Em bom português...
-
Ledah
- Novato

- Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45
Isso das abreviaturas depende. Pessoalmente, chateia-me escrever no telemóvel e como tal abrevio o mais possível só mesmo para poder carregar o menos nas teclas possível, a não ser que tenha o dicionário activo. É claro que também depende de quem vai receber a mensagem
Substituir letras inutilmente já é outra história, e realmente cria algumas situações tristes de se ver. Por outro lado, num fórum como este em que não há pressas para acabar e temos um teclado confortável... tragam o ortograficamente correcto!
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
Acho que é imprescindível recordar este tópico, nomeadamente esta parte:
Assim como comemos/come-mos, com hífen a primeira vogal fica acentuada.
É um erro que me irrita bastante..
E não aceitem mal as correcções que vos fazem, só vos prejudica. Escrever bem é uma boa coisa, e não escrevendo bem à primeira, depois de um aviso, passam a escrever correctamente..
Há quem não saiba quando por ou não hífen. Leiam em voz alta a palavra, ajuda bastante. Por exemplo lavasse/lava-se, a primeira lê-se com acentuação do segundo "a", já a tem acentuação no primeiro "a".winger Escreveu:soubesse ou soube-se?
Este é outro caso que parece gerar mais confusão.
O pretérito imperfeito do conjuntivo (que nome feio), serve para formas passadas do verbo quando se quer exprimir condição. Dobra-se o S e não se usa o hífen (também conhecido por "tracinho"). Ex.: "Se eu soubesse que ia ser assim (...)"
O pretérito perfeito do indicativo é usado para relatar um facto que ocorreu no passado e já está concluído. Ex.:"Os ladrões estavam armados mas ele soube-se defender."
E não aceitem mal as correcções que vos fazem, só vos prejudica. Escrever bem é uma boa coisa, e não escrevendo bem à primeira, depois de um aviso, passam a escrever correctamente..
-
Ricky147
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Boa, Carol! Parece que ficaram zangados com a minha correcção num outro post, mas esse é dos erros que mais me irrita e que cada vez mais gente o comete. De tantas vezes que o vejo escrito, às vezes já fico na dúvida se não serei eu a estar errado.Carol Escreveu:Acho que é imprescindível recordar este tópico, nomeadamente esta parte:
Há quem não saiba quando por ou não hífen. Leiam em voz alta a palavra, ajuda bastante. Por exemplo lavasse/lava-se, a primeira lê-se com acentuação do segundo "a", já a tem acentuação no primeiro "a".winger Escreveu:soubesse ou soube-se?
Este é outro caso que parece gerar mais confusão.
O pretérito imperfeito do conjuntivo (que nome feio), serve para formas passadas do verbo quando se quer exprimir condição. Dobra-se o S e não se usa o hífen (também conhecido por "tracinho"). Ex.: "Se eu soubesse que ia ser assim (...)"
O pretérito perfeito do indicativo é usado para relatar um facto que ocorreu no passado e já está concluído. Ex.:"Os ladrões estavam armados mas ele soube-se defender."
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
Esses já são erros que se dão mais a falar e não a escrever. São como o "comestes", "dançastes", "fizestes" e afins que aplicam à segunda pessoa do singular (tu), em vez de "comeste" "dançaste" e "fizeste".
Com o "s" no fim estamos a referirmo-nos à segunda pessoa mas do plural (vós).
Encontrei um site que pode ajudar quando há duvidas em conjugar verbos:
http://www.conjuga-me.net/
Com o "s" no fim estamos a referirmo-nos à segunda pessoa mas do plural (vós).
Encontrei um site que pode ajudar quando há duvidas em conjugar verbos:
http://www.conjuga-me.net/
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Pois, foi o que eu disse... e essa do "tu fizestes", "tu viestes" também me irrita severamente... e escrever com os acentos ao contrário, como frequentemente vejo aí... "produto á base de" (é "à base de...")...
E escreve-se "há x dias" e não "à x dias". E vêm é a 3ª pessoa do plural do verbo vir, vêem do verbo ver.
E escreve-se "há x dias" e não "à x dias". E vêm é a 3ª pessoa do plural do verbo vir, vêem do verbo ver.
-
Kelav
- Iniciado

- Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13
Nem por isso..."tu comes-te" para falar do passado está errado, mas o firefox não vai detectar nenhum erro.RuiSantos Escreveu:Para evitar erros, basta usar o Mozila Firefox e instalar o corrector ortográfico
Há várias formas de ver se o hífen está a mais ou não (a Carol disse uma delas), mas a melhor é mesmo saber conjugar os verbos e conhecer a gramática. Também odeio ver esse erro, e é tão frequente que às vezes já preciso de pensar duas vezes antes de usar um verbo no modo conjuntivo.
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Obviamente que me referia apenas aos erros ortográficos claros (enganos na escrita de palavras e afins), seja com for, o corrector ortográfico é uma boa solução para manter uma escrita minimamente correcta.Kelav Escreveu:Nem por isso..."tu comes-te" para falar do passado está errado, mas o firefox não vai detectar nenhum erro.RuiSantos Escreveu:Para evitar erros, basta usar o Mozila Firefox e instalar o corrector ortográfico
Quanto à conjugação de verbos e dos últimos exemplos que referem, são casos que já exigem um certo conhecimento da língua portuguesa, pelo que não podemos exigir que todos os utilizadores do fórum saibam. Pessoalmente, penso que num fórum como este, basta que não se escreva com abreviaturas exageradas, recorrendo ao "x"; "k"; etc)
-
TaniaVargas
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Também me irrita bastante.Lino Escreveu:Pois, foi o que eu disse... e essa do "tu fizestes", "tu viestes" também me irrita severamente... e escrever com os acentos ao contrário, como frequentemente vejo aí... "produto á base de" (é "à base de...")...