Donnie Darko (2001)

Um miúdo esquizofrénico vê um coelho gigante vindo do futuro que lhe diz quando o mundo vai acabar. Ok, a história parece incrivelmente estúpida, mas... acaba por se revelar excelente. É um filme fantástico, que nos coloca nos anos 80 (especialmente a nível da banda sonora), cheio de momentos brilhantes (como o monólogo sobre os smurfs). Vejam-no
Cube (1997)

Seis pessoas sem qualquer relação entre elas acordam num cubo gigantesco, dividido em imensas salas. Ninguém sabe como lá foi ter nem quem criou o cubo ou o objectivo daquela construção. No entanto, para saír têm que evitar as várias armadilhas presentes em algumas salas. Um filme low budget que ultrapassa muitas das super produções que são realizadas.
Memento (2000)

O Memento parte de uma situação pouco comum e também é realizado de forma pouco comum. Um homem passa a sofrer de perdas de memória após ter sido agredido num assalto em que a sua mulher foi assassinada. Apesar de manter toda a sua memória até ao momento do assalto, não consegue criar novas memórias. Para se recordar das coisas ele toma notas, tira fotografias, faz tatuagens, etc. O filme é visto do fim para o princípio, reconstruindo a história. Apesar de um plot hole óbvio (se ele não consegue criar recordações novas, não deveria ser capaz de se lembrar da "condição médica" que tem), é um filme magnífico, não só pelo argumento mas também pelo modo como foi realizado.










