FCTUC vai estudar ossos de D. Afonso Henriques

O geral das generalidades... para discutir tudo!
CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

D. AFONSO HENRIQUES - P. Queiroz diz que túmulo foi aberto

Mensagem por CoolSpot »

D. AFONSO HENRIQUES - Pignatélli Queiroz diz que túmulo foi aberto

Imagem

O deputado do PPM Pignatélli Queiroz disse ontem haver “indícios” de que o túmulo de D. Afonso Henriques, em Coimbra, “chegou a ser aberto”, mas a responsável pela investigação e o IPPAR negaram que tal tenha acontecido. Pignatélli Queiroz revelou à Lusa que vai apresentar ao presidente da Assembleia da República um requerimento para que o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, “esclareçam todas as dúvidas” sobre esta polémica.
Uma equipa de cientistas portugueses e espanhóis liderada por Eugénia Cunha, docente da Universidade de Coimbra (UC), foi quinta-feira impedida de abrir o túmulo do primeiro rei de Portugal pela direcção nacional do IPPAR, sendo assim desautorizada a direcção regional do instituto, que aprovara essa operação duas semanas antes, em sintonia com idêntica autorização da Diocese de Coimbra da Igreja Católica.
O deputado do PPM contou que visitou ontem de manhã a sala onde repousam os restos mortais do Rei Fundador, na Igreja de Santa Cruz, e que detectou “vestígios de argamassa fresca” nas juntas do sarcófago. “Pelas informações que colhi, uma das placas laterais do túmulo foi mexida, havendo indícios de que terá sido serrada”, adiantou, indicando que, no momento da visita, que fez acompanhado pelo padre José Bento, um dos responsáveis do templo, operários estavam a retirar andaimes e outros equipamentos alegadamente utilizados nos trabalhos.
O deputado monárquico manifestou a “convicção de que o túmulo já tinha sido aberto (no momento da proibição) ou foi aberto no dia seguinte”. Esta suspeita foi, contudo, negada Lusa pela antropóloga biológica Eugénia Cunha e pela assessora do IPPAR, Maria Resende. Eugénia Cunha confirmou que houve necessidade de voltar a “tapar algumas das juntas”, entre as pedras do túmulo, e admitiu que na quinta-feira, no momento em que lhe foi comunicada a proibição do IPPAR, através da reitoria da Universidade de Coimbra, trabalhadores da empresa Teixeira Duarte, que apoiou os trabalhos, tinham já iniciado a remoção de uma das placas de calcário.
“Já estávamos a puxar”, disse, negando, no entanto, que tenham chegado a concretizar a abertura. Eugénia Cunha garantiu que o projecto para estudar as ossadas de D. Afonso Henriques “vai continuar” e que para isso conta com o “apoio do reitor” da UC, Fernando Seabra Santos.
“Não está em causa a qualidade científica do projecto, nem a colaboração da Universidade de Coimbra com o IPPAR”, declarou, por seu turno, Maria Resende. A assessora do IPPAR negou que o presidente do instituto, Elísio Summavielle, tenha autorizado, entretanto, a abertura da tumba de D. Afonso Henriques, como foi noticiado pelo semanário “Expresso”, na edição de sábado.
O processo “vai ser reanalisado e o IPPAR tentará que sejam contempladas todas as autorizações necessárias, incluindo a da senhora ministra da Cultura”, que não tinha sido dada antes, acrescentou. Maria Resende confirmou ainda que chegou a ser retirada alguma argamassa das juntas, a qual foi reposta depois, mas que o túmulo “nunca foi aberto”.
Recorde-se que Pignatélli Queiroz já havia defendido que uma eventual autorização para a investigação deverá caber à Assembleia da República.

in Diário As Beiras
Parece que esta história já está ao rubro! :lol:
Entristece-me que um simbolo da nacionalidade esteja a ser usado em lutas políticas... :cry:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Re: D. AFONSO HENRIQUES - P. Queiroz diz que túmulo foi aber

Mensagem por duffy »

CoolSpot Escreveu: Parece que esta história já está ao rubro! :lol:
Entristece-me que um simbolo da nacionalidade esteja a ser usado em lutas políticas... :cry:
Nada a que ele não estivesse habituado, com a diferença de que agora não se pode defender...

