Apanhado a 290 km/h arrisca multa superior a 700 mil euros

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

JoséL Escreveu: Antes de ires tirar a carta já conduzias certo ou errado? Umas voltitas no bairro ou numa estrada vazia, parque de estacionamento!
mudar um carro de sitio num parque uma unica vez era toda a experiencia que tinha na altura...

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Curiosamente o meu instrutor, da primeira aula, assim que saimos da escola perguntou-me algo do genero.... Perguntou quantas aulas ja tinha tido....Quando disse que era a primeira deu pa ver que ficou espantado....Mas iamos a direito quer dizer....

JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

Tide Escreveu:
JoséL Escreveu: Antes de ires tirar a carta já conduzias certo ou errado? Umas voltitas no bairro ou numa estrada vazia, parque de estacionamento!
Offtopic: na minha primeira aula de condução o meu instrutor perguntou-me se já tinha conduzido antes. Eu achei a pergunta estranha (ilegal e tal) e ele estranhou quando eu disse que não...

O maior problema das estradas é a falta de civismo (já faltava o chavão) dos condutores, dos projectistas/construtores e peões. Enquanto não houver uma fiscalização decente e não se «sentir» o peso da responsabilidade nada se alterará.
Se calhar se as multas fossem indexadas à riqueza do infractor como na Suíça talvez algo mudasse...ou então não. :roll:
Pois! A mim um instrutor amigo quando fui saber preços da carta ele disse se eu já tiver conduzido para responder ao instrutor que pratico Kartcross ou Kart, visto que irá notar que já conduzi por não cometer muitos erros a conduzir nem deixar o carro ir a baixo! Desde pequenino me meteram ao colo a conduzir num sitio fechado ao transito e quando cresci o suficiente para tratar dos pedais só me dão o carro para mão onde não há problema tipo parques de estacionamento vazios e aquelas estradas onde não circulam carros.
Voltando ao tópico:
Fiscalização há mas em nada tem haver com o carro ser potente ou não! Só interessa que mantenham a mesma cilindrada e combustível, se o motor tem o dobro dos cavalos que tá no livrete, se é de uma moto não lhes interessa nem na inspecção! E depois há o grande problema para muitos que é o Street Rancing em que metem um saxo cup , 106 e fiat Uno e por ai fora que não tem potencial nenhum de chassi para andar a velocidades na ordem de 280 a 300kmh e que andam ai com selo de inspecção e mesmo sendo proibido Oxido nitroso eles têm e passam na mesma! Qualquer dia até papa reformas vemos ai a sacar pionadas e a passar por nós tipo jacto! :lol:
E vai continuar a existir carros potentes mesmo mudando o combustível, já existe um carro eléctrico em testes que é um verdadeiro super-desportivo atingindo os 300kmh só dura é 60 km a bateria, 30km a velocidade max e os outros 30 deve ser para perder a velocidade sem travar! :twisted:

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

JoséL Escreveu:Fiscalização há mas em nada tem haver com o carro ser potente ou não! Só interessa que mantenham a mesma cilindrada e combustível, se o motor tem o dobro dos cavalos que tá no livrete, se é de uma moto não lhes interessa nem na inspecção!
Estás enganado. Se a polícia suspeitar que o teu carro está alterado pode mandar fazer uma inspecção especial B. Entre outras coisas, vão ver potência debitada pelo motor. Existe uma tolerância de 20% em relação à potência declarada pelo fabricante.
Podes informa-te melhor aqui: http://portal.codigodaestrada.net/content/view/99/30/

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

lude Escreveu:
JoséL Escreveu:Fiscalização há mas em nada tem haver com o carro ser potente ou não! Só interessa que mantenham a mesma cilindrada e combustível, se o motor tem o dobro dos cavalos que tá no livrete, se é de uma moto não lhes interessa nem na inspecção!
Estás enganado. Se a polícia suspeitar que o teu carro está alterado pode mandar fazer uma inspecção especial B. Entre outras coisas, vão ver potência debitada pelo motor. Existe uma tolerância de 20% em relação à potência declarada pelo fabricante.
Podes informa-te melhor aqui: http://portal.codigodaestrada.net/content/view/99/30/
Então como é que continuam haver carros de street racing que conseguem atingir grandes velocidades e continuam com selo de inspecção! Só se a policia andar besga ou nos centros de inspecção se der umas notas ao lado porque não acredito que com uma boa fiscalização legalizarem aqueles carros! E também a policia pouco deve se interessar por os carros estarem mais potentes ou não!
E por acaso não sabia dessa da inspecção B e dessa limitação! Também cá por casa ainda nenhum carro chegou à idade de o levarmos à inspecção! :wink:

lude
Regular
Regular

Mensagem por lude »

