Prémios são um chamariz para vendas agressivas

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

São informados de que ganharam um prémio, vão levantá-lo e voltam a casa com um colchão e um pacote de prestações para pagar. É este o procedimento normalmente utilizado na prática das chamadas “vendas agressivas”, que têm aumentado nos últimos anos.

A DECO registou, até Julho deste ano, 208 reclamações por vendas agressivas só na Grande Lisboa, enquanto em 2006 esse número foi de 435. Algumas acabam em tribunal; em 1999, a DECO interpôs uma acção judicial contra empresas que vendiam colchões.

Lucille Mendes, de 71 anos, engrossou as estatísticas após receber na sua casa, em Lisboa, um telefonema da empresa Eurolazer a informá-la de que ganhara um prémio. “Disseram-me que o meu marido tinha mesmo de ir também, porque era um prémio pesado”, recorda.

Depois de constatar a ausência de qualquer prémio, o casal diz ter sido sujeito a três horas de publicidade, acabando por adquirir uma placa ortomagnética de massagem, mediante um contrato de prestações a pagar até 2011.

De acordo com a DECO, este é um caso-tipo, sendo o procedimento em 90 por cento dos casos. “O processo começa com um telefonema a oferecer um prémio e acaba sempre na compra de algo muito caro”, refere ao CM fonte da associação.

Lucille, além de ter feito uma compra “difícil de cumprir, dada a idade, e o prazo das prestações”, apercebeu-se de diversas manchas no colchão e do facto de o sistema eléctrico e o comando não funcionarem, pelo que requereu a anulação da compra. De acordo com o casal, o contrato contemplava um aspirador como brinde, substituído por uma televisão.

O casal acabou por recorrer à Justiça, e o juiz decretou que a empresa deve arranjar os estragos, mediante o pagamento do resto das prestações, o que deixa Lucille inconformada por ter que “passar os próximos anos a pagar uma coisa estragada”.

Contactado pelo CM, Miguel Henrique, responsável jurídico da Eurolazer, desvalorizou a queixa. “Se existe um problema de funcionamento iremos repará-lo de imediato, para que seja pago o resto do produto. Quanto às manchas, não são da nossa responsabilidade e foram, com certeza, feitas já na casa da cliente”, refere.

Este responsável descarta ainda qualquer possibilidade de a empresa fazer um reembolso.

Fonte: Correio da Manhã
Eu sei que é errado da parte das empresas fazerem isto, mas... custa assim tanto aos clientes dizer "não"? :?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Os meus pais já foram a algumas cenas dessas e trouxeram sempre o brinde e nunca compraram nada. Normalmente eles não deixam trazer o brinde se a pessoa não comprar logo, logo já estão a fazer publicidade enganosa quando ligam a dizer que ganhámos um prémio, mas com os meus pais eles nunca fizeram farinha :lol: Duas das vezes trouxeram um belo presunto pata negra :D

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

[MODO EUA ON]
Eles que me telefonem e digam apenas que ganhei um prémio... vou lá e se não mo derem chamo a polícia, pois fizeram-me gastar tempo que poderia ser aproveitado para fazer milhares de euros!
[MODO EUA OFF]

Sinceramente acho que deviam apertar a legislação para estas coisas... se dizem apenas às pessoas pelo telefone que ganharam um prémio sem dizer as condições ou reterem outros factos sobre o prémio que apenas são transmitidos depois das pessoas estarem lá para levantar o prémio, deviam ser obrigados a darem o prémio e deixar a pessoa sair, sem qualquer técnica de atraso na entrega do prémio (do estilo, só o podemos dar daqui a 3 horas ou o caraças... se combinaram uma determinada hora o prémio tem que lá estar!).

Basicamente acho que deviam dar uma bela de rabecada legal nestes chicos espertos aproveitadores dos pobres de espírito e daqueles já sem capacidade para lidar com a pressão exercida por eles.

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Ah pois, aos meus pais foi a mesma coisa, disseram que ofereciam um serviço não sei das quantas e depois queriam-lhes impingir acho que uma cadeira de massagens ou lá o que era... Mas eles vieram-se embora só com o serviço!! Hehe!

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Ah..como eu adoro esses telefonemas...Digo sempre que sim, que vou (assim os gajos reservam lugar) e depois nunca ponho lá os pés , só para ter o prazer de eles gastarem dinheiro a voltar a ligar :lol:

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

duffy Escreveu:Os meus pais já foram a algumas cenas dessas e trouxeram sempre o brinde e nunca compraram nada. Normalmente eles não deixam trazer o brinde se a pessoa não comprar logo, logo já estão a fazer publicidade enganosa quando ligam a dizer que ganhámos um prémio, mas com os meus pais eles nunca fizeram farinha :lol: Duas das vezes trouxeram um belo presunto pata negra :D
Opá, agora metia mesmo os dentinhos n1 bocadinho de presuntinho... Outra coisa da qual tenho saudades... Ai... Só mais 2 dias aqui... 2 dias!....

