Decidi inscrever-me neste forum para lançar esta discussão, sinceramente ainda não vi nada relacionado com isto (apenas um tópico sobre "novos shoppings em Coimbra"). De facto, os novos shoppings em Coimbra vieram retirar clientes às lojas nos antigos centros comerciais como o Avenida, o Golden, o Mayflower e o Girasolum.
O Avenida tem procurado um novo rumo, e os comerciantes têm-se esforçado por vender qualquer coisa mas tem sido complicado como todos devemos notar quando entramos naquele shopping. Outrora os cinemas davam uma vida única ao Centro Comercial Avenida, que com a chegada os Lusomundo(s) ao Dolce Vita e Forum morreram completamente... e assim se perdeu uma das melhores salas de teatro da cidade de Coimbra, muito versátil, com uma capacidade para receber imensas pessoas.
O Girasolum foi pelo mesmo caminho, e apesar da reabilitação que está à vista, e que a meu ver ficou excelente, há muita gente que nem tenta lá entrar ou nem sabe da existência de lojas naquele shopping. A partir do momento que deixaram de haver cinemas, as lojas começaram a fechar, e as que existem encontram-se "ameaçadas". Falo por experiência própria, porque trabalho no Girasolum e conheço quem lá trabalha e todos sentem que há muito por fazer mas têm as mãos atadas.
O centro comercial Golden... bem, esse praticamente está com certificado de morte com os pés mais para a cova que outra coisa. Penso que nada foi feito para "reabilitar" este Centro Comercial de vida e as lojas que se instalaram ultimamente têm vindo a fechar também. A localização é excelente, como é o caso do Avenida e do Gira, mas infelizmente não está a contribuir para nada!
Outro que morre lentamente é o Mayflower... Lembro-me que quando era mais pequena ia lá à Coimbra Desportos, a uma loja de brinquedos e comprar roupa com a minha mãe, mas agora o que me parece é que vive dos escritórios e dos restaurantes/cafés/pastelarias lá instalados... e praticamente é isso.
Eu gostava de saber a vossa opinião especificamente acerca do futuro do Girasolum, principalmente sabendo que (segundo os rumores) vamos ter novo centro comercial mesmo à porta e - consequentemente - nova concorrência acérrima. Gostava que me disessem se conhecem o shopping, se frequentam algumas das lojas e sugestões para os vendedores procurarem promover o seu negócio. Peço a todos os que não conhecem que nos visitem
Só para que tenham uma ideia, existem no Girasolum vários cabeleireiros, lojas de lingerie com imensa escolha (agora estão todas em saldos 50% e 70%), lojas de roupa com peças únicas, restaurantes, cafés, costureiras, loja de fotografias... e destaco em especial a Naraneko que é uma loja que vende coisas relacionadas com Manga e Anime (aquele encanto Japonês...), e a Colorvita que vende produtos profissionais de cabeleireiro e cosmética [b]a toda a gente [/b] (não só a profissionais) a preços bem acessíveis.
Bem, fica o pedido: participem neste tópico, tragam ideias e venham visitar-nos! As sugestões para promoção para uns serão para todos, por isso em nome de todas as alminhas que trabalham nestes centros comerciais e vêm o seu posto de trabalho ameaçado, agradeço a vossa participação! Se tiverem alguma dúvida, procurarei responder da melhor forma
Parabéns pelo forum, e obrigada por me acolherem!
Sara.