Tide Escreveu:na minha primeira aula de condução o meu instrutor perguntou-me se já tinha conduzido antes.
Aconteceu o mesmo comigo e penso que essa situação seja vulgar...
Chong Li Escreveu:
lude Escreveu: Já vi que não acreditas nas estatísticas. Mas por acaso, ainda recentemente (uns meses...) li um artigo na
Auto-Hoje onde a Mercedes dizia que a principal causa dos acidentes era a distracção dos condutores.
Mas, pronto, tu é que sabes...
Ah pois a Mercedes, estou a ver................................. se calhar queres ver que a Mercedes é parte interessada? E já agora a estatística era feita a nível Mundial? Local? Em Portugal?.... ah pois... as estatísticas dizem.... as estatísticas dizem que ainda hoje nos jornais li 3 acidentes com mortes por excesso de velocidade/álcool, mas acredito que deve ter havido dezenas por tipos que se distraíram e deram um toque no da frente.
As estatísticas dizem todas o mesmo, sejam europeias ou americanas.
Existe uma grande deturpação do excesso de velocidade como causa dos acidentes... É que em última análise todos os acidentes são por "excesso de velocidade". Um amigo meu já teve um acidente a 40Km/h e a polícia acusou-o de excesso de velocidade (na realidade ele não parou no espaço livre e visível à sua frente).
O que aconteceu naquele caso? Ele distraiu-se e quando se apercebeu que o carro à sua frente estava parado já foi tarde demais. Se ele circulasse a 1Km/h provavelmente não batia...
Por outro lado, podia circular mais rápido e estar atento ao carro da frente evitando dessa forma o acidente.
Chong Li Escreveu:Portanto insistes em comparar acidentes de toques por distração com acidentes de idiotas que andam na estrada a alta velocidade ou bêbados.
Mantenho que a esmagadora maioria dos acidentes são devido a distrações e como tal podem-se considerar idiotas (embora alguns com consequências mais trágicas)
Essas distracções podem originar um pequeno toque de raspão ou algo muito mais grave.

Notícia de hoje sobre um acidente no IC2: Colhida mortalmente quando colocava combustível no carro
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/co ... id=1643890
Imagem

O motivo deste acidente deve-se a distracção/negligência. Carro parado na via pública, não utilização de colete reflector e não colocação do triângulo de sinalização.

lude
Regular
Regular

Mensagem por lude »

Chong Li Escreveu:Antes que mate alguém inocente...
Se ele circulasse a 300Km/h na Autobahn, também seria um assasino prestes a matar um inocente?
Afinal de contas, ele não estaria a cometer nenhum tipo de infracção! Fica a pergunta no ar...

Atenção que é apenas uma pergunta, não estou de forma alguma a dizer que o condutor sueco fez bem em circular a 270Km/h na Suiça!
É evidente que ele cometeu uma infracção muito grave e arrisca-se a pagar muito bem pelo sucedido.

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

lude Escreveu:
Chong Li Escreveu:Antes que mate alguém inocente...
Se ele circulasse a 300Km/h na Autobahn, também seria um assasino prestes a matar um inocente?
Afinal de contas, ele não estaria a cometer nenhum tipo de infracção! Fica a pergunta no ar...

Atenção que é apenas uma pergunta, não estou de forma alguma a dizer que o condutor sueco fez bem em circular a 270Km/h na Suiça!
É evidente que ele cometeu uma infracção muito grave e arrisca-se a pagar muito bem pelo sucedido.
Lude não vale a pena atirar lenha para a fogueira porque a conversa não vai ter nada de civilizada e aqui quem anda com velocidade numa AE é o criminoso e os outros que fazem coisas piores não são! E poucos são os que vão numa a AE dentro do limite! Aqui o problema é não terem todos carros bons que assim já não diriam nada pois iam cometer os seus excessos com eles como os outros nem que fosse uma única vez e iriam lutar para que as estradas fossem melhoradas para se poder circular em segurança com mais velocidade pelo menos em AE! Pode ser que o estado por um dia tire o limite de velocidade e se veja que nesse dia não houve tantos acidentes como é habitual! :wink:

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

JoséL Escreveu:
Lude não vale a pena atirar lenha para a fogueira porque a conversa não vai ter nada de civilizada e aqui quem anda com velocidade numa AE é o criminoso e os outros que fazem coisas piores não são! E poucos são os que vão numa a AE dentro do limite! Aqui o problema é não terem todos carros bons que assim já não diriam nada pois iam cometer os seus excessos com eles como os outros nem que fosse uma única vez e iriam lutar para que as estradas fossem melhoradas para se poder circular em segurança com mais velocidade pelo menos em AE! Pode ser que o estado por um dia tire o limite de velocidade e se veja que nesse dia não houve tantos acidentes como é habitual! :wink:
Não estás a exagerar um bocado? Primeiro é completamente diferente andar a 140 ou 150 numa AE ou andar a 290 como o tipo da notícia, nem percebo como é que se pode meter tudo no mesmo saco. Segundo, essa história dos bons carros é uma treta. Não é por o carro poder dar mais, que toda a gente vai andar no máximo. Nem todos são assim inconscientes...

