Julho próximo.
De acordo com a estimativa de Sócrates, um por cento de IVA corresponde a um valor entre 450 e 500 milhões de euros ao ano.
Entrando a redução da taxa máxima do IVA em vigor a 1 de Julho, a medida terá um efeito negativo na receita do Estado de cerca de metade, ou seja, entre 225 e 250 milhões de euros em 2008.
Economia
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Economia
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Re: Economia
Acho que ainda falta +1% para meterem o IVA onde estava, antes de irem para lá.Realeza Escreveu: Pode ser um pequeno passo. O que voçês acham
-
Realeza
- Lendário

Re: Economia
Eu antes preferia o IVA de há 7anos atrás era de 15% se não estou em erro.Chong Li Escreveu:Acho que ainda falta +1% para meterem o IVA onde estava, antes de irem para lá.Realeza Escreveu: Pode ser um pequeno passo. O que voçês acham
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Claro que esta manobra serve para aumentar o optimismo dos cidadaos face á economia.
Poder ser pouco e se calhar até nem se vai notar a diferença, mas temos de ter em conta que quando aumentou foram 2%, agora baixa 1%, estamos a meio caminho de ficar tudo como estava.
E parece que o defice já desceu até aos 2.6%. Pelo menos aumentar os impostos para redeuzir o defice resultou.
Pode ser que em breve tenham a bela ideia de continuar a descer o IVA até ficar com em Espanha (16%).

Poder ser pouco e se calhar até nem se vai notar a diferença, mas temos de ter em conta que quando aumentou foram 2%, agora baixa 1%, estamos a meio caminho de ficar tudo como estava.
E parece que o defice já desceu até aos 2.6%. Pelo menos aumentar os impostos para redeuzir o defice resultou.
Pode ser que em breve tenham a bela ideia de continuar a descer o IVA até ficar com em Espanha (16%).
-
Realeza
- Lendário

-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
esta descida no IVA não vai ter repercussões directas na vida do típico português. Esta medida, sendo passívle de considerá-la populista, caçadora de votos, chamem o que quiserem, acho que vem dar um sinal que a economia está a melhorar, mas longe ainda do valor ideal.
Acho mais importante e digna de destaque a descida o valor do défice
Acho mais importante e digna de destaque a descida o valor do défice
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Eleitoralismo puro... a descida não é grande coisa... num carro que custe 15.000 euros, a descida do IVA reduz o imposto de 3150 para 3000€... o que, considerando as outras despesas, não é grande descida...
Nem a descida do défice tem o valor que ele atribui... sabemos que para esta medida o que contribui não foi a melhoria da economia, pois cada vez há mais desemprego, mais fábricas a fechar e menos exportações, pois vem tudo de fora, além de que houve imensos cortes na saúde, educação, área social, etc. (em vez de ser nos gastos de burocracia e nos ordenados dos grandes, que recebem milhares em ordenados e pensões acumuladas). Todos estes números anunciados são fogo de vista.
Nem a descida do défice tem o valor que ele atribui... sabemos que para esta medida o que contribui não foi a melhoria da economia, pois cada vez há mais desemprego, mais fábricas a fechar e menos exportações, pois vem tudo de fora, além de que houve imensos cortes na saúde, educação, área social, etc. (em vez de ser nos gastos de burocracia e nos ordenados dos grandes, que recebem milhares em ordenados e pensões acumuladas). Todos estes números anunciados são fogo de vista.