Ouch, esta deve ter doído. No entanto, dado não ter sido apresentado pela ONU, fica a questão de como conseguiu chegar à SIC e ao Expresso... fala-se no artigo num almoço com o director-adjunto, mas duvido que ele tenha chegado lá e dito "Hey, sou um coordenador da ONU, vamos almoçar juntos"."Lamento muito mas fui mesmo embarretado", diz Nicolau Santos
Director-adjunto do Expresso assume o erro que levou o semanário e a SIC a dar espaço a um suposto especialista da ONU que afinal não é o que dizia ser.
O director-adjunto do semanário Expresso, Nicolau Santos, lamentou, em declarações ao PÚBLICO, ter-se “deixado enganar” por Artur Baptista da Silva, o homem que disse coordenar uma equipa da ONU encarregada pelo secretário-geral Ban Ki-moon de apresentar um relatório da crise na Europa do Sul. Recusou, contudo, que “ alguém possa concluir”, que ele próprio, “o Expresso ou os jornalistas em geral privilegiam quem critica o Governo”.
“Tudo se resume a isto: cometemos um erro terrível, do qual me penitencio – não confirmámos se aquele senhor era quem dizia ser. Para além disto, qualquer conclusão é abusiva”, disse Nicolau Santos.
Segundo afirmou, ele próprio almoçou, em Novembro, com Baptista da Silva, que, considera, mostrou ter “um discurso bastante consistente e credível do ponto de vista económico”. Aquele entregou-lhe um cartão que, segundo o director-adjunto do Expresso “não parece ser forjado” e alguns documentos, alegadamente da sua autoria, “sobre os temas em que dizia ser especialista”
“Cometemos um erro, mas não foi sequência da pressa ou da precipitação”, refere Nicolau Santos. Conta que, depois desse encontro, uma jornalista do Expresso foi assistir a uma conferência do alegado especialista da ONU, “no Grémio Literário, uma organização prestigiada e insuspeita, feita perante inúmeros notáveis”. Só mais tarde se realizou a entrevista publicada na edição do Expresso no dia 15 – na qual Artur Baptista da Silva propôs a renegociação da dívida –, na sequência da qual o próprio Nicolau Santos o convidou para o programa da SIC Notícias "Expresso da Meia-Noite", de sábado passado.
“Lamento muito, mas depois de 32 anos de jornalismo fui mesmo ‘embarretado’”, disse o director-adjunto, que afirma “não ter dúvidas” de que, tal como noticiou a SIC e confirmaram, depois, outros órgãos de comunicação social, “Artur Baptista da Silva será um impostor”.
Em declarações ao PÚBLICO, Nicolau Santos lamentou que “sendo o Expresso um jornal credível, possa ter induzido em erro outros órgãos de comunicação social, como a Reuters e a TSF” que, nota, “também não se certificaram” da idoneidade da fonte.
Questionado sobre a possibilidade de o erro ter consequências em relação à sua posição no jornal, Nicolau Santos disse que o assunto será debatido pelo Conselho de Redacção, mas que não considera que se coloque tal hipótese. “Não tirei qualquer vantagem deste caso, como é óbvio, e por erros destes muitos de nós, em muitos lados, teríamos de nos demitir”, comentou.
Também disse não ter lido a crónica de Henrique Monteiro, ex-director do Expresso, na edição online do semanário, que comenta que “se o burlão fosse a favor de Passos Coelho e de Gaspar não teria o mesmo eco” e que “a imprensa tem, no geral, um enviesamento para a esquerda”. Ainda assim, fez questão de se antecipar “a eventuais afirmações que venham a ser feitas” nesse sentido, dizendo que “não as admite”. Os jornalistas estão, sim, “interessados em ouvir pessoas novas, de fora dos círculos habituais, que apresentem propostas, como parecia ser o caso”, disse.
Fonte: Público
Falso especialista da ONU engana SIC e Expresso
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Falso especialista da ONU engana SIC e Expresso
-
pauloms
- Veterano

- Mensagens: 509
- Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16
Re: Falso especialista da ONU engana SIC e Expresso
"O mais importante não é ser, mas parecer ser!"
-
bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Re: Falso especialista da ONU engana SIC e Expresso
Eu só nao entendo, como é que empresas de comunicacao com acesso a centenas de contactos, se deixam enganar assim. Umas pesquisas na internet, e cruzando informacoes, de certeza que teriam logo ficado de de pé atrás... enfim...
-
gunky
- Veterano

- Mensagens: 712
- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Re: Falso especialista da ONU engana SIC e Expresso
bluestrattos Escreveu:Eu só nao entendo, como é que empresas de comunicacao com acesso a centenas de contactos, se deixam enganar assim. Umas pesquisas na internet, e cruzando informacoes, de certeza que teriam logo ficado de de pé atrás... enfim...
Revela a qualidade profissional dos jornalistas.... Primeiro publica-se a noticia. Se as coisas nao sao bem como pareciam corrigi-se depois mais tarde se for preciso. O pior é que o jornalismo de hoje recorre cada vez mais a sites como facebook, twitter para criar noticia. E hoje em dia é tao facil criar uma conta falsa de 1 pessoa qualquer....