Empresa Individual ou Sociedade Unipessoal?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Empresa Individual ou Sociedade Unipessoal?

Mensagem por dryden »

Tenho andado às voltas com a criação de uma empresa e até já tenho tudo +/- definido, a única coisa que ainda não decidi é se me colecto como empresário em nome individual ou se crio uma sociedade unipessoal.

Será uma empresa de serviços, não estará por isso sujeita ao endividamento e com isso faz com que não necessite da "rede de segurança" que a Soc. Unip. me traz no que respeita ao distanciamento dos meus bens pessoais dos da empresa.

As minhas dúvidas neste momento são as seguintes:
- Tendo em conta que no primeiro ano a facturação deverá ser relativamente baixa (<10000€), o que compensará mais, pagar o IRC da Soc. Unipessoal ou o IRS da Empresa Individual?
- E se a facturação for superior?
- É verdade que é necessário ter contabilista para a Soc. Unip. e se sim em média quanto custará?

Será que alguém me pode esclarecer/aconselhar?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Eu ia para primeiro em nome individual, pois como dizes a facturação será inferior a 10.000€, se depois a facturação começar a ser maior (esperemos que sim), podes optar por alterar, é claro que os custos serão outros, tais como a contabilidade organizada, conta no mínimo com mais 200€, depois passas também a ter capital social(>=5000€), e o pagamento especial por conta de 1000€ no mínimo ano, quer tenhas lucro ou não.

A unipessoal compensa para valores acima dos 100k euros, menos que isso é preferível a individual, desde que tenhas cuidado, pois os teus bens pessoais entram nas contas se ficares endividado.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

obrigado pelo esclarecimento bluestrattos

ainda não criei mas estou inclinado sobre a Empresa Individual mas surgiram-me outras dúvidas que talvez alguém me saiba esclarecer.

Pelo q sei, ao colectar-me como empresário individual terei de escolher o regime e isto deixa-me com algumas dúvidas.

Se bem que por um lado com o simplificado poupo no contabilista, fico com 20% das vendas de produtos e 70% das de serviços sujeitos a impostos, certo?
Como se processa isto? Que factores têm eles em conta depois qd decidem quanto me "vão levar" em cada ano?
Posso meter despesas de gasolina (deslocações) e contas de serviços públicos do estabelecimento?

Por outro lado com contabilidade organizada pelo que me disseram, os impostos incidem somente no lucro real (deduzindo preços de compras e afins), o que me leva a acreditar que será mais justo...

Hoje em conversa com um colega disseram-me que as despesas de gasolina não são aceites na declaração de IRS a n ser que tenha contabilidade organizada... :S É assim? Tb já me disseram que nunca aceitam despesas de gasolina, só GPL ou Diesel...

Algúem ajuda?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

dryden Escreveu:obrigado pelo esclarecimento bluestrattos

ainda não criei mas estou inclinado sobre a Empresa Individual mas surgiram-me outras dúvidas que talvez alguém me saiba esclarecer.

Pelo q sei, ao colectar-me como empresário individual terei de escolher o regime e isto deixa-me com algumas dúvidas.

Se bem que por um lado com o simplificado poupo no contabilista, fico com 20% das vendas de produtos e 70% das de serviços sujeitos a impostos, certo?
Como se processa isto? Que factores têm eles em conta depois qd decidem quanto me "vão levar" em cada ano?
Posso meter despesas de gasolina (deslocações) e contas de serviços públicos do estabelecimento?

Por outro lado com contabilidade organizada pelo que me disseram, os impostos incidem somente no lucro real (deduzindo preços de compras e afins), o que me leva a acreditar que será mais justo...

Hoje em conversa com um colega disseram-me que as despesas de gasolina não são aceites na declaração de IRS a n ser que tenha contabilidade organizada... :S É assim? Tb já me disseram que nunca aceitam despesas de gasolina, só GPL ou Diesel...

Algúem ajuda?
Não te posso ajudar em todos os pontos, mas não podes deduzir gasolina, somente Gasóleo (GPL não sei). Quanto a colocares despesas de exploração, não podes se tiveres no regime sem contabilidade organizada (penso que se chama simplificado). Se queres colocar despesas e afins terás de ter contabilidade organizada, e é claro teres um TOC para te organizar as contas e assinar a devida papelada.

Mas olha, podes ir a este forum - http://toc.informe.com/ - cujos membros são profissionais TOC, e ao que sei ajudam quem lá vai procurar ajuda, se pesquisares nos tópicos lá criados és capaz de ficar mais esclarecido.

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Tal como o bluestrattos referiu também recomendo contactar um bom TOC para te aconselhar. Estou neste momento a participar num projecto que envolve a criação de um negócio, e a melhor coisa que foi feita antes de avançar foi falar com um TOC. Tendo experiência no mercado ele pode informar-te das vantagens e desvantagens que existem em iniciar por conta própria, sociedade e sociedade unipessoal.
O que fiquei a saber é que no início, e partindo do princípio que a facturação no primeiro ano será modesta, não se perde nada em começar como empresário em nome individual (ou independente ou como lhe queiram chamar :D ). A nível tributário é melhor e se quiseres podes ter um TOC a orientar-te por pouco dinheiro, entre 50 e 100 euros por mês, pois não és obrigado a ter contabilidade organizada.
Quando a facturação aumentar (que é o que se espera de um negócio) convém passar a empresa, pois a partir de determinados volumes de facturação a fiscalidade e outras obrigações começam a ser um peso grande no trabalhadores independentes, e passa a ser mais benéfico criar empresa.
Mas volto a referir, tal como o bluestrattos, que a melhor coisa é falares com um TOC e colocares as tuas dúvidas.