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

Ruizito Escreveu:
JoséL Escreveu:
Não estás a exagerar um bocado? Primeiro é completamente diferente andar a 140 ou 150 numa AE ou andar a 290 como o tipo da notícia, nem percebo como é que se pode meter tudo no mesmo saco. Segundo, essa história dos bons carros é uma treta. Não é por o carro poder dar mais, que toda a gente vai andar no máximo. Nem todos são assim inconscientes...
Claro que não mas passam o limite na mesma! Se uns por irem a 290 são criminosos os outros que passam os 120 também são pelo ponto de vista que falam! :wink:
É bem diferente as velocidades mas fica ao critério de cada um andar ou não com excesso de velocidade! Eu não sou a favor de nenhum dos dois tipos de condutor só acho que se deveria ter em consideração as duas partes! Mas não são suficientemente flexíveis para isso!
Eu sou adepto de velocidade mas não é por de vez em quando passar os 120km/h que vou ser criminoso! Se não fosse tão caro um autódromo e estivesse acessível a todos se calhar ninguém iria para a estrada acelerar! E já que não se pode andar na estrada eu vou ser daqueles que se calhar vai ao fim de semana para um kartdromo ou para um sitio fechado ao transito ou então o mais barato que é pegar no pc e jogar e aconselho vivamente um joguito! :D E sempre há nas concentrações de tuning uma recta para andar em segurança e testar o carro! A parte de tudo isto acho que as estradas em portugal também são perigosas e ninguém repara no que se pode passar caso haja uma perda de controlo do carro pois estão preocupados demais com a forma como os outros conduzem! :twisted:

lude
Regular
Regular

Mensagem por lude »

Ruizito Escreveu:é completamente diferente andar a 140 ou 150 numa AE ou andar a 290 como o tipo da notícia, nem percebo como é que se pode meter tudo no mesmo saco.
Posso-te fazer 3 perguntas muito simples?
- Já circulaste a 140 ou 150Km/h numa AE em Portugal?
- Circularias a 240 ou 250Km/h na Autobahn?
- Qual situação é que consideras mais perigosa?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

lude Escreveu:
Ruizito Escreveu:é completamente diferente andar a 140 ou 150 numa AE ou andar a 290 como o tipo da notícia, nem percebo como é que se pode meter tudo no mesmo saco.
Sim.
Não.
Em face das respostas anteriores, não posso responder com conhecimento de causa, mas imagino que conduzir a 250 será sempre mais perigoso do que a 150, já que a Autobahn não deixa de ser uma autoestrada.
Mas já agora qual o objectivo do questionário?

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Ruizito Escreveu:
lude Escreveu:
Sim.
Não.
Em face das respostas anteriores, não posso responder com conhecimento de causa, mas imagino que conduzir a 250 será sempre mais perigoso do que a 150, já que a Autobahn não deixa de ser uma autoestrada.
Mas já agora qual o objectivo do questionário?
Ele vai dizer que é mais seguro circular a 250km/h na Autobanh que a 150km/h na auto estrada em portugal

A verdade é que temos algumas AE s em Portugal muito mal feitas nomeadamente a A8 entre Bombarral e Loures mas deve de haver bastantes mais por esse pais fora.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Paulo Almeida Escreveu: A verdade é que temos algumas AE s em Portugal muito mal feitas nomeadamente a A8 entre Bombarral e Loures mas deve de haver bastantes mais por esse pais fora.
Esse troço nem devia ter o nome de AE... aquele piso é um perigo, há estradas em aldeias com melhor qualidade, e para piorar, é um troço de auto estrada super caro!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Paulo Almeida Escreveu:
Ele vai dizer que é mais seguro circular a 250km/h na Autobanh que a 150km/h na auto estrada em portugal
.
Isso não será uma generalização um bocado exagerada? São 100 km/h de diferença, por muito melhor que seja uma AE alemã. E não acho que em Portugal as AE sejam todas muito más (tal como não acredito que na Alemanha sejam todas muito boas). Parece-me que esta comparação não tem lógica nenhuma.