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não atendo essas chamadas. "dono do telefone", "estou a ligar para comunicar que ganhou" e coisas afins são sempre acolhidos com um "desculpe, não estou interessada".

Quando insistem muito deixo o telefone em cima da mesa e vou-me embora. Passado um bocado volto para o desligar.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

eles perguntam sempre: mas porque é que não está interessada?

Porque não, não acha que isso é um motivo suficiente?

Normalmente com isto calam-se....

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Já ligaram para minha casa a dizer que tinha ganho um prémio e que o tinha de levantar. Fomos lá e trouxemos o brinde que era uma estadia de 8 dias no Algarve para 2 adultos e uma criança e deixamos la o colchao (naquele caso era o que estavam a tentar vender)!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

belo brinde.. :shock:
a mim só me ofereceram uma máquina fotog reles e queriam que comprasse umas férias em espanha..

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

daniel322 Escreveu:belo brinde.. :shock:
a mim só me ofereceram uma máquina fotog reles e queriam que comprasse umas férias em espanha..
Ah pois é! Lembro-me que era de regime de pequeno almoço mas tambem era so na epoca baixa.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Na semana passada alguém ligou aos meus pais a dizer que andava a decorrer um rastreio a doenças cardiovasculares organizado pelo Ministério da Saude e que ia ter lugar no Hotel Ibis.. a minha mãe estranhou ser num hotel mas foram pra lá.. Tiveram a apanhar uma seca de duas horas sobre publicidade não sei a quê..e trouxeram um brinde que era uma cena qualquer para medir a tensão, mas aquilo não funciona muito bem..

Passados dois dias voltaram a ligar, mais uma vez com a conversa do Ministério da Saude e a minha mãe ameaçou denunciá-los á polícia (porque duvida que o Ministério esteja efectivamente envolvido..) e eles não voltaram a ligar :D

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu passo-me quando recebo telefonemas desses a dizer que ganhei um prémio. Pergunto logo como é que isso é possível se eu não joguei em nada! Nunca apanhei seca (corto logo a jogada deles). Ou me dão o prémio que dizem ter ganho, para me ir embora; ou venho-me embora, mesmo sem o prémio. Que o ponham num sítio que eu cá sei...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

carlacs Escreveu:Na semana passada alguém ligou aos meus pais a dizer que andava a decorrer um rastreio a doenças cardiovasculares organizado pelo Ministério da Saude e que ia ter lugar no Hotel Ibis.. a minha mãe estranhou ser num hotel mas foram pra lá.. Tiveram a apanhar uma seca de duas horas sobre publicidade não sei a quê..e trouxeram um brinde que era uma cena qualquer para medir a tensão, mas aquilo não funciona muito bem..
Também fui contemplado com uma dessas. Eu que sou tão céptico relativamente a isso e normalmente nem quero conversas, como do outro lado ouvi "rastreio", "doenças cardiovasculares", "Ministério da Saúde" e "Hotel Ibis", lá acedi... mas com muitas reservas, pois a pessoa do outro lado fazia mesmo questão que eu fosse... a certa altura eu até lhe cheguei a dizer: "olhe, não percebo essa insistência toda.... se puder vou, se não puder paciência"...

Lá fui. Quando percebi o que era, logo nos primeiros 10 segundos da conversa, cortei-lhe a palavra, disse-lhe o que tinha a dizer e vim-me embora. Acabei somente por trazer o brinde (um estetoscópio) só porque a pessoa insistiu bastante. Mas a verdade é que me apeteceu, dar-lhe com o estetoscópio pela cabeça abaixo.

Os teus pais estiveram lá duas horas??? Fónix... têm muita paciência. Eu ao fim de 10 segundos, quando me senti completamente enganado, fiquei pior que f....ulo.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Já fui foi a reuniões daqueles esquemas tipo pirâmide, embora agora como os esquemas pirâmide são ilegais, usa-se o termo "multi-nível".

Fui a uma dessas reuniões da Herbalife onde supostamente toda a gente é rica menos nós... :roll: vim-me embora no intervalo.

Agora recentemente fui a uma da ACN, mesmo género estilo pirâmide. Aqui fui perverso, primeiro disse que estava interessado e o tipo que me convidou teve de pagar 10€ (ou seria 5€) não sei, para eu entrar na reunião que iria mudar a minha vida.

Aquilo é de facto uma grande lavagem cerebral, e a mesma idéia, todos são ricos menos nós :roll: adiante, deixei o gajo falar e tal, mostrei-me interessado, fiz perguntas, quando chegou a altura disse que "Obrigado, mas não estou interessado"e vim-me embora :mrgreen: A cara que o gajo fez foi priceless :D