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

duffy Escreveu:
Nada a que ele não estivesse habituado, com a diferença de que agora não se pode defender...
Tenho muito respeito pelos simbolos nacionais, nomeadamente pela figura e por aquilo que D. Afonso I representa. Por isso mesmo, sou a favor de um estudo o mais aprofundado possível dos seus restos mortais, por profissionais devidamente habilitados (como parece ser o caso). As possíveis descobertas perspectivam-se bastante interessantes, nomeadamente a possibilidade do monarca ter alguma deficiência ou a possibilidade de a determinada altura ter deixado de poder montar a cavalo.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

CoolSpot Escreveu:
duffy Escreveu:
Tenho muito respeito pelos simbolos nacionais, nomeadamente pela figura e por aquilo que D. Afonso I representa. Por isso mesmo, sou a favor de um estudo o mais aprofundado possível dos seus restos mortais, por profissionais devidamente habilitados (como parece ser o caso). As possíveis descobertas perspectivam-se bastante interessantes, nomeadamente a possibilidade do monarca ter alguma deficiência ou a possibilidade de a determinada altura ter deixado de poder montar a cavalo.
São opções... eu por mim preferia que o deixassem estar quietinho, aquilo que venham a descobrir não nos vai beneficiar em nada... so vai satisfazer a curiosidade de "meia duzia" de pessoas e encher os bolsos a outros tantos. Ainda não consegui encontrar uma razão válida para perturbarem o descanso do homem, mas aquela tua curiosidade de saber se ele deixou de poder montar a cavalo... partiu-me todo! :D

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Poderemos saber a idade correcta com que ele faleceu, o que terá tido, conhecer melhor a pessoa e conhecer a cara dele a partir do crâneo. Já vi na tv eles a fazerem isso e ficou excelente!

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

duffy Escreveu:São opções... eu por mim preferia que o deixassem estar quietinho, aquilo que venham a descobrir não nos vai beneficiar em nada... so vai satisfazer a curiosidade de "meia duzia" de pessoas e encher os bolsos a outros tantos. Ainda não consegui encontrar uma razão válida para perturbarem o descanso do homem, mas aquela tua curiosidade de saber se ele deixou de poder montar a cavalo... partiu-me todo! :D
Vou responder do fim para o início, espero não te confundir:

Achaste piada à minha curiosidade sobre o homem conseguir ou não montar a cavalo. É natural, a culpa é minha em ter assumido que era óbvio. Tenho todo o gosto em esclarecer pois é bastante simples (bastava ter lido um dos meus comentários anteriores). Afonso I era um lider militar. No séc. XII as batalhas eram lideradas a cavalo. Se ele não era capaz de montar, nunca poderia ter liderado as famosas batalhas de que fala a História. E como na altura ainda não existia videoconferência, o lider dessas batalhas terá sido outro. Ou seja, esta descoberta iria rescrever a História.

Agora é a minha vez de "me partir todo":
Realmente tens razão, ir perturbar o descanso do homem não se faz. É preciso ter tomates: ao fim de tantos anos ser acordado ao som da picareta, deve acordar com um mau humor do catano! Parece que já o estou a ver, a sair de Santa Cruz, de picareta na mão, a correr atrás dos investigadores. :lol:

Quanto à iniciativa «satisfazer a curiosidade de "meia duzia" de pessoas e encher os bolsos a outros tantos» apenas posso dizer que pelo menos a minha curiosidade satisfaz. Mas isto sou eu, que adoro a História da minha Pátria. Isto sou eu que acredito um homem é o seu passado pessoal (aquilo que cada um de nós fez define-nos com pessoa) assim como toda a nação é a sua História. Por isso é importante conhecermos o nosso Passado colectivo de modo a sabermo-nos definir como Nação. Quanto a «encher os bolsos» de algumas pessoas não acredito que encontrem as joias da coroa no túmulo (sindroma "Código de DaVinci"?). Será que te referes ao que pagam à construtora Teixeira Duarte? Se calhar, nesta construtora em especial, nesta cidade em especial, sem esta empreitada já tinham todos morrido de fome. Ou se calhar referes-te aos investigadores que sem isto teriam que sobreviver apenas com os seus ordenaditos miseráveis de professores universitários. :?